Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/95019
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBrás, Gonçalo Rodrigues-
dc.contributor.authorPreto, Miguel Torres-
dc.contributor.authorDaniel, Ana Dias-
dc.contributor.authorTeixeira, Aurora Amélia Castro-
dc.date.accessioned2021-05-27T11:14:15Z-
dc.date.available2021-05-27T11:14:15Z-
dc.date.issued2021-05-
dc.identifier.issn1645-586Xpt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/95019-
dc.description.abstractEste estudo testa a multidimensionalidade de Universidade Empreendedora (UE) e visa aferir o respetivo contributo para a competitividade regional. Com base em 619 respostas de estudantes, professores e outros colaboradores de dez universidades públicas portuguesas, foi efetuada uma análise fatorial confirmatória e uma estimação de regressão linear múltipla. O construto da UE é confirmado, comprovando a adequação das escalas para o contexto destas universidades. Os resultados mostram que os cinco fatores associados à UE - processos internos, medidas de apoio ao empreendedorismo, colaboração internacional, estratégia de financiamento e estrutura organizacional - contribuem positivamente para a perceção de competitividade regional, acentuando a função das universidades públicas enquanto polos de transferência de conhecimento dinamizadores da competitividade regionalpt
dc.description.abstractThe aim of this study is to test the multidimensionality of the Entrepreneurial University (EU) construct, and to assess the contribution of EU to regional competitiveness. Based on 619 responses from students, faculty, and staff from ten Portuguese public universities we undertook a confirmatory factor analyses and multiple linear regression model estimations. The proposed EU construct was confirmed, thus proving the adequacy of scales for the context of those universities. Overall, the findings show that the five associated factors to EU - internal processes, entrepreneurial support measures, international collaboration, financing strategy and organizational structure - make a positive contribution to the perception of regional competitiveness, highlighting the role of public universities as poles of technological transfer which enhance regional competitiveness.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherAssociação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR)pt
dc.relationPTDC/IVC-PEC/5514/2014/Universidade Empreendedora: o caso da Educação Superior em Portugal e o seu impacto na competitividade regionalpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectUniversidade empreendedorapt
dc.subjectOrientação empreendedorapt
dc.subjectUniversidades públicas portuguesaspt
dc.subjectCompetitividade regionalpt
dc.subjectPortugalpt
dc.subjectEntrepeneurial Universitypt
dc.subjectEntrepeneurial orientationpt
dc.subjectRegional competitivenesspt
dc.titleDimensões da universidade empreendedora e o seu papel na perceção de competitividade regionalpt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage29pt
degois.publication.lastPage47pt
degois.publication.locationAngra do Heroísmopt
degois.publication.titleRevista Portuguesa de Estudos Regionaispt
dc.date.updated2021-05-27T09:47:09Z-
dc.peerreviewedyespt
degois.publication.volume58pt
dc.description.version461E-088F-70B5 | Gonçalo Rodrigues Brás-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-2538672-
dc.date.embargo2021-05-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
crisitem.project.grantnoPTDC/IVC-PEC/5514/2014-
crisitem.author.deptFaculty of Economics-
crisitem.author.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.author.orcid0000-0002-8704-4035-
Appears in Collections:I&D CeBER - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
RPER.pdf340.08 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

105
checked on Oct 15, 2021

Download(s)

34
checked on Oct 15, 2021

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.