Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96494
Title: Plataformas digitais e atividades de intervenção e disseminação no âmbito de projetos em contexto escolar
Other Titles: Digital platforms and intervention and dissemination activities within the scope of projects in school context
Authors: Costa, Sérgio Diogo Soares da
Orientador: Bidarra, Maria Graça Amaro
Keywords: Plataformas Digitais; Blogue Escolar; AutoSTEM; Atividades de Disseminação; Eco-Escolas; Digital Platforms; School Blog; AutoSTEM; Dissemination Activities; Eco-Schools
Issue Date: 26-Jul-2021
Serial title, monograph or event: Plataformas digitais e atividades de intervenção e disseminação no âmbito de projetos em contexto escolar
Place of publication or event: Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro
Abstract: O presente relatório resulta do trabalho desenvolvido durante o estágio curricular realizado no Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Ao longo do estágio curricular, que decorreu entre setembro de 2020 e julho de 2021, foram vários os projetos e atividades em que participámos e colaborámos, que se encaixam em cada um dos capítulos deste relatório. Destacamos a temática das plataformas digitais, tendo sido realizada a atualização e a manutenção de um blogue escolar, que fez parte do projeto de intervenção deste estágio curricular e que foi objeto de avaliação, através da resposta a um Questionário de Satisfação e Utilização do Blogue dirigido aos professores e assistentes operacionais. Esta avaliação obteve resultados positivos, dado que a maioria dos inquiridos considera que a atualização realizada foi uma boa iniciativa, contendo uma estrutura mais adequada, mais apelativa e o acesso e a sua utilização estão mais facilitados. No entanto, observamos que existe uma dificuldade generalizada no que se refere à manutenção e utilização dos blogues escolares nas escolas que integram o Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, pelo que consideramos que deve existir um maior investimento das lideranças neste processo.Sublinhamos também a participação no Projeto AutoSTEM com diversas atividades de disseminação, iniciando com uma exposição de oficinas de construção de autómatos, interrompidas devido à pandemia da Covid-19. Esta exposição foi objeto de avaliação, através de um questionário dirigido às crianças das escolas participantes que integram o Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro. Os resultados obtidos, organizados em categorias e subcategorias, permitiram constatar que as crianças gostaram de observar os seus trabalhos e os dos colegas, referindo a criatividade existente nos trabalhos e as emoções sentidas, associadas à identificação da sua autoria, demonstrando vontade em participar em edições futuras. Posteriormente, elaborámos um artigo sobre esta investigação, publicado na Revista INFAD e foi produzido um vídeo, que viria a ser um recurso de uma ação de formação, na qual tivemos a oportunidade de participar.Evidenciamos ainda o Programa Eco-Escolas, onde foi possível colaborar na sua implementação e na dinamização de atividades para crianças relacionadas com a preservação da natureza e com a sustentabilidade ambiental. Este Programa foi alvo de uma avaliação, composta por duas Auditorias Ambientais, cujos resultados foram positivos, apresentando melhorias na segunda Auditoria Ambiental em relação à primeira. Estes factos demonstram que a implementação do Programa nesta escola tem vindo a contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos das crianças, preparando-as para um futuro mais ecológico e sustentável. Registamos também a participação noutras atividades e projetos que impulsionaram este estágio curricular. A realização deste estágio contribuiu para o nosso crescimento pessoal e profissional, permitindo o desenvolvimento de competências e a expansão de conhecimentos enquanto Técnico Superior de Educação.
The following report is the result of the work developed during the curricular internship carried out at the Eugénio de Castro School Grouping, within the scope of the Master's Degree in Education Sciences, Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Coimbra. Throughout the internship, that took place between September 2020 and July 2021, there were several projects and activities in which we participated and collaborated, that fits into each one of the chapters of this report. We highlight the theme of digital platforms, with the updating and maintenance of a school blog, which was part of the intervention project of this curricular internship and was evaluated through the response to a questionnaire on satisfaction and use of the blog directed to teachers and operational assistants. This evaluation had positive results, since most respondents consider that the update was a good initiative, containing an appropriated and appealing structure, and the access and usage are easier. However, we observed that there is a general difficulty regarding the maintenance and use of school blogs in the schools that integrate the Eugénio de Castro School Cluster, so we consider that there should be a greater investment of the leadership in this process.We also emphasize the participation in the AutoSTEM Project with several dissemination activities, starting with an exhibition of automaton construction workshops, interrupted due to the Covid-19 pandemic. This exhibition was the object of evaluation, through a questionnaire addressed to the children of the participating schools, which are integrated in the Eugénio de Castro School Grouping. The results obtained, organized into categories and subcategories, showed that the children liked to observe their work and the work of their classmates, referring to the creativity of the work and the emotions felt, associated to the identification os its autorship, showing willingness to participate in future editions of the project. Later, we wrote an article about this research, published in the INFAD Magazine, and produced a video, that would become a resource for a formation course, in which we participated.Another project that we would like to highlight it’s the Eco-Schools Program, where we were able to collaborate in its implementation and in the dynamization of activities for children related to nature preservation and environmental sustainability. This Program was the object of a evaluation, composed by two Environmental Audits, where the results were positive, showing improvements in the second Environmental Audit in relation to the first. These facts show that the implementation of the Program in this school has been contributing to changing the attitudes and behaviors of the children, preparing them for a more ecological and sustainable future. We also note the participation in other activities and projects that fostered this curricular internship. The completion of this internship contributed to our personal and professional growth, allowing for the development of skills and the expansion of knowledge as a Higher Education Technician.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/96494
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Sérgio Costa - Versão Final.pdf12.67 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons