Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96461
Title: Aprendizagem Grupal: o estado da arte através de uma revisão bibliométrica
Other Titles: Team Learning: the state of the art through a bibliometric review
Authors: Silva, Ana Rita Barros da
Orientador: Rebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias
Keywords: Aprendizagem Grupal; Análise Bibliométrica; Keyword Search; VOSviewer; Team Learning; Bibliometric analysis; Keyword Search; VOSviewer
Issue Date: 26-Feb-2021
Serial title, monograph or event: Aprendizagem Grupal: o estado da arte através de uma revisão bibliométrica
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Com o presente trabalho pretendemos analisar o estado da arte da temática da Aprendizagem Grupal, no período temporal compreendido entre 2010 e 2020, através de uma análise bibliométrica. Para aceder aos trabalhos considerados mais significativos acerca do tema, procedemos à realização de uma “Keyword Search”, com um total de 570 publicações, recorrendo às bases SSCI e ESCI, incorporadas na base de dados Web of Science e aos mapas de ligações bibliométricas do software informático VOSviewer. Os resultados revelam um aumento do número de publicações ao longo da década, sendo que na sua maioria são trabalhos empíricos. Identificaram-se os autores e os artigos de referência na investigação da aprendizagem grupal, as revistas e os países que mais publicaram acerca do tópico e, ainda, os temas e variáveis mais relacionadas com a aprendizagem grupal. Posteriormente, realizamos uma análise ao conteúdo de 19 publicações selecionadas da amostra recolhida no passo anterior, que nos permitiu recolher informação acerca dos aspetos mais referidos na definição de aprendizagem grupal, bem como as variáveis com que mais se tem relacionado. Por fim, analisamos a evolução do conceito tendo por base no Modelo de Evolução dos Conceitos de Reichers & Schneider (1990). Perante os resultados obtidos nas análises realizadas consideramos que o conceito de aprendizagem grupal se encontra na fase segunda fase do modelo, Avaliação e Elaboração, mas em transição para a terceira fase de Consolidação e Acomodação.
The present work attempts to analyze the state of the art of Team Learning, in the period between 2010 and 2020, through a bibliometric analysis. In order to access the most significant papers on the topic, we proceeded to a keyword search, with a total of 570 publications, using the SSCI and ESCI databases, incorporated in the Web of Science databases and the maps of bibliometric connections of the computer software VOSviewer. The results reveal an increase in the number of publications over the period of analysis, with the majority of publications being empirical works. We also identified the authors and reference articles in the investigation of team learning, the journals and the countries that published the most and the themes and variables most related to team learning. Subsequently, we carried out a content analysis of 19 publications, selected from the sample collected in the previous step, which allowed us to analyze the aspects most mentioned in the definition of team learning, the techniques used in these papers, as well as the variables that have been mostly related to the topic. Finally, we analyzed the evolution of the concept of team learning based on Reichers & Schneider's Concept Evolution Model, from 1990. Given the results obtained in the analysis we carried out, we consider that the concept of team learning is framed in the second phase of the model, the Assessment and Elaboration phase, but in transition to the third phase of Consolidation and Accommodation.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/96461
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Aprendizagem Grupal_ Ana Rita SIlva.pdf967.9 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons