Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95114
Title: A expressão plástica e dramática no 1.º ciclo do ensino básico: programa de educação estética e artística
Other Titles: PLASTIC AND DRAMATIC EXPRESSION IN THE 1st BASIC EDUCATION CYCLE: AESTHETIC AND ARTISTIC EDUCATION PROGRAM
Authors: Fernandes, Cristiana Isabel Domingues
Orientador: Silva, Maria Helena Lopes Damião
Keywords: Primeiro Ciclo do Ensino Básico; Educação Estética e Artística; Expressão Plástica; Expressão Dramática; Elementary Education; Aesthetic and Artistic Education; Plastic Expression; Dramatic Expression
Issue Date: 26-Feb-2021
Serial title, monograph or event: A EXPRESSÃO PLÁSTICA E DRAMÁTICA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente Relatório de Estágio Curricular – A Expressão Plástica e Dramática no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Programa de Educação Estética e Artística – retrará o trabalho desenvolvido no ano letivo de 2019/2020 para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Uni-versidade de Coimbra. O Estágio Curricular consistiu na realização, em contexto escolar, do Programa de Educação Estética e Artística existente no currículo nacional do aluno, devidamente estruturado e adaptado a cada idade estudantil.O presente relatório é constituído por duas partes: a primeira, Enquadramento teórico, apresenta o currículo nacional desse ciclo de ensino, bem como o sentido e lugar que o mencionado programa aí tem; a segunda parte, Atividades de Estágio, sistematiza as atividades pedagógicas realizadas na dita Escola, que envolveram dez turmas do pri-meiro ao quarto ano de escolaridade.As atividades de estágio desenvolvidas inserem-se no Programa de Educação Es-tética e Artística, e decorriam no tempo de quarenta e cinco minutos por turma, desde o primeiro ao quarto ano de escolaridade, semanalmente. O tempo escasso disponibilizado para a expressão artística para cada turma justifica-se pela primazia dada às restantes disciplinas e à falta de formação dos professores para lecionar a Expressão Plástica e Dramática. No entanto, é sabida a vontade do Ministério da Educação de estabelecer parâmetros de avaliação das expressões artísticas aos alunos, pois é um programa pouco valorizado no ensino nacional. O estágio decorreu da colaboração de projetos relaciona-dos com a Educação Estética e Artística, entre alguns agrupamentos de escolas de Co-imbra e a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Co-imbra. Por fim, é de enaltecer as boas relações das Universidades com a comunidade escolar pública em proporcionar a realização de bons projetos educativos.
This Curricular Internship Report - Plastic and Dramatic Expression in the 1st Cycle of Basic Education: Aesthetic and Artistic Education Program - will reflect the work developed in the academic year 2019/2020 to obtain the master’s degree in Educa-tional Sciences by the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the Universi-ty of Coimbra. The Curricular Internship consisted of carrying out, in a school context, the Aesthetic and Artistic Education Program existing in the student's national curricu-lum, properly structured and adapted to each student age.The present consists of two parts: the first, Theoretical Framework, presents the national curriculum of this teaching cycle, as well as the meaning and place that the pro-gram report has there; the second part, Internship Activities, systematizes as pedagogical activities carried out at school, which involved ten classes from the first to the fourth year of schooling.The progress activities developed are part of the Aesthetic and Artistic Educa-tion program and took place in the time of forty-five minutes per class, from the first to the fourth year of schooling, weekly. The scarce time available for an artistic expression for each class is justified by the primacy given to the other subjects and the lack of train-ing of teachers to teach a Plastic and Dramatic Expression. However, the willingness of the Ministry of Education to establish parameters for evaluating artistic expressions for students is well known, as it is a program that is little valued in national education. The internship resulted from the collaboration of projects related to Aesthetic and Artistic Education, between some groupings of schools in Coimbra and the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. Finally, it is to be highlighted as good relations between Universities and the public-school community in carrying out good educational projects.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/95114
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio Cristiana.pdf1.72 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons