Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96014
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Pedro José Mendes-
dc.contributor.advisorRebelo, Sérgio Miguel Martins-
dc.contributor.authorRoça, Cátia Sofia Nogueira-
dc.date.accessioned2021-10-25T22:00:30Z-
dc.date.available2021-10-25T22:00:30Z-
dc.date.issued2021-09-16-
dc.date.submitted2021-10-25-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96014-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractNa área da cenografia, tem-se vindo a identificar uma crescente utilização dos meios digitais para conceber experiências audiovisuais mais ricas e imersivas. No entanto, quando implementadas em formatos não mutáveis como o vídeo, estas tecnologias vêm colidir com momentos imprevisíveis e de improviso, frequentes e inevitáveis em interpretações ao vivo. Assim, para assegurar o controlo destes efeitos, são frequentemente envolvidas grandes equipas técnicas, o que se pode tornar impraticável em produções mais pequenas, com menor orçamento. Este projeto tem por objetivo criar uma proposta de cenário para a ópera eletrónica TMIE, Standing on the Threshold of the Outside World, do compositor Carlos Alberto Augusto, que revela algumas das adversidades e feitos das vidas de duas mulheres com surdez, Henrietta Leavitt e Beverly Biderman. Para isso, exploram-se técnicas de projeção e visão por computador para criar cenários digitais automatizados que possam ser implementados e controlados por um único técnico. Foi ainda desenvolvido um programa para permitir que os cenários fossem facilmente controlados, de forma manual ou totalmente automática. Como resultado, tanto as experimentações preliminares desenvolvidas como a proposta final de cenografia desenvolvida vêm certificar a possibilidade de utilizar tecnologias como a projeção simples ou holografia e técnicas de visão por computador para gerar um enorme leque de soluções gráficas que podem ser utilizadas na criação de cenários interativos para espetáculos ao vivo, criando assim experiências mais imersivas e abrindo novas possibilidades criativas para encenadores.por
dc.description.abstractIn the scope of scenography, the growing use of digital media has been identified to design richer and more immersive visual and/or sound experiences. However, when implemented in non-fungible formats such as video, these technologies may collide with the unpredictable and improvisational moments that are inherent and sometimes unavoidable in live interpretations. Thus, to ensure the control of these effects, large technical teams are often involved in the production of such events, which may become unfeasible in smaller size productions with smaller budgets. This project aims to create a proposed scenario for the electronic opera TMIE, Standing on the Threshold of the Outside World, by the composer Carlos Alberto Augusto, which reveals some of the adversities and achievements of the lives of two deaf women, Henrietta Leavitt and Beverly Biderman. This way, projection mapping and computer vision techniques are explored to create automated digital scenarios that may be implemented and controlled by a single technician. Also, we develop software to allow scenarios to be easily controlled, both manually or automatically. As a result, both the preliminary experiments and the final proposal of scenography come to certify the possibility of using technologies such as simple projections or holography along with computer vision techniques to generate a huge range of graphic solutions that can be used in the creation of interactive scenarios for live performances, creating more immersive experiences and opening up new creative possibilities for screenwriters.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectcenografiapor
dc.subjectvideomappingpor
dc.subjecthologramapor
dc.subjectvisão por computadorpor
dc.subjectinterativopor
dc.subjectscenographyeng
dc.subjectvideomappingeng
dc.subjecthologrameng
dc.subjectcomputer visioneng
dc.subjectinteractiveeng
dc.titlePreencher a cena - desenho cenográfico experimental para a ópera eletrónica TMIEpor
dc.title.alternativePREENCHER A CENA DESENHO CENOGRÁFICO EXPERIMENTAL PARA A ÓPERA ELETRÓNICA TMIEeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEI - FCTUC-
degois.publication.titlePREENCHER A CENA DESENHO CENOGRÁFICO EXPERIMENTAL PARA A ÓPERA ELETRÓNICA TMIEpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202777928-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRoça, Cátia Sofia Nogueira::0000-0002-4134-5676-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriCarvalho, Pedro Filipe Martins-
uc.degree.elementojuriSantos, Maria Alice Barriga Geirinhas dos-
uc.degree.elementojuriMartins, Pedro José Mendes-
uc.contributor.advisorMartins, Pedro José Mendes::0000-0002-3630-7034-
uc.contributor.advisorRebelo, Sérgio Miguel Martins::0000-0002-7276-8727-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
preencher a cena.pdf25.78 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

79
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

167
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons