Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/95885
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sequeiros, Paula | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-11T18:58:19Z | - |
dc.date.available | 2021-10-11T18:58:19Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.issn | 1647-3337 | pt |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/95885 | - |
dc.description.abstract | A coletânea Reverse shots consegue aliar profundas análises dos conteúdos a um rico e criativo questionamento das estéticas e das afirmações identitárias indígenas, sempre dentro dos paradigmas pós-coloniais. Pode ser apreciada por quem se interesse tanto pela produção e análise das imagens em movimento como pelo reconhecimento das culturas indígenas. Num trocadilho entre o disparo da arma de fogo e o da câmara de filmagem, Reverse Shots é uma coletânea produzida para questionar o que significa hoje “Globalizar o cinema e os meios de comunicação indígenas” [1] e avançar possíveis respostas. O livro resulta da conferência Indigenous film and media in an international context, da Universidade Wilfrid Laurier no Canadá, e do trabalho das editoras científicas Wendey Gay Pearson e Susan Knabe. Questões centrais na representação das vidas de populações e pessoas indígenas são elencadas a partir de casos de produção artística e jornalística, focando especialmente o audiovisual e referindo a escrita e a oralidade literárias. Pela contundência e pela analogia com outros contextos, resulta particularmente interessante a proposta de Jo Smith e Sue Abel tendente à superação da “domesticação cultural” — presente, segundo os autores, no “biculturalismo benévolo que incorporou as coisas maori num estado nação de contrário sem cor, sem [contudo] fazer mudanças estruturais nas formas existentes de governação” (capítulo 7, p. 181). | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Sociologia | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt |
dc.subject | cinema | pt |
dc.subject | povos originários | pt |
dc.subject | Nova Zelândia | pt |
dc.subject | Austrália | pt |
dc.subject | meios digitais | pt |
dc.subject | maoris | pt |
dc.subject | descolonização | pt |
dc.subject | estética | pt |
dc.title | [review of] Pearson, Wendey Gay e Knabe, Susan (org.), Reverse Shots: Indigenous Film and Media in an International Context | pt |
dc.type | article | - |
degois.publication.issue | 15 | pt |
degois.publication.location | Lisboa | pt |
degois.publication.title | Sociologia online | pt |
dc.relation.publisherversion | http://revista.aps.pt/pt/recensao-reverse-shots-indigenous-film-and-media-in-an-international-context-pearson-w-g-knabe-s-eds-2014-waterloo-canada-wilfrid-laurier-university-press/#_ftn4_home | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.identifier.doi | 10.30553/sociologiaonline.2017.15.6 | pt |
dc.date.embargo | 2017-01-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | article | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
crisitem.author.researchunit | CES – Centre for Social Studies | - |
crisitem.author.parentresearchunit | University of Coimbra | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0003-2069-5631 | - |
Appears in Collections: | I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RECENSAO – Reverse shots.pdf | 111.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
195
checked on Oct 16, 2024
Download(s)
88
checked on Oct 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License