Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/95264
Title: Da Charamela da Universidade de Coimbra: do século XVIII à actualidade e a importância no cerimonial académico
Authors: Pereira, Francisco Manuel Relva
Orientador: Santos, Maria José Azevedo
Monteiro, Maria do Amparo Carvas
Keywords: Universidade de Coimbra; cerimonial; charamela; menestréis; música; trombetas; charameleiro; University of Coimbra; cerimonial; charamela; minstrels; music; trump; “charameleiro”
Issue Date: 22-Jan-2021
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A presente Tese tem como objecto a “Charamela da Universidade de Coimbra”, que é um grupo de músicos que presta um brilho especial às cerimónias da academia coimbrã, sendo também uma formação musical ímpar no nosso País, granjeando por isso de todos os quadrantes académicos um dedicado afecto e uma atenção especial. Enquanto padrão musical de referência na Alma Mater desde há séculos, alia-se a sua contextualização histórica e importância nos cerimoniais do século XVIII à actualidade. Prosseguindo a sua acção musical através dos séculos, a Charamela conheceu diversas transformações na sua composição instrumentística, repertório e indumentária corporativa, em função dos regimes políticos e das disposições do cerimonial de Estado. A partir da documentação existente, enquadrou-se a Charamela nos cenários urbanos, periurbanos e no ambiente académico, sendo de facto essa a razão principal deste estudo, esperando que o mesmo possa contribuir para aclarar algumas dúvidas sobre este assunto. Esta Tese foi dividida em duas partes distintas, contendo a primeira cinco e a segunda três capítulos, respectivamente. Todos contribuirão para uma “viagem” ao universo deste grupo musical, aliado a conteúdos que historicamente se cruzam, a fim de percebermos o que engloba a Charamela, a sua envolvência cultural e o contexto cerimonialístico e ritualístico. Memórias iconográficas, variações e transformações da farda de gala dos charameleiros, bem como a descoberta de outro hino académico e a identificação dos autores da sua música e letra, transcrições musicais feitas de novo, partituras para Orquestra de Sopros, entre outras, são algumas das novidades que apresenta. Presta-se também particular atenção aos contextos de actuação deste ensemble instrumental, que, até inícios do século XIX, foi comum a diversas universidades europeias e hispano-americanas, e aos municípios europeus. Abordámos ainda a sua relação de proximidade com os “altos menestréis” de Estado, cujo olhar reforçado (nas fontes) aumentou a variedade do instrumentário utilizado. Por fim, a conclusão expõe todo o trabalho realizado, servindo o esforço investigativo teórico-prático como motivação e impulso para a realização de outros trabalhos de investigação, com base neste que agora se apresenta.
This research’s subject is the "Charamela of the University of Coimbra", wich is a group of musicians that brings a special sparkle to the University’s ceremonies, while being a unique formation in the country, it draws special attention and affection from all academic corners. As a benchmark in Alma Mater for centuries its historical context and importance in ceremonials is allied since XVIII to nowadays. Proceeding its musical path throughout the centuries, it met several changes in its instrumental composition, repertoire and corporate attire according to political regimes and state ceremonials. Based on existing documentation, the "Charamela" was framed in both urban, peri-urban and academic environments, being in fact the main reason of this study, hoping that it can contribute to clarify some doubts on the subject. This thesis was divided into two distinct parts having the first containing five chapters and the second containing three chapters. Together they will provide a journey to this musical group’s universe, combined with various content that when historically crossed allows one to understand everything that involves "Charamela" clarifying its cultural significance as well as their ceremonial and ritual contexts. Iconographic memories, variations of customs / uniforms of charamela members, the finding of another hymn and identification of the authors of their music and lyrics, musical transcriptions made again, sheets for Wind Orchestra, amongst others are some of the new developments presented. Particular attention is made to this instrumental ensembles actuation contexts, which since the beginning of XIX century was common in diverse european and Hispanic-American universities, and european municipes. The close relation to state minstrels is also aproached, whose reinforced look (in the sources) led to an increase in the used instrumental. Finally the conclusion exposes all the work done, serving the theoretical-practical investigations motivation and momentum to carry out other research based on this work that now presents itself.
Description: Tese de Doutoramento em Estudos Artísticos na especialidade de Estudos Musicais, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/95264
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Artes - Teses de Doutoramento
UC - Teses de Doutoramento

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