Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96468
Title: Crianças, Jovens e Famílias em Situação de Risco Psicossocial - Intervenção do Educador Social num CAFAP
Other Titles: Children, Youth and Families at Psychosocial Risk - Social Educator intervention in a CAFAP
Authors: Gomes, Adriana Marques
Orientador: Gaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca
Amorim, Stéphanie de
Keywords: Famílias Multidesafiadas; Parentalidade Positiva; Educação Parental; Competências Sociais e Emocionais; Crianças e Jovens em risco; Multichallenged Families; Positive Parenting; Parental Education; Social and Emotional Competences; Children and Youth at risk
Issue Date: 20-Jul-2021
Serial title, monograph or event: Crianças, Jovens e Famílias em Situação de Risco Psicossocial - Intervenção do Educador Social num CAFAP
Place of publication or event: Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) - Associação Integrar, Coimbra
Abstract: O presente relatório pretende dar conta das atividades desenvolvidas durante o período de estágio curricular, no Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) da Associação Integrar, no âmbito do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Este documento está organizado em três grandes partes: a primeira parte, parte I, diz respeito ao enquadramento teórico; a segunda parte, Parte II, integra o enquadramento institucional onde primeiramente se dá a conhecer a Associação Integrar e, posteriormente, o CAFAP; e a terceira e última parte, Parte III, descreve as atividades desenvolvidas ao longo do estágio.Tendo em conta que as famílias multidesafiadas acompanhadas pelo CAFAP se caracterizam, como o nome indica, por uma diversidade de desafios e conhecendo as sucessivas mudanças que ocorrem ao longo do seu ciclo vital, foram implementados programas baseados em evidência. O objetivo foi promover o desenvolvimento de competências pessoais, sociais, emocionais e parentais, fomentando não só o bem-estar das crianças e o seu crescimento de forma segura e saudável, longe do risco e do perigo, como também o fortalecimento dos laços e das relações familiares.Considerando que o desenvolvimento da criança é influenciado pela interdependência de diversos sistemas, sendo decorrente da interação entre características biológicas e as características do meio, evidenciamos ao longo deste relatório a importância de ajustar a nossa resposta enquanto educadores sociais, tendo em conta a estrutura, organização e dinâmica familiar, às dificuldades e necessidades que vão surgindo, procurando valorizar as competências da família.
This report aims to present the activities developed during the curricular internship period at the Family Support and Parental Counseling Center (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental - CAFAP) part of Associação Integrar, within the scope of the Master's Degree in Social Education, Development and Local Dynamics of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. This document is organized into three main parts: the first part, part I, concerns the theoretical framework; the second part, Part II, integrates the institutional framework where the Associação Integrar is first made known and, later, CAFAP; and the third and last part, Part III, describes the activities developed throughout the internship.Taking into account the multideficient families followed by CAFAP, characterized, as the name indicates, by a diversity of challenges and knowing the successive changes that occur throughout their life cycle, evidence-based programs were implemented in order to promote the development of personal, social, emotional and parental skills, fostering not only the well-being of children and their growth in a safe and healthy way, away from risk and danger, but also the strengthening of family ties and relationships.Considering that the child's development is influenced by the interdependence of several systems, resulting from the interaction between biological characteristics and the characteristics of the environment, we emphasize throughout this document the importance of adjusting our response as social educators, taking into account the structure, organization and dynamics of the family, to the difficulties and needs that arise, seeking to enhance the skills of the family.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/96468
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons