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Title: DIFERENCIAÇÃO DO SELF DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM PERÍODO DE CONFINAMENTO (COVID-19). PAPEL MEDIADOR DAS FORÇAS FAMILIARES
Other Titles: DIFFERENTIATION OF HIGHER EDUCATION STUDENTS' SELF IN CONFINEMENT PERIOD (COVID-19). THE MEDIATING ROLE OF FAMILY FORCES
Authors: Peres, Ana Catarina Loureiro
Orientador: Carvalho, Maria Madalena Santos Torres Veiga
Keywords: COVID-19; Confinamento; Estudantes do ensino superior; Forças familiares; Diferenciação do self; COVID-19; Lockdown; College students; Family strengths; Self-differenciation
Issue Date: 28-Jul-2021
Serial title, monograph or event: DIFERENCIAÇÃO DO SELF DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM PERÍODO DE CONFINAMENTO (COVID-19). PAPEL MEDIADOR DAS FORÇAS FAMILIARES
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: A COVID-19 e a obrigatoriedade de confinamento inerente a esta, tornou-se um fenómeno global e imprevisível, facto esse, que poderá ter aumentado o sentimentos de incerteza das pessoas em todo o mundo, tornando o surto ainda mais stressante comparativamente a situações antecessoras (Horesh & Brown, 2020, citados por Alzueta et al., 2020). O objetivo geral do presente estudo incide na investigação do impacto de determinadas variáveis sociodemográficas, familiar e de resposta ao confinamento, na Diferenciação do Self (IDS-R) tendo em conta o papel mediador das Forças Familiares (QFF). E, ainda, o eventual efeito preditor da frequência das deslocações ao local de residência da família de origem, antes do período de confinamento que decorreu de março a maio de 2020, em Portugal. A amostra é constituída por 156 sujeitos, estudantes portugueses do ensino superior, com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos de idade. Para a realização do presente estudo foram utilizados três instrumentos de avaliação: um questionário sociodemográfico de dados familiares e complementares, o Questionário das Forças Familiares (Melo & Alarcão, 2009) e a versão portuguesa do Differentiation of Self Inventory – Revised (Relvas, Fonseca, Baião-Traguedo, Major, Miranda, & Rodríguez-González, 2017). Os resultados mostraram que a mediação não foi estatisticamente significativa, havendo no entanto, uma relação estatisticamente significativa entre o índice global das Forças Familiares e a Diferenciação do Self. Atendendo à ausência de literatura relativa ao confinamento e ao seu impacto no contexto de ensino superior, mas também nas famílias dos estudantes, mais concretamente no self do estudante, o atual estudo procura promover a compreensão do problema estudado com impacto em intervenções futuras nesta área.
COVID-19 and the obligation of confinement inherent to it have become a global and unpredictable phenomenon, which may have increased people's feelings of uncertainty around the world, making the outbreak even more stressful than previous situations (Horesh & Brown, 2020, cited by Alzueta et al., 2020). The overall goal of this study is to investigate the impact of certain sociodemographic, family, and confinement response variables on the Differentiation of Self (IDS-R) considering the mediating role of Family Strengths (QFF). Also, the possible predictive effect of the frequency of trips to the place of residence of the family’s origin, before the period of confinement that took place from March to May 2020, in Portugal. The sample consists of 156 subjects, Portuguese higher education students, aged between 18 and 34 years old. Three assessment instruments were used for this study: a sociodemographic questionnaire of family and complementary data, the Family Strengths Questionnaire (Melo & Alarcão, 2009) and the portuguese version of the Differentiation of Self Inventory - Revised (Relvas, Fonseca, Baião-Traguedo, Major, Miranda, & Rodríguez-González, 2017). The results showed that the mediation wasn´t statistically significant; however, there was a statistically significant relationship between the overall index of Family Strengths and the Differentiation of Self. Given the lack of literature regarding confinement and its impact in the higher education context, but also in students' families, more specifically on the student's self, the current study seeks to promote the understanding of the problem studied with an impact on future interventions in this area.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/96515
Rights: openAccess
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