Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96193
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPires, Estefânia-
dc.contributor.authorGomes, Celeste-
dc.contributor.authorCorreia, Gina P.-
dc.contributor.authorPereira, Alcides C.-
dc.contributor.authorAbrantes, Isabel-
dc.date.accessioned2021-10-28T14:03:29Z-
dc.date.available2021-10-28T14:03:29Z-
dc.date.issued2020-08-
dc.identifier.issn0873-948X-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96193-
dc.description.abstractAs atividades práticas (AP) são uma estratégia no ensino e aprendizagem das ciências. Neste estudo apresentam-se os resultados da avaliação de AP incluídas em 5 manuais escolares (ME) de Ciências Naturais do 8º ano, do sistema de ensino português. Para o subdomínio “Gestão sustentável dos recursos” formulou-se a questão-problema: Tendo em conta as orientações dos documentos curriculares oficiais (DCO), será que as AP nos ME estão associadas ao desenvolvimento da literacia científica no âmbito de uma Educação para a Sustentabilidade (ES)? Definiram-se os objetivos: conhecer a frequência das AP propostas, por objetivos e ME; identificar a distribuição das AP em função da tipologia; aferir se existe predominância de uma tipologia de AP; estabelecer uma relação entre as AP que prevalecem e os DCO. A análise dos resultados permitiu concluir que existe uma diversidade de AP, em número e tipologia, mas nem sempre estão de acordo com as propostas dos DCO.pt
dc.description.abstractPractical activities (PA) are a privileged strategy in teaching and learning of sciences. This study presents the results obtained from the assessment of the PA in 5 Natural Sciences Textbooks (ST) of the 8th grade. For the sub-domain "Sustainable management of resources" was formulated the research-question: Taking into account the official curricular documents (OCD) guidelines, will the PA in the ST be associated with the development of scientific literacy in the scope of an Education for Sustainability (ES)? The main goals were: to know the frequency of the proposed PA, by objectives and ST; to identify the distribution of PA according to the typology; to verify if the predominance of a PA typology exists; to establish a relationship between the prevailing PA and the OCD. The analysis of the results revealed that there is a diversity of PA, in both number and typology, but they are not always in agreement with proposed in the OCD.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherLNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia IPpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectAtividades práticaspt
dc.subjectDocumentos curriculares oficiaispt
dc.subjectPortugalpt
dc.subjectManuais escolarespt
dc.subjectOfficial curricular documentspt
dc.subjectPractical activitiespt
dc.subjectTextbookspt
dc.titleAtividades Práticas em Manuais de Ciências Naturais do 3.º ciclopt
dc.typearticlept
degois.publication.firstPage173pt
degois.publication.lastPage174pt
degois.publication.issueEspecial Ipt
degois.publication.locationPortugalpt
degois.publication.titleComunicações Geológicaspt
dc.date.updated2021-10-28T12:02:58Z-
dc.peerreviewedyespt
degois.publication.volume107pt
dc.description.versionC712-C3B2-3C2B | GINA MARIA PEREIRA CORREIA-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-1998961-
dc.date.embargo2020-08-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCentre for Earth and Space Research of the University of Coimbra-
crisitem.author.researchunitCFE - Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet-
crisitem.author.orcid0000-0002-7922-0000-
crisitem.author.orcid0000-0002-8761-2151-
Appears in Collections:I&D CFE - Artigos em Revistas Nacionais
I&D CITEUC - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Pires_et_al..pdf264 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

199
checked on May 7, 2024

Download(s)

66
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.