Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96029
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dc.contributor.advisorSilva, Ana Maria César Bastos-
dc.contributor.authorBraz, Tiago Filipe Pereira-
dc.date.accessioned2021-10-25T22:01:22Z-
dc.date.available2021-10-25T22:01:22Z-
dc.date.issued2021-07-27-
dc.date.submitted2021-10-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/96029-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractOs sistemas de mobilidade são marcados pela sua constante renovação e inovação. Em meio urbano estes apresentam maiores desafios devido à necessidade de conjugar diferentes utilizadores e funções. Com a evolução dos sistemas de mobilidade geram-se problemas tanto ambientais como operacionais que justificam a adoção de uma política integrada de desenvolvimento sustentável assente em medidas de apoio e mitigadoras das consequências.A nível ambiental é necessário promover uma maior consciencialização para os problemas que podem não ter retorno. As entidades governamentais assumem um papel essencial na tomada de medidas que tenham como objetivo último a sustentabilidade dos sistemas de transportes.A mobilidade, sendo um dos sectores que mais contribuiu para a degradação ambiental, envolve problemas, em grande parte resultantes de problemas de operacionalização. Em articulação com a preocupação ambiental, é fundamental a criação e implementação de sistemas e modos alternativos que possam contribuir para tornar os sistemas de mobilidade cada vez mais sustentáveis. Para além disto, as criações de sistemas de apoio à mobilidade tornam-se fulcrais na mudança de mentalidades da população.Neste contexto, a presente dissertação centra-se na definição de uma estratégia global de mobilidade aplicada a meio urbano, tendo por base as atuais tendências seguidas pela União Europeia. Para o efeito foram identificados serviços e medidas que, de forma complementar ou, em conjugação entre si, permitem promover o uso dos transportes públicos e dos modos alternativos como a bicicletas e trotineta, em detrimento do veículo automóvel individual. Complementarmente, são apontadas medidas dissuasoras ao uso do automóvel privado apoiadas pela implementação de uma rede de parques periféricos e de sistemas de integração tarifária, de informação e as campanhas de sensibilização da população.A aplicação destes conceitos é testada num estudo de caso para o qual é definido um conjunto integrado de propostas para promoção da mobilidade sustentável, concordantes com as boas práticas internacionais, tendo-se selecionado como estudo de caso o núcleo urbano da Figueira da Foz. Por se tratar de uma localidade com forte cariz turístico sazonal, este estudo de caso revelou-se um desafio interessante onde a micromobilidade assume, por natureza um papel central, a qual foi devidamente conjugada com soluções inovadoras e ambientalmente eficientes. São apresentadas propostas que priorizam o uso de meios de transporte mais sustentáveis como os transportes partilhados e modos suaves, facilitando a articulação e integração destes modos dentro da zona urbana da Figueira da Foz e a definição de uma solução globalmente eficiente e assente nos três pilares fundamentais da sustentabilidade: social, económica e ambiental.por
dc.description.abstractMobility systems are marked by their constant renewal and innovation. In urban environments they present greater challenges due to the need to combine different users and functions. The evolution of mobility systems generates both environmental and operational problems that justify the adoption of an integrated sustainable development policy based on support measures and measures to mitigate the consequences.At the environmental level it is necessary to promote a greater awareness of the problems that may have no return. Government entities play an essential role in taking measures that have as their ultimate goal the sustainability of transportation systems.Mobility, being one of the sectors that has contributed the most to environmental degradation, involves problems, largely resulting from operationalization problems. In articulation with the environmental concern, it is fundamental the creation and implementation of alternative systems and modes that can contribute to make the mobility systems more and more sustainable. Besides this, the creation of mobility support systems is essential to change the population's mentality.In this context, this dissertation focuses on the definition of a global mobility strategy applied to the urban environment, based on the current trends followed by the European Union. For this purpose, services and measures were identified that, in a complementary way or in conjunction with each other, allow the promotion of the use of public transport and alternative modes such as bicycles and scooters, in detriment of the individual car. In addition, measures to discourage private car use are identified, supported by the implementation of a network of peripheral parks and fare integration systems, information and public awareness campaigns.The application of these concepts is tested in a case study for which an integrated set of proposals for the promotion of sustainable mobility is defined, in accordance with international best practices, having been selected as a case study, the urban core of Figueira da Foz. Since it is a place with a strong seasonal tourist character, this case study proved to be an interesting challenge where micromobility assumes a central role, which was duly combined with innovative and environmentally efficient solutions. Proposals are presented that prioritize the use of more sustainable means of transport such as shared transport and soft modes, facilitating the articulation and integration of these modes within the urban area of Figueira da Foz and the definition of a globally efficient solution based on the three fundamental pillars of sustainability: social, economic and environmental.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectMobilidadepor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectTransportespor
dc.subjectCidade turísticapor
dc.subjectFigueira da Fozpor
dc.subjectMobilityeng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectTransportationeng
dc.subjectTourist Cityeng
dc.subjectFigueira da Fozeng
dc.titleContributos para o planeamento da mobilidade urbana sustentável: O caso de uma cidade turísticapor
dc.title.alternativeContributions to the Planning of Sustainable Urban Mobility: The case of a turistic cityeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEC-FCTUC-
degois.publication.titleContributos para o planeamento da mobilidade urbana sustentável: O caso de uma cidade turísticapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202777820-
thesis.degree.disciplineEngenharia Civil-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Civil-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Civil-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBraz, Tiago Filipe Pereira::0000-0003-4261-9461-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriSimões, Nuno Eduardo da Cruz-
uc.degree.elementojuriSilva, Ana Maria César Bastos-
uc.degree.elementojuriAlmeida, Arminda Maria Marques-
uc.contributor.advisorSilva, Ana Maria César Bastos::0000-0002-8696-5705-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCITTA - Research Centre for Territory, Transports and Environment-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8696-5705-
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