Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96194
Title: Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências
Authors: Correia, Gina P. 
Pires, Estefânia 
Abrantes, Isabel 
Keywords: Avaliação; Ensino e aprendizagem; Modelo de Orion; Trabalho prático; Assessment; Teaching and learning; Orion model; Practical work
Issue Date: Aug-2020
Publisher: LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia IP
Serial title, monograph or event: Comunicações Geológicas
Volume: 107
Issue: Especial I
Place of publication or event: Portugal
Abstract: Neste trabalho pretende dar-se a conhecer parte dos resultados de um processo de avaliação num curso de formação de professores sobre a implementação de aulas de campo (AC), com recurso ao modelo de Orion. Os professores (15) pertenciam aos grupos de recrutamento 230, 420 e 520 e lecionavam áreas curriculares dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário em escolas do distrito de Viseu, Portugal. Os resultados mostram que embora as AC sejam consideradas, uma estratégia muito importante no ensino e aprendizagem das ciências continuam a ser pouco utilizadas, bem como o modelo de Orion desconhecido pela maioria dos participantes. O uso de cartas, topográficas e geológicas, e o site do Google Earth são adequados para a dinamização de AC, no entanto apenas este último tem alguma preferência na utilização.
This paper intends to present part of the results of an assessment processin a teacher-training course on the fieldwork implementation, using the Orion model.The teachers(15) where from the recruitment groups 230, 420 and 520, and taught curricular areas of middle and high schoolsin the Viseu district, Portugal. The resultsshow, that although fieldwork is considered a very importantstrategy in teaching and learning ofsciences, it continuesto be not fully applied, as well asthe Orion model, an unknown methodology for the majority of the participants. The use of topographic and geological charts, and the site Google Earth are adequate in use of fieldwork development, however only this last tool has some preference among the participants.
Avaliação, ensino e aprendizagem, modelo de Orion, trabalho prático.
URI: http://hdl.handle.net/10316/96194
ISSN: 0873-948X
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CITEUC - Artigos em Revistas Nacionais
I&D CFE - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Correia,_Pires_&_Abrantes.2020.pdf606.68 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

47
checked on Nov 25, 2021

Download(s)

13
checked on Nov 25, 2021

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.