Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95549
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBoavida, Ana Madalena de Sousa Vasconcelos Matos-
dc.contributor.advisorPolisciuc, Evgheni-
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Carolina Gonçalves de-
dc.date.accessioned2021-08-05T22:02:48Z-
dc.date.available2021-08-05T22:02:48Z-
dc.date.issued2021-07-15-
dc.date.submitted2021-08-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/95549-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractA crescente crise climática tem vindo a exacerbar a importância do desenvolvimento de soluções sustentáveis adequadas, mas também a necessidade da informação e partilha de conhecimento científico com o público geral, para que seja possível o desenvolvimento de uma consciência ecológica partilhada. É assim possível pensar no design como uma importante ferramenta capaz de auxiliar neste processo de divulgação, especificamente na criação de espaços e de identidades visuais adequados à transmissão e promoção de mensagens, produtos ou serviços sustentáveis. Com este projeto, pretende-se a exploração de processos de storytelling num contexto de aprendizagem no campo da arquitetura ecoeficiente, especificamente, aplicada ao website da Lugar-Zero, uma empresa que se centra neste mesmo tema. É de destacar também os fortes laços entre a atividade da empresa e a investigação científica na sua área, algo que facilita e justifica esta abordagem ao website. Para este efeito, e não ignorando a necessidade de coesão da identidade corporativa da empresa, surge também o desafio do desenvolvimento e aplicação de uma identidade visual reativa, capaz de representar o dinamismo e adaptabilidade da construção sustentável, no website, e por consequência, nestes mesmos mecanismos de storytelling. Tendo em consideração todos estes temas, o presente documento centra-se numa investigação inicial relativa ao estado da arte de identidades visuais, storytelling, e web design. Aborda também os vários passos tomados, desde estudos até a iterações de implementação, para a solução final desenvolvida para a identidade visual e website da Lugar-Zero.por
dc.description.abstractThe growing climate crisis has been exacerbating the importance of appropriate sustainable solutions, as well as the need for information and the sharing of scientific knowledge with the general public, so as to develop a shared ecological conscience. It is then possible to think of design as a relevant tool in the creation of spaces and visual identities suitable for the sharing and promotion of sustainable messages, products or services. The project at hand aims at the exploration of storytelling techniques in the context of education in the field of ecoefficient architecture, specifically applied to the website of Lugar-Zero, a company that focuses on this exact area of study. It is relevant to notice the strong ties between the company's work and scientific research in its field, easing and justifying this chosen approach to the website. For this purpose, and displaying an awareness for the need of cohesion in the company’s corporate identity, the challenge of developing and applying a reactive visual identity arises, capable of corresponding to the dynamism and adaptability of sustainable construction, on the website, and consequently, in these same storytelling mechanisms. With all this in mind, this document presents an investigation regarding the state of the art of visual identities, web design and storytelling. This document also details the steps taken toward the development of Lugar-Zero's visual identity and website, from concepts, ideas and sketches to their implementation.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectStorytellingpor
dc.subjectDesign Webpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectStorytellingeng
dc.subjectWeb Designeng
dc.subjectSustentabilityeng
dc.titleLugar - Zero: Identidade Corporativa e Página Webpor
dc.title.alternativeLugar - Zero: Corporate Identity and Websiteeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationLugar-Zero, Lda.-
degois.publication.titleLugar - Zero: Identidade Corporativa e Página Webpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202753174-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCarvalho, Ana Carolina Gonçalves de::0000-0002-7507-4691-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriMachado, Fernando Jorge Penousal Martins-
uc.degree.elementojuriBoavida, Ana Madalena de Sousa Vasconcelos Matos-
uc.degree.elementojuriRebelo, Sérgio Miguel Martins-
uc.contributor.advisorBoavida, Ana Madalena de Sousa Vasconcelos Matos-
uc.contributor.advisorPolisciuc, Evgheni-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
anacarvalho_2016226242_dissertacao.pdf37.37 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

201
checked on Oct 29, 2024

Download(s)

131
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons