Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96481
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRijo, Daniel Maria Bugalho-
dc.contributor.advisorSilva, Diana Ribeiro da-
dc.contributor.authorMartins, Joana Ferreira-
dc.date.accessioned2021-11-23T23:00:39Z-
dc.date.available2021-11-23T23:00:39Z-
dc.date.issued2021-07-26-
dc.date.submitted2021-11-23-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96481-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO acolhimento residencial visa assegurar a promoção e proteção de crianças e jovens em perigo. Por vezes, esta transição acarreta algumas dificuldades. Estudos desenvolvidos junto da população acolhida documentam impactos negativos em múltiplas áreas e exibem níveis mais elevados de psicopatologia e menor bem-estar subjetivo. Atualmente, regista-se uma mudança no paradigma do acolhimento residencial, em Portugal, que assenta no reconhecimento da necessidade de providenciar experiências emocionais reparadoras às crianças e jovens acolhidos. Tem sido também referido que relações de qualidade com os cuidadores e pares se associam a um maior ajustamento psicológico dos jovens acolhidos. Nesse sentido, o contexto relacional é perspetivado como uma ferramenta terapêutica indispensável. O presente estudo teve como objetivo o desenvolvimento e validação de uma Escala de Avaliação do Clima Emocional para Jovens em Acolhimento Residencial (EACEAR-J; Santos et al., 2021), a partir da adaptação da Escala de Avaliação do Clima Emocional em Sala de Aula (EACESA; Albuquerque et al., 2019). Esta medida de autorrelato, baseia-se no modelo dos três sistemas de regulação do afeto e pretende avaliar como é os jovens se sentem e percecionam o ambiente na Casa de Acolhimento. A amostra foi constituída por 366 participantes, 130 (35,5%) do sexo masculino e 236 (64,5%) do sexo feminino, com idades entre os 12 e os 24 anos (M=15,94; DP=2,11). A dimensionalidade da escala foi testada através de uma Análise Fatorial Confirmatória, que indiciou uma estrutura trifatorial, que avalia o construto em função dos três sistemas de regulação de afeto: threat, drive e safeness-soothing. Observou-se um nível adequado de consistência interna (threat α = .71; drive α = .89; safeness-soothing α = .82). A estabilidade temporal mostrou-se baixa a moderada, o que sugere que a medida é sensível a fatores contextuais. No que concerne à validade do construto em relação a variáveis externas relevantes, constatou-se que a dimensão threat se relacionou negativamente com o afeto positivo, experiências atuais de calor e segurança, proximidade e ligação aos outros e postura autocompassiva. Apresentou uma relação positiva com a postura autocrítica, problemas internalizantes e externalizantes e afeto negativo. A dimensão drive relacionou-se positivamente com o afeto positivo e negativamente com o afeto negativo e problemas internalizantes. A dimensão safeness-soothing relacionou-se positivamente com o afeto positivo, experiências atuais de calor e segurança e proximidade e ligação aos outros. Apresentou uma relação negativa com o afeto negativo e atitude autocrítica. Uma vez que a medida revelou ser invariante em relação ao sexo, procedeu-se à comparação de médias latentes entre rapazes e raparigas em acolhimento residencial. As raparigas revelaram níveis estatisticamente superiores na dimensão de threat, comparativamente aos rapazes. Em conclusão, a EACEAR-J poderá constituir-se um instrumento fiável e válido para o uso no contexto do acolhimento residencial, inclusive para a investigação, providenciando informações relevantes acerca do clima emocional.por
dc.description.abstractResidential care is a welfare response aiming to ensure the protection of children and adolescents at risk. Yet, the placement in an institution can be difficult for some youngsters. Research suggests that children and adolescents in residential care present several negative outcomes, such as higher rates of psychological disorders and lower subjective well-being. Currently, in Portugal, a change in the paradigm of residential care is emerging. Given the associations between the quality of relationships with caregivers and peers with better psychological adjustment of adolescents in RYC, the need to repair the emotional experiences of children and adolescents has been highlighted. Thus, the relational context can be used as an important therapeutic tool. In the present study, a scale was developed to measure the emotional climate of the youngsters in residential care, based on the Portuguese Classroom Emotional Climate Assessment Scale (EACESA; Albuquerque et al., 2019). This measure encompasses the three affect-regulation systems. Participants were 130 (35,5%) males and 236 (64,5%) females with ages ranging from 12 to 24 years old (M = 15,94; DP = 2,11). Dimensionality was tested using a Confirmatory Factor Analysis, and a trifactorial model was found, suggesting that emotional climate can be evaluated according to the three affect-regulation systems: threat, safeness-soothing and drive. Adequate internal consistency values were found (.71 for threat, .89 for drive and .82 for safeness-soothing). Test-retest reliability was low to moderate, suggesting that the measure is sensitive to contextual factors. Regarding construct validity in relation to external variables, was found that threat was negatively associated with positive affect, current experiences of warmth and safeness, social safeness and pleasure and self-compassion. In contrast, it was negatively associated with self-criticism, internalizing and externalizing problems and negative affect. Drive was positively associated with positive affect and negatively associated with negative affect and internalizing problems. Safeness-soothing was positively associated with positive affect, current experiences of warmth and safeness and social safeness and pleasure. It was negatively associated with negative affect and self-criticism. The Residential Care Home Emotional Climate Assessment Scale (EACEAR-J; Santos et al., 2021) showed to be gender invariant, which allowed for further comparisons, with females showing a higher level of threatening emotions. To conclude, this measure may be useful to the context of residential care, as well for research purposes, giving information about the emotional climate of the residential care home.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectclima emocionalpor
dc.subjectacolhimento residencialpor
dc.subjectregulação de afetopor
dc.subjectadolescentespor
dc.subjectcasa de acolhimentopor
dc.subjectemotional climateeng
dc.subjectresidential careeng
dc.subjectaffect regulationeng
dc.subjectadolescentseng
dc.subjectinstitucionalizationeng
dc.titleAvaliação do clima emocional em jovens do acolhimento residencial: Validação de uma medida de autorrelato numa amostra de jovens em riscopor
dc.title.alternativeAssessment of emotional climate of the youngsters in residential care: Validation of a self-report measureeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleAvaliação do clima emocional em jovens do acolhimento residencial: Validação de uma medida de autorrelato numa amostra de jovens em riscopor
dc.date.embargoEndDate2023-07-26-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2023-07-26*
dc.identifier.tid202793737-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMartins, Joana Ferreira::0000-0002-1171-1401-
uc.degree.classification18-
uc.date.periodoEmbargo730-
uc.degree.presidentejuriFreitas, Paula Cristina Oliveira Castilho-
uc.degree.elementojuriRijo, Daniel Maria Bugalho-
uc.degree.elementojuriLima, Luiza Isabel Gomes Freire Nobre-
uc.contributor.advisorRijo, Daniel Maria Bugalho::0000-0002-5368-0770-
uc.contributor.advisorSilva, Diana Ribeiro da-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
JoanaMartins_2016243038.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

77
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

66
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons