Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96137
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dc.contributor.advisorRoque, Licínio Gomes-
dc.contributor.authorFutó, Viktor-
dc.date.accessioned2021-10-25T22:06:15Z-
dc.date.available2021-10-25T22:06:15Z-
dc.date.issued2021-09-15-
dc.date.submitted2021-10-25-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96137-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractThe thesis situates itself in the context of accumulating scientific research, educational material and ever growing demand for clarity in scientific communication. It recognizes the problem of information overwhelment and in the search of more efficient forms of comprehension and learning it tries to intervene in order to make reading more engaging and comprehensible activity. Yet how the content is presented depends on how it is written therefore the problem requires broader understanding. The work intends to provide a profound research on the processes and activities of reading and writing from perspectives of cognitive sciences, literary science, psychology and human-computer interaction and utilizing the method of research through design it intends to deepen the understanding of the problem, provide a new, novel perspective on the problem of inefficient comprehension and in this process design, build and evaluate a prototype that could pivot the human practices of writing and reading and utilize the potential of digital medium. Within this exploration two critical concepts are investigated and that is story and nonlinearity. The thesis explores the possibility of development of such tool from the perspective of legitimate peripheral participation and socio-technical transition. The prototype, inspired by the spatial, planar organization of mind maps and allowing similar functionality intends to communicate itself as a minimal tool for writing, not designing - allowing the flow of the writer to persist. In the user experience evaluation we evalute concepts of spatial organization, dragging, editing, nonlinear insertion and the identity of the tool itself within the perception of participants.eng
dc.description.abstractA tese se situa em um contexto de acúmulo de pesquisas científicas, material didático e de crescente demanda por clareza na comunicação científica. Reconhece o problema da sobrecarga de informação e na busca de formas mais eficientes de compreensão e aprendizagem procura intervir para tornar a leitura uma atividade mais envolvente e compreensível. No entanto, como o conteúdo é apresentado depende de como está escrito, portanto, o problema requer uma compreensão mais ampla. O trabalho pretende fornecer uma investigação aprofundada sobre os processos e atividades de leitura e escrita a partir de perspectivas das ciências cognitivas, ciências literárias, psicologia e interação humano-computador e utilizando o método de pesquisa através do design pretende aprofundar a compreensão do problema, fornecer uma perspectiva nova e inovadora sobre o problema da compreensão ineficiente e, neste processo, desenhar, construir e avaliar um protótipo que pudesse impulsionar as práticas humanas de escrita e leitura e utilizar o potencial do meio digital. Dentro desta exploração, dois conceitos críticos são investigados: histórias e não linearidade. A tese explora a possibilidade de desenvolvimento dessa ferramenta na perspectiva da participação periférica legítima e da transição sociotécnica. O protótipo, inspirado na organização espacial e plana dos mapas mentais e permitir funcionalidade semelhante, pretende se comunicar como uma ferramenta mínima para escrever, não desenhar - permitindo que o fluxo do escritor persista. Na avaliação da experiência do usuário avaliamos conceitos de organização espacial, arrastamento, edição, inserção não linear e a própria identidade da ferramenta na percepção dos participantes.por
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjecttransiçãopor
dc.subjectnão linearpor
dc.subjectmeiopor
dc.subjectescritapor
dc.subjectnarrativapor
dc.subjectstorytellingeng
dc.subjectnonlineareng
dc.subjectmediumeng
dc.subjectwritingeng
dc.subjectnarrativeeng
dc.titleDesigning a Non-linear Storytelling Platformeng
dc.title.alternativeDesenhando uma plataforma de narrativas não-linearpor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEI - FCTUC-
degois.publication.titleDesigning a Non-linear Storytelling Platformeng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202778010-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFutó, Viktor::0000-0002-0530-0067-
uc.degree.classification20-
uc.degree.presidentejuriMarcelino, Maria José Patrício-
uc.degree.elementojuriMendes, António José Nunes-
uc.degree.elementojuriRoque, Licínio Gomes-
uc.contributor.advisorRoque, Licínio Gomes::0000-0002-1911-2788-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
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