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Title: Efeito da Matutinidade-Vespertinidade X Hora do Dia sobre os Estados Emocionais de Crianças do 1ºciclo do Ensino Básico
Other Titles: The Effect of Morningness-Eveningness X Time-of-Day on the emotional states of elementary school children
Authors: Almeida, Rita Miguel Rocha de
Orientador: Gomes, Ana Cardoso Allen
Pires, Luís Miguel da Silva
Keywords: Matutinidade-Vespertinidade; Crianças; Hora do Dia; Estados emocionais; Ansiedade-estado; Morningness-Eveningness; Children; Time of Day; Emotional States; Anxiety-state
Issue Date: 27-Jul-2021
Project: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/9471 - RIDTI/PTDC/PSI-ESP/32581/2017/PT 
Serial title, monograph or event: Efeito da Matutinidade-Vespertinidade X Hora do Dia sobre os Estados Emocionais de Crianças do 1ºciclo do Ensino Básico
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: A presente investigação teve como objetivo principal averiguar se os estados emocionais das crianças variam conforme a hora do dia (HD), dependendo do seu tipo diurno (TD).Participaram 298 crianças (51,3% meninas), dos 3º e 4º anos de agrupamentos de escolas da Região Centro, das quais 52 eram matutinas e 82 vespertinas. Após consentimento informado, os encarregados de educação preencheram o Questionário de Cronótipo em Crianças (QCTC), o Questionário sobre o Padrão de Sono-Vigília de Crianças (QSVC) e o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ). O TD das crianças foi identificado pela escala de matutinidade/vespertinidade do QCTC. Em contexto de sala de aula, em dois momentos do dia, ~9:10 e ~16:00 ou pela ordem inversa (contrabalanceamento), as crianças preencheram as Escalas de Faces (EF), de Ansiedade-Estado para Crianças (STAIC) e de Afeto Positivo e Negativo em Crianças (EAPNC).Numa análise preliminar, as medidas de estados emocionais apenas revelaram associação significativa com pontuações da subescala “Problemas no relacionamento com os colegas” do SDQ. Nas análises de interesse, a interação TD*HD foi significativa no STAIC e tendencialmente significativa na EF. Testes de folow-up indicaram que à tarde as crianças matutinas sentem-se mais ansiosas e as vespertinas menos ansiosas. Nas restantes duas medidas os efeitos interativos foram não significativos. Não houve efeitos principais HD ou TD significativos, exceto o do TD sobre a ansiedade-estado, superior nos matutinos do que nos vespertinos. Nas crianças estudadas, o tipo diurno em interação com a hora do dia influenciam a oscilação da ansiedade-estado.
The main goal of this study was to investigate how children’s emotional states vary depending on Time-of-Day (ToD) in interaction with their Diurnal Type (DT).Participants were 298 elementary school children (51,4% female), from 3rd and 4th grades. After informed consent, the children’s guardians filled the Children's Chronotype Questionnaire (CCTQ), the Child Sleep-Waking Questionnaire (CSWQ) and the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). There were 52 Morning-type and 82 Evening-type children, as assessed by the Morningness/Eveningness scale of the CCTQ. In the classroom, in two different moments - ~9 a.m. and ~4 p.m, or in a reverse order (counterbalanced) - children filled the Faces Scale (FS), the State-Trait Anxiety Inventory for Children (STAIC), and the Positive and Negative Affect Scale for Children (EAPNC).In a preliminary analysis, the measures of the emotional states only revealed significant association with the SDQ subscale “Peer relationship problems” score. The analyses of interest showed that the interaction between the DT and the ToD was significant for STAIC and approached significance for the FS. Follow-up tests indicated that in the afternoon Morning-type children feel more anxious while Evening-type children feel less anxious. The main effects of the ToD and of the DT were not significant for any of the emotional states’ measures, except for the STAIC in which there was a main effect of the DT, with the state-anxiety being higher for the Morning-types.In conclusion, the children’s diurnal type in interaction with ToD seem to influence their state-anxiety oscillations throughout the school day.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/96513
Rights: embargoedAccess
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