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Title: BRINQUEDOS ADAPTADOS PARA CRIANÇAS COM BAIXA VISÃO AVALIAÇÃO DE RECURSOS
Other Titles: Toys adapted for children with low vision or vision impairment Resource evaluation
Authors: Meneses, Ana Filipa Almeida
Orientador: Almeida, Ana Cristina Ferreira
Keywords: brinquedos adaptados; crianças com deficiência visual; sistema ESAR; descritores de comportamentos de exploração de brinquedos; Adapted toys; children with visual impairments; ESAR system; behavior descriptors of toy exploration
Issue Date: 31-Oct-2019
Serial title, monograph or event: BRINQUEDOS ADAPTADOS PARA CRIANÇAS COM BAIXA VISÃO AVALIAÇÃO DE RECURSOS
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Toda a criança tem direito a brincar. E através das atividades lúdicas aprende e desafia as suas possibilidades, seja qual for a sua condição de saúde ou desenvolvimento e os recursos que lhe são proporcionados. O desenvolvimento humano foi estudado a partir da observação do jogo da criança. Piaget é um dos teóricos de grande notoriedade que concetualizou o desenvolvimento em estádios caracterizados por potenciais de funcionamento preferenciais, observados a nível do jogo sensorial e motor, do jogo simbólico, jogos de construção e jogos de regras. A sua teoria inspirou trabalhos de sistematização das qualidades de brinquedos, o que ficou conhecido por Sistema ESAR, estabelecido por Dénise Garon (1982) e aprimorada também com Doucet e Filion (1989). O que motivou este trabalho foi a intenção de estudar a questão de como promover oportunidades de brincar para crianças com limitações sensoriais, concretamente, ao nível da visão. Paralelamente, pela proximidade com um projeto de adaptação de brinquedos para crianças com deficiência visual (cegueira ou baixa visão) fomos convidadas a dar o contributo da nossa área de especialidade procedendo à classificação dos brinquedos adaptados em função da avaliação das suas qualidades que se entendem affordances para facilitar a brincadeira daquelas crianças e assim proporcionar ocasião de satisfação, do natural prazer de brincar e, ao mesmo tempo, de desenvolvimento e estimulação cognitiva e linguística, afetiva, funcional e social. Assim, esta tese trata da análise de 4 recursos concebidos especificamente para apoiar o brincar de crianças com baixa visão, tendo em vista a avaliação e monitorização do desenvolvimento das crianças, nas diversas facetas, aquando da interação com aqueles recursos ou brinquedos. Concluímos que uma avaliação autêntica e observação situada em contextos de exploração de brinquedos pode ser orientada por uma classificação que consideramos o mais holística e exaustiva possível para possibilitar uma intervenção responsiva às possibilidades de desenvolvimento de cada criança.
Every child has the right to play. And it is through ludic activities that children learns and challenges their own abilities and environment, whatever the health condition or resources that are provided for them. Human development was studied from observing children play. Piaget is a well know scholar who theorized development in stages based on observing children’s play that was characterized by functional features of the play, preferably sensory and motor play, symbolic play, building games or games with rules. Piaget’s theory led to the systematization of quality control in Toys, which is now known as ESAR system established by Dénise Garon (1982) and later improved also by her colleagues Doucet and Filion (1989). Thie motivation for this work was to research how to promote opportunities for children with sensorial impairments play, concretely vision impaired children.Another reason that made this subject spark our interest, was our involvement in a project to adapt toys for children with visual impairments (blindness or low vision). We were invited to help by applying the know-how from our field of expertise, this meant the classification of the adapted toys in relation to the evaluation of its qualities which are called affordances, they enable children with visual impairments to play and therefore provide satisfaction, the natural pleasure of playing and at the same time cognitive and linguistic stimulation, affective, functional and social development.So, this thesis is about the analisis of 4 resources specifically conceived to support children with visual impairments play, keeping in mind the evaluation and monitorization of the children development, in all their different aspects when interacting with one of the resources or the toys. We concluded that a authentic assessment and situated observation in the context of toy exploration can be guided by a classification that we considered to be the most holistic and exhaustive so that we can enable a responsive intervention to the needs of every child development.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94964
Rights: openAccess
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