Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/96520
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves | - |
dc.contributor.author | Félix, Débora Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-23T23:01:19Z | - |
dc.date.available | 2021-11-23T23:01:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-22 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-23 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/96520 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | - |
dc.description.abstract | O objetivo do presente estudo foi investigar o contributo da personalidade e dos motivos para a prática do exercício físico no bem-estar psicológico de estudantes do ensino superior. Mais especificamente, avaliar o quanto os motivos para a prática do exercício físico predizem a variância do bem-estar psicológico (satisfação com a vida, afetividade positiva e afetividade negativa) controlando os efeitos das dimensões da personalidade. Participaram nesta investigação 197 estudantes do ensino superior (80.2% do sexo feminino, 18.3% do sexo masculino e 1.5% que não indicaram o género). Os instrumentos utilizados foram a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS), a Escala de Afetividade Positiva e Afetividade Negativa (PANAS) – versão reduzida, a Motives for Physical Activities Measure – Revised (MPAM-R) – traduzida e o Big Five Inventory (BFI). Os resultados mostraram que a personalidade é o preditor mais evidente do bem-estar psicológico. Porém, verificaram-se, igualmente, correlações significativas entre os motivos para a prática do exercício físico e o bem-estar psicológico. Estes dados revelam a importância do estudo do impacto da atividade física no bem-estar psicológico de estudantes do ensino superior e destacam a necessidade de se investir no desenvolvimento de mais estudos, com amostras maiores e mais abrangentes, que contribuam para uma melhor compreensão das relações entre personalidade, motivação para a prática do exercício físico e bem-estar psicológico, com implicações práticas. | por |
dc.description.abstract | The aim of the present study was to investigate the contribution of personality and motives for the practice of physical exercise in the psychological well-being of higher education students. More specifically, to assess to what extent the reasons for the practice of physical exercise predict the variance of psychological well-being (life satisfaction, positive affectivity and negative affectivity) controlling the effects of personality dimensions. 197 higher education students participated in this investigation (80.2% female, 18.3% male and 1.5% who did not indicate their gender). The instruments used were the Satisfaction with Life Scale (SWLS), the Positive Affection and Negative Affection Scale (PANAS) – reduced version, the Motives for Physical Activities Measure – Revised (MPAM-R) – translated and the Big Five Inventory (BFI). The results showed that personality is the most evident predictor of psychological well-being. However, there were also significant correlations between the reasons for the practice of physical exercise and psychological well-being. These data reveal the importance of studying the impact of physical activity on the psychological well-being of higher education students and highlight the need to invest in the development of more studies, with larger and more comprehensive samples, which contribute to a better understanding of the relationships between personality, motivation to practice physical exercise and psychological well-being, with practical implications. | eng |
dc.language.iso | por | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
dc.subject | Personalidade | por |
dc.subject | Motivos para a Prática do Exercício Físico | por |
dc.subject | Bem-estar Psicológico | por |
dc.subject | Alunos do ensino superior | por |
dc.subject | Personality | eng |
dc.subject | Motives for Physical Exercise Practice | eng |
dc.subject | Psychological Well-Being | eng |
dc.subject | Higher Education Students | eng |
dc.title | Contributos da Personalidade e dos Motivos para a Prática do Exercício Físico no Bem-estar Psicológico | por |
dc.title.alternative | Contributions of Personality and Motives for the Practice of Physical Exercise in Psychological Well-being | eng |
dc.type | masterThesis | - |
degois.publication.location | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | - |
degois.publication.title | Contributos da Personalidade e dos Motivos para a Prática do Exercício Físico no Bem-estar Psicológico | por |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.identifier.tid | 202793575 | - |
thesis.degree.discipline | Psicologia | - |
thesis.degree.grantor | Universidade de Coimbra | - |
thesis.degree.level | 1 | - |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Psicologia | - |
uc.degree.grantorUnit | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | - |
uc.degree.grantorID | 0500 | - |
uc.contributor.author | Félix, Débora Silva::0000-0001-5437-3492 | - |
uc.degree.classification | 19 | - |
uc.degree.presidentejuri | Ferro, Maria Jorge Santos Almeida Rama | - |
uc.degree.elementojuri | Santos, Eduardo João Ribeiro | - |
uc.degree.elementojuri | Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves | - |
uc.contributor.advisor | Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves::0000-0003-1733-5854 | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE DÉBORA.pdf | 639.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License