Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95372
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dc.contributor.advisorCoelho, Carolina da Graça Cúrdia Lourenço-
dc.contributor.authorAraújo, Maria de Sousa Lopes Borges de-
dc.date.accessioned2021-07-13T22:01:20Z-
dc.date.available2021-07-13T22:01:20Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.date.submitted2021-07-13-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/95372-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractOs mercados são equipamentos que, ao longo dos anos, têm sido vistos como espaços potenciadores de vivências e de atração tanto local como turística. Com o surgimento de novas ofertas comerciais, têm sofrido alterações nos seus programas para responder às necessidades de uma sociedade em constante evolução. A presente dissertação tem como objetivo refletir sobre a participação na reabilitação de mercados, e como é que esta tem impacto no espaço projetado e vivido pelos seus utilizadores, através do projeto participado e da apropriação do espaço construído. Analisa-se também a forma como as mudanças programáticas possibilitaram respostas diversificadas e, assim, mais pertinentes. De entre as múltiplas variáveis que entram em equação, a oportunidade de criar espaços que atraiam utilizadores ao mercado e sua participação, tanto no projeto como no espaço construído, têm-se destacado como elementos que podem torná-los agregadores urbanos.Os casos de estudo estudados são cinco, localizados na cidade do Porto, e mostram adaptabilidade dos mercados aos novos programas incluídos e refletem a importância da participação efetiva das pessoas desde o processo de projeto até ao momento da construção, através da sua apropriação. São complementos evidentes uns dos outros, pelas várias experiências que oferecem aos utilizadores, sendo muito diferentes entre si quanto ao programa atual e quanto à abordagem participativa.Em síntese, o trabalho desenvolvido pretende analisar de que forma é que a reabilitação pode potenciar o mercado com equipamento gerador de dinâmicas na cidade e quais as formas e etapas em que a participação neste processo é possível e pertinente.por
dc.description.abstractThe markets are equipment that, over the years, have been seen as spaces that enhance both local and tourist experiences and attraction. With the emergence of new commercial offers, they have undergone changes in their programmes to meet the needs of a society in constant evolution. This dissertation aims to reflect on participation in the refurbishment of markets, and how this has an impact on the space designed and lived by its users, through design participation and appropriation of the built space. It also examines how programmatic changes have enabled diversified and thus more relevant responses. Among the multiple variables that come into the equation, the opportunity to create spaces that attract users to the market and their participation, both in the project and in use, have stood out as elements that can make them urban aggregators.There are five case studies, located in the city of Porto, which show the adaptability of markets to the new programs included and reflect the importance of effective participation of people from the project process to the moment of construction, through their appropriation. They are obvious complements to each other, due to the various experiences they offer to users, being very different from each other in terms of the current programme and of participation.In summary, the work carried out aims to analyse how refurbishment can boost the market with equipment that generates dynamics in the city and what forms and stages participation in this process is possible and relevant.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectMercadopor
dc.subjectReabilitaçãopor
dc.subjectPortopor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectApropriaçãopor
dc.subjectMarketeng
dc.subjectPortoeng
dc.subjectProgrameng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectAppropriationeng
dc.titleO Mercado como Gerador de Urbanidade. Casos de estudo na cidade do Porto.por
dc.title.alternativeThe Market as a Generator of Urbanity. Case studies in the city of Porto.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleO Mercado como Gerador de Urbanidade. Casos de estudo na cidade do Porto.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202743314-
thesis.degree.disciplineArquitectura-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquitetura-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Arquitectura-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAraújo, Maria de Sousa Lopes Borges de::0000-0001-5717-7999-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriSilva, Walter Rossa Ferreira da-
uc.degree.elementojuriCoelho, Carolina da Graça Cúrdia Lourenço-
uc.degree.elementojuriOliveira, Vitor Manuel Mestre de-
uc.contributor.advisorCoelho, Carolina da Graça Cúrdia Lourenço-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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