Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95024
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFestas, Maria Isabel Ferraz-
dc.contributor.advisorPereira, Marcelino Arménio Martins-
dc.contributor.authorFreire, Cláudia Margarida Brito-
dc.date.accessioned2021-05-31T11:00:21Z-
dc.date.available2021-05-31T11:00:21Z-
dc.date.issued2020-10-09-
dc.date.submitted2019-08-27-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/95024-
dc.descriptionTese no âmbito do Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractCom a entrada no 1.º ciclo do ensino básico, a aprendizagem da leitura constitui um marco importante, não só pelos processos que envolvem a sua aquisição, mas também pela transversalidade que representa, uma vez que o ato de ler é inerente a todas as áreas disciplinares e a eficácia do seu desempenho pode ser determinante no sucesso escolar do aluno. Daí que seja facilmente percetível que, perante dificuldades na leitura, se adivinhem constrangimentos na aquisição das aprendizagens. Neste caso, o 2.º ano de escolaridade é significativamente apontado pela elevada taxa de retenção precoce, sendo as dificuldades na leitura indicadas como a causa mais eminente, tal com testam diversos estudos. O presente estudo de investigação incide na problemática da leitura e da dislexia. Os alunos com dislexia apresentam uma dificuldade significativa no reconhecimento automático de palavras, condicionando a velocidade da leitura e comprometendo a sua compreensão. Perante a complexidade que a dislexia envolve, as suas consequências e, sobretudo, a escassez de recursos educativos em Portugal para ajudar estes alunos, surgiu o interesse em aprofundar a temática. A recente plataforma AEA - Ainda Estou a Aprender - surge como um recurso educativo de acesso livre, que tem como objetivo avaliar e intervir no âmbito da aprendizagem da leitura, nomeadamente em alunos que apresentam dificuldades. No entanto, não se conhecem estudos que validem a eficácia deste recurso. Assim, pelas consequências que a problemática envolve e pela importância que a intervenção assume, pretendemos neste estudo testar a eficácia do programa de treino de leitura AEA em alunos do 2.º ano com e sem dificuldades de leitura, em escolas do 1.º ciclo da região do Ribatejo. Para este efeito, no ano letivo 2017-2018, desenvolvemos um estudo de caráter quase experimental com 92 alunos que faziam parte das 22 turmas envolvidas que integravam 12 estabelecimentos de ensino dos cinco agrupamentos de escolas constituintes deste estudo. Perante o design metodológico, os alunos encontravam-se distribuídos por quatro grupos, dois de controlo (com e sem dificuldades na leitura) e dois experimental (com e sem dificuldades na leitura), no sentido de medir o impacto do programa AEA na precisão e na fluência leitora dos alunos. Desta forma, enquanto os grupos experimental usufruíram do programa AEA, individualmente ou em pequeno grupo, durante 18 sessões de cerca de 30 minutos cada, distribuídas por seis semanas, os grupos de controlo não seguiram o programa, cumprindo as atividades letivas, em contexto de sala de aula com o professor titular de turma. Os quatro grupos foram submetidos a três momentos de testes (pré testes, pós-testes e follow-up) com o intuito de apurar se os grupos que receberam intervenção (com e sem dificuldades) melhoraram em relação aos grupos de controlo (com e sem dificuldades). De facto, os testes aplicados permitiram aferir a equivalência entre os alunos sem dificuldades na leitura (grupo experimental e controlo) e entre os alunos com dificuldades (grupo experimental e controlo) no desempenho inicial ao nível da precisão e da fluência leitora, apurar os ganhos obtidos nestas duas competências após a implementação do programa AEA e a confirmação destes ganhos, na fase final de testes. Após a aplicação do programa AEA, e mediante a análise dos dados obtidos, registaram-se diferenças estatisticamente significativas entre os grupos experimental e os grupos de controlo, tanto ao nível da precisão como da fluência leitora. Com efeito, os alunos que usufruíram do programa AEA, quer os alunos normoleitores, quer os alunos com dificuldades, registaram um desempenho manifestamente superior em ambas as competências. No que concerne aos grupos experimental há a declarar que, enquanto os alunos normoleitores registaram mais ganhos ao nível da precisão do que na fluência, ao invés, os alunos com dificuldades na leitura apresentaram mais ganhos na fluência do que na precisão. De facto, e embora a amostra deste estudo seja particularmente reduzida, os resultados parecem mostrar que o programa AEA contribui significativamente para a melhoria da precisão e da fluência leitora dos alunos sem e com dificuldades na leitura, constituindo um excelente recurso educativo Português. Perante a heterogeneidade de alunos que marca o contexto educativo Português, estas evidências apresentam-se como relevantes, podendo ter implicações na melhoria da prática educativa na aprendizagem da leitura.pt
