Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96393
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dc.contributor.advisorBranco, Sérgio Dias-
dc.contributor.advisorCarvalho, José Maçãs de-
dc.contributor.authorSalgado, Dária Joana Teixeira-
dc.date.accessioned2021-11-17T08:54:39Z-
dc.date.available2021-11-17T08:54:39Z-
dc.date.issued2021-07-16-
dc.date.submitted2020-12-27-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96393-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Arte Contemporânea, orientada pelo Senhor Professor Doutor José Maçãs de Carvalho e pelo Senhor Professor Doutor Sérgio Emanuel Dias Branco, apresentada ao Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstract“Uma Poética da Paisagem: o espiritual na arte contemporânea, produção artística e fruição estética” é uma investigação em práticas artísticas onde os conteúdos do fazer ar-tístico se estabelecem de acordo com uma forte ligação entre o desenvolvimento do ele-mento escrito e as questões que decorrem da prática. Na metodologia processual adotada para a presente tese, investigar, relacionar temas, conteúdos e autores ao mesmo tempo que se refle sobre os projetos artísticos já realizados, assim como o que virá a constituir principal projeto prático da tese “Expurgar: derivações sónicas e espaciais”, servirá como ponto de partida para uma análise crítica e reflexiva que desembocará na produção de no-vos conteúdos, sobretudo tendo em conta uma relação prática com exemplos de obras ou artistas que trabalham especificamente com as questões centrais da tese. Neste sentido, como é que esta tese pode contribuir para a construção de um conhe-cimento que encontra nas obras de arte e nas minhas obras em particular, uma possível via para um trabalho de investigação? Na transmissão destes conhecimentos e partindo de uma metodologia onde a investigação é baseada na prática, trata-se de relacionar o estudo específico dos temas ou questões centrais que emanam das obras de arte, com a visibilida-de e o efeito de fruição das mesmas. Poderá ser no contacto direto com as obras de arte e no respetivo efeito percetivo, sensorial e emotivo que se encontra a principal razão para a problemática da espiritualidade, entendendo-se aqui como forma de perceção e de intera-ção com um impacto especifico no resultado de uma fruição estética, já que propiciatórias de experiências estéticas vividas intimamente, tanto no interior do artista como nos interio-res daqueles que virão a fruir as suas obras. No título da tese é possível identificar os três principais motivos que virão a consti-tuir uma estrutura intrincada entre Poética, Paisagem e Espiritualidade, devendo a imagem (cujas criações artísticas com predominância imagética), ser entendida como um elemento centralizador e de interconexão entre os temas e as obras de arte apresentadas como exem-plos/referência. Que, e de acordo com uma perspetiva remissiva, pretende-se chegar a uma reflexão e compreensão mais profunda sobre as propostas artísticas, apesar das múltiplas e variadas aplicações artísticas. A transmissão destes resultados analíticos, livres de juízos avaliativos ou com verificação de resultados, servirão antes de mais para uma leitura mais informada, já que o centro do entendimento se foca na forma como os conteúdos teóricos foram tratados, trabalhados e transmitidos na prática de acordo com os propósitos artísti-cos em questão. Estes, e apesar de se situarem sobretudo na contemporaneidade (ou na segunda metade do século XX), variam entre autores/obras exclusivamente visuais, com predomínio na área da fotografia, obras situadas ou enquadradas nas artes audiovisuais, entre o videográfico e o cinematográfico, mas também em obras que se situam nas deno-minadas artes do espetáculo, como a dança, a performance e (e apesar das referências pon-tuais) a música. Estes exemplos, ou objetos de estudo tratam de estruturar e organizar o principal corpo de análise do estado da arte, definindo-se da seguinte forma: “Nas sombras, no espiritual, na relação com a natureza, no trabalho das emoções e sentimentos, no tempo e na morte”, partindo daqui toda a estruturação ou o centro da grande problemática da tese.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectPoéticapt
dc.subjectPaisagempt
dc.subjectEspiritualidadept
dc.subjectArtept
dc.titleUma Poética da Paisagem: O Espiritual na Arte Contemporânea, Produção Artística e Fruição Estéticapt
dc.typedoctoralThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2021-07-16*
dc.identifier.tid101653743pt
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidadespt
thesis.degree.disciplineID03004079-
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.leveldoutor-
thesis.degree.nameDoutoramento em Arte Contemporâneapt
thesis.degree.grantorUnit00509::Universidade de Coimbra - Colégio das Artespor
uc.date.periodoembargo0por
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-2444-9905-
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
Colégio das Artes - Teses de Doutoramento
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