Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95550
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dc.contributor.advisorRoque, Licínio Gomes-
dc.contributor.authorAlves, Cláudio André Ventura-
dc.date.accessioned2021-08-05T22:02:50Z-
dc.date.available2021-08-05T22:02:50Z-
dc.date.issued2021-07-13-
dc.date.submitted2021-08-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/95550-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractA realidade aumentada é uma tecnologia que já existe desde o século XX, mas só nosúltimos anos se tornou possível desenvolver aplicações com esse recurso para os dispositivosmóveis dada a evolução que os mesmos sofreram nos anos mais recentes, juntamente como lançamento de SDK’s que permitem desenvolver aplicações de realidade aumentada.O objetivo principal do presente projeto é o desenvolvimento de um protótipo de um jogopara dispositivos móveis, inspirado no conceito de Escape Room. Através de realidadeaumentada é criada uma experiência imersiva, tanto quanto possível, onde o utilizadorinterage com o mundo criado pela realidade aumentada, uma sobreposição de conteúdodigital no mundo real, através da câmara do dispositivo móvel.No decorrer do projeto foi desenvolvido um protótipo utilizando as tecnologias Unity juntamente com Vuforia, que estará disponível para as plataformas iOS e Android. O jogoé constituído por um conjunto de desafios que se assemelham a desafios que se poderiamencontrar numa Escape Room comum, adaptados ao uso do dispositivo e dos marcadores.Os resultados dos testes iniciais realizados ao jogo foram positivos em relação ao que eraesperado, salientando o facto dos desafios serem considerados por todos o jogadores comodesafiantes. O jogo permite ter uma experiência de um Escape Room em qualquer divisãoque tenha quatro paredes, tornado-se uma solução viável ao deslocamento para as EscapeRooms físicas, tendo um elevado potencial e interesse entre os entusiastas de escape roomse pessoas que queiram experimentar um escape room no conforto de sua casa.por
dc.description.abstractAugmented reality is a technology that has existed since the 20th century but only inrecent years has it become possible to develop mobile applications with this feature foreveryday mobile devices due to the evolution that these devices have suffered in recentyears, together with the launch of SDKs that allow the development of augmented realityapplications.The main objective of this project is the development of a prototype for a mobile game,inspired by the concept of Escape Rooms. Through augmented reality, an immersiveexperience is created, where the user interacts with the world created by augmented reality,an overlap of digital content in the real world, through the camera of the mobile device.During the project, a prototype was developed using the technology Unity along withVuforia, and this prototype will be available for iOS and Android platforms. The gameconsists of a set of challenges that resemble the ones that could be found in a commonEscape Room, adapted for the use a mobile device and markers.The results of the initial tests carried out on the game were positive, highlighting the factthat the challenges were considered by all players as challenging. The game allows the usersto experience an Escape Room in any room that has four walls, being a viable alternativefor a visit to an actual physical Escape Room and presenting a high potential for interestamong escape games enthusiasts and for new people who want to try these kind of gamesin the comfort of their homes.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectengenharia de softwarepor
dc.subjectaplicação móvelpor
dc.subjectjogo móvelpor
dc.subjectdesenvolvimento de jogopor
dc.subjectrealidade aumentadapor
dc.subjectsoftware engineeringeng
dc.subjectmobile applicationeng
dc.subjectmobile gameeng
dc.subjectgame developmenteng
dc.subjectaugmented realityeng
dc.titleAugmented reality gamepor
dc.title.alternativeAugmented reality gameeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationHYP, Ldª-
degois.publication.titleAugmented reality gamepor
dc.date.embargoEndDate2027-07-12-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2027-07-12*
dc.identifier.tid202753247-
thesis.degree.disciplineInformática-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informática-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAlves, Cláudio André Ventura::0000-0003-0112-4710-
uc.degree.classification15-
uc.date.periodoEmbargo2190-
uc.degree.presidentejuriPereira, Vasco Nuno Sousa Simões-
uc.degree.elementojuriMendes, António José Nunes-
uc.degree.elementojuriRoque, Licínio Gomes-
uc.contributor.advisorRoque, Licínio Gomes::0000-0002-1911-2788-
item.grantfulltextembargo_20270712-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1911-2788-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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