dc.description.abstractWith the entry into the 1st cycle of basic education, the learning of reading is an important milestone, not only by the processes that involve their acquisition, but also by the transversely that represents, since the act of reading is inherent in all disciplinary areas and the effectiveness of its performance can be a determining factor in student achievement. Hence it is easily perceived that, in the face of reading difficulties, one can guess at the acquisition of learning. In this case, the 2nd year of schooling is significantly indicated by the high rate of early retention, and reading difficulties are indicated as the most imminent cause, as several studies test. This research study focuses on the problem of reading and dyslexia. Students with dyslexia have a significant difficulty in automatic word recognition, conditioning reading speed and compromising their comprehension. Given the complexity that dyslexia involve, their consequences and, above all, the scarcity of educational resources in Portugal to help these students, the interest in deepening the theme emerged. The recent platform “I'm Still Learning” emerges as an open access educational resource, which aims to evaluate and intervene in the field of learning to read, particularly in students who have difficulties. However, there are not known studies that validate the effectiveness of this resource. Thus, due to the consequences that the problem involves and the importance that the intervention assumes, in this study we intend to test the effectiveness of the AEA reading training program in 2nd grade students with and without reading difficulties, in 1st cycle schools from the Ribatejo region. For this purpose, in the school year 2017-2018, we conducted a quasi-experimental study with 92 students who were part of the 22 involved classes that were part of 12 schools from the five school clusters of this study. Before the methodological design, the students were divided into four groups, two control (with and without reading difficulties) and two experimental (with and without reading difficulties), in order to measure the impact of the program “I`m still learning” on the accuracy and in the reading fluency of the students. Thus, while the experimental groups enjoyed the program “I`m still learning”, individually or in small groups, during 18 sessions of about 30 minutes each, distributed over six weeks, the control groups did not follow the program, fulfilling the teaching activities, in the context of classroom with their teacher. The four groups underwent three test times (pre-tests, post-tests and follow-up) in order to determine whether the intervention groups (with and without difficulties) improved compared to the control groups (with and without difficulties). In fact, the applied tests allowed to verify the equivalence between the students without reading difficulties (experimental and control group) and between the students with difficulties (experimental and control group) in the initial performance in terms of accuracy and reading fluency, to determine the gains obtained in these two competencies after the implementation of the program “I`m still learning” and the confirmation of these gains in the final testing phase. After the application of the program “I`m still learning”, and by analysing the data obtained, there were statistically significant differences between the experimental and control groups, both in terms of accuracy and reading fluency. In fact, students who took the program “I`m still learning”, both normoleitor students and students with difficulties, showed a markedly superior performance in both competences. Regarding the experimental groups, it should be noted that while normoleitor students had more gains in accuracy than in fluency, students with reading difficulties had more gains in fluency than in accuracy. In fact, and although the sample of this study is particularly small, the results seem to show that the program “I`m still learning” contributes significantly to improving the accuracy and reading fluency of students with and without reading difficulties, constituting an excellent Portuguese educational resource. Given the heterogeneity of students that marks the Portuguese educational context, these evidences are relevant and may have implications for the improvement of educational practice in reading learning.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectDislexiapt
dc.subjectFluência Leitorapt
dc.subjectIntervençãopt
dc.subjectPrograma Ainda Estou a Aprenderpt
dc.subjectDyslexiapt
dc.subjectReading Fluencypt
dc.subjectInterventionpt
dc.subjectProgram “I`m still learning”pt
dc.titleEstudo da eficácia de um programa de treino de leitura para alunos com e sem dificuldades de leiturapt
dc.typedoctoralThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2020-10-09*
dc.identifier.tid101568975pt
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispt
thesis.degree.disciplineID03019053-
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.leveldoutor-
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professorespt
thesis.degree.grantorUnit00507::Universidade de Coimbra - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educaçãopor
uc.date.periodoembargo0por
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1720-1488-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1468-2124-
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FPCEUC - Teses de Doutoramento
Show simple item record

Page view(s)

283
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

511
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.