Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/960
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMartinho, António Manuel Pelicano Matoso-
dc.date.accessioned2008-12-04T14:48:20Z-
dc.date.available2008-12-04T14:48:20Z-
dc.date.issued1994en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/960-
dc.description.abstractNa dissertação de doutoramento é estudada uma instituição educativa - a Escola de Desenho Industrial de Coimbra - depois designada Escola Industrial Brotero e, mais tarde, Escola Industrial e Comercial Brotero, em função do modo como se foram implementando os ensinos industrial e comercial. O estudo fundamentou-se, essencialmente, na análise das disposições legais aplicáveis a estas modalidades de ensino e nos relatórios da Inspecção Geral de Ensino e Direcção da Escola. Na Primeira Parte para além duma introdução em que se insere a criação dos ensinos comercial e industrial e a sua evolução no contexto político, económico e sociocultural das diferentes épocas são analisadas as várias reformas de ensino que, ao longo dos anos, lhes foram dando corpo e a evolução da frequência escolar. O último capítulo é dedicado ao estudo da dicotomia ensino liceal-ensino técnico. A Segunda Parte do estudo incide sobre a criação e evolução da Escola de Desenho Industrial de Coimbra enquadrada no contexto económico e social da área económica de Coimbra, sendo analisadas as transformações sofridas pelos diferentes cursos aí leccionados. Foram estudadas, igualmente, as várias instalações da escola e a sua frequência escolar. Um último capítulo é dedicado ao contributo dado pela Escola à valorização sociocultural dos seus alunos. O estudo apresenta, ainda, dois anexos um referente à frequência global do ensino técnico-profissional (1884-1974) e, um outro, relativo à Escola Industrial e Comercial Brotero contendo os dados quantitativos da sua frequência escolar (1884-1974), documentos inéditos relativos à sua história e uma listagem do seu corpo docente (1884-1974).en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectHistória da Educaçãoen_US
dc.titleA Escola Avelar Brotero - 1884-1974: Contributo para a história do ensino técnico-profissionalen_US
dc.typedoctoralThesisen_US
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextnone-
item.fulltextSem Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento
Show simple item record

Page view(s) 50

598
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.