Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95341
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dc.contributor.advisorPessoa, Maria Teresa Ribeiro-
dc.contributor.authorMatos, Juraneide Ferreira-
dc.date.accessioned2021-07-13T09:49:27Z-
dc.date.available2021-07-13T09:49:27Z-
dc.date.issued2020-09-29-
dc.date.submitted2020-05-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/95341-
dc.descriptionTese no âmbito do Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractAs rápidas mudanças impostas à sociedade atual exigem que profissionais de todas as áreas se reorganizem continuamente a fim de que se possa responder às novas exigências que emergem constantemente. No segmento da educação e, especificamente, na área da Formação Continuada, não é diferente. Entretanto, apesar dos inúmeros estudos científicos na referida área, difunde-se a necessidade de ressignificação nas propostas formativas que prosseguem, em sua maioria, dando ênfase aos elementos teóricos em detrimento aos problemas que surgem da escola. O número elevado de estudos sobre a Formação Continuada de Professores indica que a persistência nesse formato mais teórico não vem respondendo à nova demanda enfrentada pelos professores da atualidade. E, apesar do número elevado de estudos nessa área, o tema ainda não se esgotou. Num cenário de expectativas por mudanças paradigmáticas no segmento da FC no universo educativo, ainda há espaço para ineditismo de estudos na referida área. Compreendendo a necessidade de seguir em busca de estratégias que possam auxiliar na ressignificação da FC na área da educação e fundamentados em autores como Alarcão (1996, 1998, 2003), Behrens (2005), Bonafé (2014, 2015), Estrela (1977, 2010, 2016), Formosinho (1991, 2009), Garcia (1999, 2013), Gatti (2003, 2008), Imbernón (2007, 2009, 2010), Nóvoa (2009, 2013), Perrenoud (2002, 2003), Sacristán (2014) que defendem a Formação Continuada de Professores Centrada na Escola (FCPCE) e valorizam a construção de conhecimento em colaboração de modo coerente, crítico e consciente, realizamos um estudo em modalidade dupla, investigação e ação formativa. Buscamos entender se a Formação Continuada de Professores (FCP) fundamentada nos problemas oriundos do espaço escolar, realizada por um formador conhecedor do contexto de trabalho dos professores, especificamente o Coordenador Pedagógico (CP) ou Diretor de Turma (DT), poderia ser um caminho positivo e significativo de uma ação de formação continuada de formadores para, posteriormente, formar professores do ensino básico em contexto de trabalho. Assim, envolvemos três elementos em nosso estudo, o formador, a estratégia de formação e o local de formação. Dada a valorização às dimensões Coerência, Colaboração, Conscientização, Construção e Criticidade, pela literatura especializada que estimula a FCPCE, e orientados nos fundamentos teóricos que constituem a Teoria da Complexidade, edificada por Edgar Morin e a Teoria do Conhecimento desenvolvida por Paulo Freire, que fomentam o desenvolvimento das referidas dimensões no cenário educativo, desenvolvemos o Programa de Formação Continuada dos 5Cs (PFC5Cs), cujos “5Cs” referem-se às 5 dimensões citadas. É um programa que se propõe ser realizado em FC de professores de qualquer segmento da educação. Partindo do pressuposto de que a mudança na FCP do ensino básico requer antecipada mudança na FC de formadores, e identificando poucas ações específicas de formação continuada para esse segmento propondo mecanismos que discutam os problemas concretos da escola, constituímos nossa investigação com o propósito de cooperar para a Formação Continuada de Professores Formadores de Formação Continuada de Professores do Ensino Básico (FCPFFCPEB), com base na proposta do PFC5Cs. Assim, executado no segmento de FCPFFCPEB, nosso estudo realizou-se em três países lusófonos, Brasil, Cabo Verde e Portugal. Desenvolveu-se em três fases que foram se interconectando nos diferentes momentos da investigação: 1) elaboração do PFC5Cs, que entrelaçam momentos individuais e momentos em colaboração, fundamentados na revisão teórica realizada para tal, mais enfaticamente na revisão da bibliografia que estimula os casos como estratégias de FC, na Teoria da Flexibilidade Cognitiva proposta por Spiro e Colaboradores (1988) que tem os casos como base central, e nas Teoria da Complexidade proposta por Edgar Morin e Teoria do Conhecimento concebida por Paulo Freire, ambas constituídas com amplo estímulo ao desenvolvimento de Coerência, Colaboração, Conscientização, Construção e Criticidade no sistema educativo; 2) a elaboração da ação formativa, orientada pelo PFC5Cs. 3) A implementação e o desenvolvimento da ação, que sucedeu em modalidade de Investigação-Ação, instrumento metodológico orientado à mudança, e em formato de oficina. Também nessa fase ocorreu a recolha de dados para posterior análise. Todas as fases da pesquisa foram alicerçadas no paradigma qualitativo crítico interpretativo e o tratamento dos dados teve como suporte a técnica de análise de conteúdo. Os componentes da pesquisa foram Coordenadores Pedagógicos e Diretores de Turmas. Compreendemos que este estudo colabora para a imprescindível reflexão sobre o espaço e a função da FCFFCPEB com base nos casos concretos e dos CPs/DTs como Formadores de Formação Continuada de Professores em contexto de trabalho, utilizando o PFC5Cs.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsembargoedAccesspt
dc.subjectFormação Continuada Centrada na Escolapt
dc.subjectCasos para estudopt
dc.subjectFormação do Formadorpt
dc.subjectCoordenador Pedagógicopt
dc.subjectPrograma de Formação Continuada 5Cspt
dc.titlePrograma de Formação Continuada dos 5Cs (PFC5Cs): Um Estudo no Brasil, Cabo Verde e Portugalpt
dc.typedoctoralThesispt
degois.publication.locationUniversidade de Coimbra - FPCE - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educaçãopt
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2022-03-28*
dc.identifier.tid101488904pt
dc.subject.fosDomínio/Área Científica: Ciências Sociaispt
dc.subject.fosCiências da Educação - Formação de Professorespt
thesis.degree.disciplineID03019053-
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.leveldoutor-
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Educação, especialização em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professorespt
thesis.degree.grantorUnit00507::Universidade de Coimbra - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educaçãopor
uc.date.periodoembargo0por
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo545pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
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FPCEUC - Teses de Doutoramento
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