Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95885
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSequeiros, Paula-
dc.date.accessioned2021-10-11T18:58:19Z-
dc.date.available2021-10-11T18:58:19Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn1647-3337pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/95885-
dc.description.abstractA coletânea Reverse shots consegue aliar profundas análises dos conteúdos a um rico e criativo questionamento das estéticas e das afirmações identitárias indígenas, sempre dentro dos paradigmas pós-coloniais. Pode ser apreciada por quem se interesse tanto pela produção e análise das imagens em movimento como pelo reconhecimento das culturas indígenas. Num trocadilho entre o disparo da arma de fogo e o da câmara de filmagem, Reverse Shots é uma coletânea produzida para questionar o que significa hoje “Globalizar o cinema e os meios de comunicação indígenas” [1] e avançar possíveis respostas. O livro resulta da conferência Indigenous film and media in an international context, da Universidade Wilfrid Laurier no Canadá, e do trabalho das editoras científicas Wendey Gay Pearson e Susan Knabe. Questões centrais na representação das vidas de populações e pessoas indígenas são elencadas a partir de casos de produção artística e jornalística, focando especialmente o audiovisual e referindo a escrita e a oralidade literárias. Pela contundência e pela analogia com outros contextos, resulta particularmente interessante a proposta de Jo Smith e Sue Abel tendente à superação da “domesticação cultural” — presente, segundo os autores, no “biculturalismo benévolo que incorporou as coisas maori num estado nação de contrário sem cor, sem [contudo] fazer mudanças estruturais nas formas existentes de governação” (capítulo 7, p. 181).pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherAssociação Portuguesa de Sociologiapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt
dc.subjectcinemapt
dc.subjectpovos origináriospt
dc.subjectNova Zelândiapt
dc.subjectAustráliapt
dc.subjectmeios digitaispt
dc.subjectmaorispt
dc.subjectdescolonizaçãopt
dc.subjectestéticapt
dc.title[review of] Pearson, Wendey Gay e Knabe, Susan (org.), Reverse Shots: Indigenous Film and Media in an International Contextpt
dc.typearticle-
degois.publication.issue15pt
degois.publication.locationLisboapt
degois.publication.titleSociologia onlinept
dc.relation.publisherversionhttp://revista.aps.pt/pt/recensao-reverse-shots-indigenous-film-and-media-in-an-international-context-pearson-w-g-knabe-s-eds-2014-waterloo-canada-wilfrid-laurier-university-press/#_ftn4_homept
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.30553/sociologiaonline.2017.15.6pt
dc.date.embargo2017-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypearticle-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0003-2069-5631-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
RECENSAO – Reverse shots.pdf111.25 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

155
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

65
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons