Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96126
Title: Plataforma de visualização de produtos 3D e realidade aumentada
Other Titles: Platform for 3D and augmented reality product visualization
Authors: Letra, Miguel Jorge Rasteiro
Orientador: Correia, João Nuno Gonçalves Costa Cavaleiro
Keywords: Realidade Aumentada; AR Foundation; .Net; Unity; Docker; Augmented Reality; AR Foundation; .Net; Unity; Docker
Issue Date: 10-Sep-2021
Serial title, monograph or event: Plataforma de visualização de produtos 3D e realidade aumentada
Place of publication or event: Critical Software, SA
Abstract: De forma a promover a interação com os seus funcionários, a Critical Software adota várias iniciativas ao longo do ano nas quais, para além das diversas atividades organizadas é também habitual oferecerem pequenos packs ou kits com algumas surpresas no seu interior. O objetivo do projeto é tirar partido destas iniciativas, melhorando a experiência através da realidade aumentada. O projeto ARCritical visa o desenvolvimento de um sistema que permita aos funcionários da Critical Software, através de uma aplicação móvel, visualizar conteúdo de realidade aumentada preparado de acordo com as iniciativas. Para isso, é necessária a implementação de um sistema que possibilite, não só a visualização do conteúdo, mas também que permita, às equipas responsáveis pelas iniciativas, definir e customizar o que será mostrado. Um aspeto considerado fundamental para o sistema é o facto de possibilitar que este conteúdo seja preparável e atualizável sem a necessidade de uma nova compilação da aplicação móvel, e, ao mesmo, não ser necessário possuir qualquer conhecimento de realidade aumentada ou do funcionamento do sistema desenvolvido.O projeto iniciou-se com o estudo do estado da arte de realidade aumentada de forma a perceber, como esta tem evoluído, onde é utilizada, investigar possíveis limitações, conceitos e as ferramentas de desenvolvimento existentes. Posteriormente foram definidos os requisitos funcionais e atributos de qualidade do sistema, assim como alguns casos de uso que descrevem o funcionamento do mesmo. De destacar que, todos estes foram sofrendo alterações ao longo do desenvolvimento, com base no feedback recebido. Estas alterações foram possíveis graças à metodologia de desenvolvimento adotada.A partir destes requisitos e do conhecimento obtido, através do estudo do estado da arte, foi proposta uma solução arquitetural, que não só define a estrutura do sistema, mas também especifica as tecnologias que foram utilizadas em cada uma das suas componentes.Com base no planeamento do projeto e com toda a informação recolhida até aqui, foi feita uma análise de riscos. Nesta análise para além de identificar possíveis riscos e o respetivo impacto sobre o produto final, foi especificado como deve ser feita a sua gestão e monitorização, de forma a reduzir este impacto ou até mesmo mitigá-lo.Antes de iniciar a implementação do projeto foi desenvolvido algum trabalho preliminar. Foi implementado um pequeno protótipo de uma aplicação móvel de realidade aumentada, de forma a introduzir as tecnologias, ferramentas, e metodologias de desenvolvimento adotadas. Foi também feita uma especificação inicial da API que faz parte do sistema.Após este trabalho preliminar, iniciou-se a implementação do sistema de acordo com a arquitetura planeada. Nesta arquitetura o sistema é composto por 3 grandes componentes: Aplicação móvel, que permite aos utilizadores visualizar a experiência de realidade aumentada preparada, Backend, responsável por garantir a criação, customização, e modificabilidade destas experiências, e, por último, Interface de Gestão do Conteúdo que permite a qualquer pessoa, desde que tenha autorização para isso, independentemente do seu nível de conhecimento do sistema, interagir com o Backend para criar e editar as experiências.Por último, para além dos vários testes unitários e de integração feitos para cada componente ao longo do desenvolvimento, após concluído todo o sistema, foram feitos testes end-to-end de forma a verificar e validar o comportamento do sistema como um todo.Desta forma foram cumpridos os objetivos propostos, existindo um sistema funcional capaz de proporcionar as funcionalidades desejadas de criação, edição, e visualização das experiências de realidade aumentada, ultrapassando os desafios encontrados.
To improve engagement with its employees, Critical Software adopts several initiatives throughout the year in which, besides organizing several group activities, it is customary to offer small packs or kits with some surprises inside. The goal of the project is to take advantage of these initiatives, improving the experience through augmented reality. The ARCritical project aims to develop a system that allows Critical Software’s employees to view, through a mobile application, augmented reality content prepared in accordance with these initiatives. For this, it is necessary to implement a system that not only enables the visualization of the content, but also allows the teams responsible for the initiatives to define and customize what will be shown. A fundamental aspect of the system is the fact that it allows this content to be preparable and updatable without the need for a new build of the mobile application and, at the same time, not being mandatory to have any knowledge about augmented reality or the developed system.The project began with a state-of-the-art study about augmented reality to understand how it has evolved, where it is used, to investigate possible limitations, important concepts, and the existing development tools.Afterwards, both system requirements and quality attributes of the system were defined, as well as some use cases that describe its operation. It is noteworthy that all of these were changed throughout the development, based on the feedback received. These changes were possible thanks to the development methodology adopted.From these requirements and the knowledge acquired through the state-of-the-art study, an architectural solution was proposed, which not only defines the structure of the system but also specifies the technologies that were used in each of its components.Based on the project scheduling and all the information collected so far, a risk analysis was made. In this analysis, besides identifying possible risks and their impact on the final product, it was specified how they should be managed and monitored, to reduce this impact or even mitigate it.Before starting the implementation of the project, some preliminary work was developed. Starting with the implementation of a small prototype of an augmented reality mobile application, to introduce the technologies, tools and development methodologies adopted. It was also made an initial draft of the API specification.With the completion of the preliminary work, began the implementation of the system according to the planned architecture. In this architecture the system consists of 3 major components: Mobile application, which allows users to view the prepared augmented reality experience, Backend, responsible for ensuring the creation, customization, and modifiability of these experiences, and, finally, Content Management Interface that allows anyone, provided they have the necessary authorization, regardless of their level of knowledge of the system, to interact with the Backend to create and edit the experiences.Finally, in addition to the various unit and integration tests made for each component throughout the development, after the whole system was finished, end-to-end tests were conducted to verify and validate the behavior of the entire system.In the end, the proposed objectives were met, with a full functioning system being available and capable of providing the desired functionalities for creating, editing, and visualizing augmented reality experiences, overcoming the encountered challenges.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: http://hdl.handle.net/10316/96126
Rights: embargoedAccess
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