Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96472
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dc.contributor.advisorRijo, Daniel Maria Bugalho-
dc.contributor.advisorMatos, Marcela Salomé Albuquerque Andrade de-
dc.contributor.advisorSalvador, Maria do Céu Teixeira-
dc.contributor.authorCarvalho, Catarina Santos-
dc.date.accessioned2021-11-23T23:00:32Z-
dc.date.available2021-11-23T23:00:32Z-
dc.date.issued2021-07-26-
dc.date.submitted2021-11-23-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96472-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractAté à data, vários estudos demonstraram uma associação positiva entre o impacto traumático da pandemia COVID-19 e a psicopatologia. Deste modo, torna-se crucial compreender que fatores podem estar a mediar este efeito. O auto-criticismo e o evitamento experiencial estão associados a uma menor adaptabilidade à pandemia e a níveis mais elevados de psicopatologia, nomeadamente os níveis de burnout em populações de estudantes e professores e de ansiedade aos testes nos alunos. No entanto, do nosso conhecimento, estas variáveis não foram ainda investigadas em conjunto em estudos anteriores. Assim sendo, o presente estudo teve como objetivo examinar o efeito mediador do auto-criticismo e do evitamento experiencial na relação entre o impacto traumático da pandemia COVID-19 e os níveis de burnout e ansiedade aos testes em estudantes universitários, e os níveis de burnout nos professores universitários. Deste modo, este estudo incluiu duas amostras, estudantes universitários (N = 484) e professores universitários (N = 70). Os participantes foram recrutados em várias universidades portuguesas e preencheram medidas de auto-resposta relacionadas com o impacto traumático da pandemia COVID-19, auto-criticismo, evitamento experiencial e burnout e, na amostra de alunos universitários, a ansiedade aos testes foi também avaliada. Os resultados mostraram que o impacto traumático da pandemia COVID-19 estava direta e indiretamente, através do auto-criticismo e evitamento experiencial, associado de forma positiva aos níveis de burnout e ansiedade aos testes nos alunos universitários e aos níveis de burnout nos professores universitários. Em suma, um maior impacto traumático da pandemia COVID-19, auto-criticismo e evitamento experiencial parecem estar associados a níveis mais elevados de burnout e ansiedade aos testes em alunos universitários, e a níveis mais elevados de burnout em professores universitários. Estes resultados sugerem a necessidade de estudos futuros que permitam compreender o impacto nocivo da pandemia COVID-19 na saúde mental dos estudantes e professores universitários, e a relevância de desenvolver intervenções psicológicas baseadas em intervenções focadas na compaixão e na Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT) com o objetivo de minimizar as consequências da pandemia na saúde mental e bem-estar dos estudantes e professores universitários.por
dc.description.abstractSeveral studies have demonstrated the positive association between the impact of the COVID-19 pandemic and psychopathology. Thus, it is crucial to explore factors that could mediate this effect. Self-criticism and experiential avoidance have been linked with a lower adaptability to the pandemic and higher psychopathology levels, namely burnout in student and teacher populations and test anxiety in students. However, to our knowledge, no prior studies have addressed all these variables together. Thus, the present study aimed to examine the mediating role of self-criticism and experiential avoidance on the relationship between the traumatic impact of the COVID-19 pandemic and burnout and test anxiety levels in university students, and burnout levels in university professors. This cross-sectional study included two samples: university students (N = 484) and professors (N = 70). Participants were recruited from various universities across Portugal and completed self-report measures regarding the traumatic impact of the COVID-19 pandemic, self-criticism, experiential avoidance, and burnout, and in the university students’ sample alone, test anxiety was also assessed. Results showed that the traumatic impact of the COVID-19 pandemic was directly and indirectly, through self-criticism and experiential avoidance, associated with burnout and test anxiety levels in university students and with burnout levels in university professors. In conclusion, a higher traumatic impact of the COVID-19 pandemic, self-criticism and experiential avoidance seem to be associated with higher levels of burnout and test anxiety in university students and higher burnout levels in university professors. These results suggest the need for further studies to better understand the damaging impact of the COVID-19 pandemic on university students and professors’ mental health and the relevance of developing psychological interventions based upon compassion focused interventions and the Acceptance and Commitment Therapy to minimise the consequences of the COVID-19 pandemic on university students’ and professors’ mental health and well-being.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectimpacto traumático da pandemia COVID-19por
dc.subjectauto-criticismopor
dc.subjectevitamento experiencialpor
dc.subjectburnoutpor
dc.subjectansiedade aos testespor
dc.subjecttraumatic impact of the COVID-19 pandemiceng
dc.subjectself-criticismeng
dc.subjectexperiential avoidanceeng
dc.subjectburnouteng
dc.subjecttest anxietyeng
dc.titleThe Traumatic Impact of the COVID-19 Pandemic on the Psychological Distress of University Students and Professors: The Mediating Role of Self-Criticism and Experiential Avoidanceeng
dc.title.alternativeO Impacto Traumático da Pandemia COVID-19 no Sofrimento Psicológico dos Estudantes e Professores Universitários: O Papel Mediador do Auto-criticismo e do Evitamento Experiencialpor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleThe Traumatic Impact of the COVID-19 Pandemic on the Psychological Distress of University Students and Professors: The Mediating Role of Self-Criticism and Experiential Avoidanceeng
dc.date.embargoEndDate2023-07-26-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2023-07-26*
dc.identifier.tid202793524-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCarvalho, Catarina Santos::0000-0002-3645-4122-
uc.degree.classification18-
uc.date.periodoEmbargo730-
uc.degree.presidentejuriPereira, Marco Daniel de Almeida-
uc.degree.elementojuriFonseca, Ana Dias-
uc.degree.elementojuriMatos, Marcela Salomé Albuquerque Andrade de-
uc.contributor.advisorRijo, Daniel Maria Bugalho::0000-0002-5368-0770-
uc.contributor.advisorMatos, Marcela Salomé Albuquerque Andrade de-
uc.contributor.advisorSalvador, Maria do Céu Teixeira-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
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