Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96032
Title: Uma Rede de Sete Aldeias de Mortágua "Da Serra ao Rio" - Programa Estratégico de Desenvolvimento Rural
Other Titles: A Network of Seven Villages of Mortágua "Da Serra ao Rio" - Strategic Rural Development Program
Authors: Almeida, Patrícia Lopes de
Orientador: Calmeiro, Margarida Isabel Barreto Relvão
Keywords: Mundo Rural, Abandono,; Património, Identidade,; Desenvolvimento,; Salvaguarda e Valorização,; Rede, Reabitar, Aldeias de Mortágua.; Rural World, Abandonment,; Heritage, Identity,; Development,; Safeguarding and Valorisation,; Network, Reinhabit, Villages of Mortágua
Issue Date: 13-Jul-2021
Serial title, monograph or event: Uma Rede de Sete Aldeias de Mortágua "Da Serra ao Rio" - Programa Estratégico de Desenvolvimento Rural
Place of publication or event: Departamento de Arquitetura
Abstract: A presente dissertação pretende dar a conhecer a atual realidade das aldeias rurais portuguesas, neste caso das aldeias de Mortágua, apoiada nos acontecimentos passados, no contexto atual, e no valor patrimonial que estas contém. Esta dissertação é motivada pela consciência de que Mortágua e as suas aldeias definem um território que apesar da riqueza de recursos e da sua variedade se encontra subaproveitado, portanto, tem como objetivo refletir sobre estas características (rurais, naturais e humanas) e as suas potencialidades.Neste seguimento, pretende-se elaborar uma estratégia de desenvolvimento para um conjunto de aldeias de Mortágua, com base nos seus valores, culturais, naturais e endógenos. Assente na definição de uma rede constituída por sete aldeias situadas “entre a Serra e o Rio” - Pala, Monte Lobos, Vale de Mouro, Laceiras, Paredes, Caparrosinha e Marmeleira. Esta estratégia tem como princípios a valorização da identidade, a reabilitação e a coesão das sete aldeias, de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para a fixação de população, e ainda sensibilizar a população local para a importância de salvaguardar o que é deles. A operacionalização desta estratégia passa pela criação de uma Associação de Desenvolvimento. Seguindo o modelo de intervenção e segundo os objetivos estratégicos definidos, é proposto um conjunto de medidas para dinamizar, potencializar, valorizar e desenvolver as aldeias e a relação destas com o meio natural e paisagístico.Pretende-se ainda de forma adequada e adaptada às várias dinâmicas territoriais e às atividades turísticas/rurais, um turismo sustentável, e que seja um fator de desenvolvimento nos domínios económico, social, cultural, ambiental e territorial. Ou seja, pretende-se que a partir desta estratégia de valorização os habitantes locais e a associação possam promover alguma atividades vocacionadas para o turismo e atividades pedagógicas.
The present dissertation intends to make known the reality of the Portuguese rural villages, in this case the villages of Mortágua, supported in the past events, in the current context and in the equity value they contain. This dissertation is motivated by the awareness that Mortágua and their villages define a territory that despite the richness of resources and its variety is under-utilized, therefore, it aims to reflect on these characteristics (rural, natural and human) and their potentials.Following this, it is intended to elaborate a development strategy for a set of villages of Mortágua, based on its cultural and natural values. Based on the definition of a network consisting of seven villages located “between the mountain and the river” – Pala, Monte Lobos, Vale de Mouro, Laceiras, Paredes, Caparrosinha and Marmeleira. This strategy has as its principles the enhancement of identity, rehabilitation and cohesion of the seven villages, in order to contribute to improving the quality of life and the settlement of the population, and also to raise awareness among the local population of the importance of safeguarding what is theirs. The operationalization of this strategy involves the creation of a Development Association. Following the intervention model and according to the strategic objectives defined, a set of measures is proposed to boost, enhance, value and develop the villages and their relationship with the natural environment and landscape.It is also intended in an appropriate way and adapted to the various territorial dynamics and tourist/rural activities, a sustainable tourism, and that is a factor for development in economic, social, cultural, environmental and territorial fields. That is, it is intended that from this valorisation strategy the local inhabitants and the association can promote some tourism-oriented and pedagogical activities.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: http://hdl.handle.net/10316/96032
Rights: openAccess
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