Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/95018
Title: Impressão: um olhar sobre três artistas contemporâneos
Authors: Nunes, Edna Mara de Moura 
Orientador: Santos, Maria Alice Barriga Geirinhas dos
Sardo, Delfim José Gomes Ferreira
Keywords: Impressão; Arte Contemporânea; Procedimentos de Impressão; Gravura; José Pedro Croft; Cao Guimarães; Giuseppe Penone; Printing; Contemporary art; Impresión; Arte Contemporaneo
Issue Date: 1-Oct-2020
Place of publication or event: Belo Horizonte - Brasil
Abstract: Esta Tese investiga a noção de Impressão, do ponto de vista conceitual, a partir de três artistas contemporâneos: José Pedro Croft, Cao Guimarães e Giuseppe Penone. Examinou-se o corpus das suas obras, detendo o olhar nos modos de Impressão utilizados por cada artista, guardadas as especificidades advindas de diferentes contextos culturais e meios de expressão em arte. A contribuição da Tese reside no encorajamento de pesquisadores da Arte Contemporânea, no sentido de avançarem na noção expandida de Impressão por meio do seu entendimento literal. Hoje, os procedimentos de Impressão transitam desde a tradição (gravuras, frottages, monotipias, moldagens, etc.) a outros procedimentos de Impressão advindos das novas tecnologias. Nesta Tese, focalizou-se a Impressão, revisitada enquanto noção na contemporaneidade, que vai além da técnica, que atualiza o gesto humano de se fazer presente e se individualizar por meio da criação de imagens únicas ou da utilização da sua reprodutibilidade por diversos meios de expressão em arte. Considerou-se a noção de Impressão apontada por Georges Didi-Huberman, revisitando Walter Benjamin em diálogo com Rosalind Krauss no século XX. O método empregado foi o de análise comparativa das obras dos três artistas, em diversas mídias: gravura em metal, desenho, livro de artista, fotogravura e escultura (Croft); fotografia, videoinstalação e cinema (Guimarães); escultura, cerâmica, fotografia, frottage e desenho (Penone). A partir da análise das obras do corpus dos três artistas, evidenciou-se que as reflexões teórico-práticas desenvolvidas por Croft, Guimarães e Penone, acerca da Impressão, apontam para um campo ampliado que tem o poder de abertura, de romper margens, extrapolar, transformar a matéria em algo sensível. A percepção estética observada nos três artistas acerca da noção de Impressão nos provoca, nos instiga, nos faz avançar no entendimento de que a Impressão, nos vários campos da Arte Contemporânea, tem se desdobrado e expandido por meio das suas experimentações processual e conceitual, instaurando uma possível mobilidade do fruidor.
This thesis investigates the impression, from the conceptual point of view, in three contemporary artists: José Pedro Croft, Cao Guimarães and Giuseppe Penone. The corpus of his works was examined, focusing on the modes of impression explored in each one, preserving the specificities arising from different cultural contexts and means of expression in art. The thesis's contribution lies in encouraging researchers in the art of engraving to advance the concept of Impression beyond their merely literal understanding. Nowadays, the Printing procedures go from the tradition (engraving, frottages, monotypes) to other Printing procedures coming from the new technologies. In this thesis was focused the impression, as concept, in contemporary art, which is more than technical, it is also the human gesture of being present and individualized through images and their capacity to reproduce them, through various means of expression in art. The notion of Impression suggested by Georges Didi-Huberman (2011) was considered as "the product of two images, the real image and the unreal image". The method used was the comparative analysis of the works of the three artists, in different means of expression: engraving and monotype, artist’s books and photogravures (Croft); video installation, photography, cinema (Guimarães); sculptures and drawings (Penone). From the analysis of the experiments of the three artists, it was shown that the theoretical-practical reflections developed by Croft, Guimarães and Penone, about Printing, point to an expanded field that has the power of opening, breaking margins, extrapolating, transforming matter in motion. The aesthetic discussion of these three artists about Impression provokes us, instigates us, makes us advance in the understanding that contemporary engraving has been renewed, by its valid conceptual experimentation, about Impression as concept, as idea.
Esta tesis investiga la impresión, desde el punto de vista conceptual, en tres artistas contemporáneos: José Pedro Croft, Cao Guimarães y Giuseppe Penone. Se examinó el corpus de sus obras, deteniendo la mirada en los modos de impresión explorados en cada uno, guardando las especificidades provenientes de diferentes contextos culturales y medios de expresión en arte. La contribución de la tesis reside en el aliento a investigadores del arte del grabado en el sentido de avanzar en el concepto de la impresión más allá de su entendimiento meramente literal. Hoy, los procedimientos de impresión transitan desde la tradición (grabados, flotas, monotipias) a otros procedimientos de Impresión provenientes de las nuevas tecnologías. En esta tesis se enfocó la impresión, en cuanto concepto, en arte contemporáneo, que es más que técnica, es también el gesto humano de hacerse presente y individualizarse por medio de imágenes y de su capacidad de reproducirlas, a través de diversos medios de expresión en arte. Se consideró la noción de impresión sugerida por Georges Didi-Huberman (2011) como "el producto de dos imágenes, la imagen real y la imagen irreal". El método empleado fue de análisis comparativo de las obras de los tres artistas, en medios de expresión diferentes: grabado y monotipia, libros de artista y fotograbado (Croft); videojuegos, fotografía, cine (Guimarães); esculturas y diseños (Penone). A partir del análisis de las experimentaciones de los tres artistas, se evidenció que las reflexiones teórico-prácticas desarrolladas por Croft, Guimarães y Penone, acerca de la impresión, apuntan a un campo ampliado que tiene el poder de apertura, de romper márgenes, extrapolar, transformar la materia en movimiento. La discusión estética de estos tres artistas acerca de la impresión nos provoca, nos instiga, nos hace avanzar en el entendimiento de que el grabado contemporáneo se ha renovado, por su experimentación conceptual, válida, acerca de la impresión como concepto, como idea.
Description: Tese de doutoramento em Arte Contemporânea apresentada ao Colégio das Artes da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/95018
Rights: openAccess
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UC - Teses de Doutoramento

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