Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/94962
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Reis, Carlos Francisco de Sousa | - |
dc.contributor.author | Soares, Ana Sofia Peixoto | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-13T22:11:47Z | - |
dc.date.available | 2021-05-13T22:11:47Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-14 | - |
dc.date.submitted | 2021-05-13 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/94962 | - |
dc.description | Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | - |
dc.description.abstract | A proximidade das instituições e técnicos com os destinatários para o reforço das suas competências, incluindo as capacidades de participação individual e colaborativa, ou seja, de cidadania é indicada pela literatura da especialidade em Educação. A Fios e Desafios – Associação de Apoio Integrado à Família (F.D.) foca-se numa intervenção integrada nas áreas de apoio social, de acompanhamento de crianças, jovens, adultos, idosos e respetivas famílias, em situação de risco e exclusão social. Em alguns casos, os contextos carenciais e disfuncionais a que estão expostas estas pessoas e as famílias podem converter-se em riscos entrecruzados que fazem perigar a vida equilibrada e sustentável; daí que a sinalização dos casos com base em caraterização criteriosa seja um trabalho importante. Parta dar resposta aos casos de necessidade comprovada a F.D. apresenta quatro projetos, os quais surgem no seguimento daquilo que é a sua missão, visão e valores: o Programa (Re)Começar, o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), o Salto i (Si) e a Capacitação para a Inclusão (CpI). A partir do projeto SAAS, surgiu, por nossa proposta, o Projeto Recados e Cia. (PRC), um projeto-piloto desenvolvido através de uma intervenção estruturada, tendo em vista a resolução de problemas práticos que surgem no quotidiano de pessoas, que se encontram em situações de carências de sustentabilidade de vida normal, nomeadamente, dificuldades de locomoção e isolamento geográfico e/ou social. A elaboração deste projeto partiu da necessidade evidente de alargar a resposta de acompanhamento a estas pessoas, muito em particular, no que se refere ao apoio à realização das suas atividades de vida diária (AVD). O PRC envolveu a colaboração de três voluntárias dedicadas às AVD e à companhia de seis idosas, mediante seis visitas domiciliárias semanais, visando o auxílio de pessoas selecionadas que se encontravam incapazes de realizar tarefas básicas pelos seus próprios meios. A avaliação do projeto permitiu verificar que, de uma forma geral, as utentes consideraram bastante útil a intervenção e desejam a sua continuidade. O presente relatório pretende descrever o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular, efetuado na Fios e Desafios – Associação de Apoio Integrado à Família, a partir da minha experiência pessoal e profissional, enquanto futura Técnica Superior de Educação. | por |
dc.description.abstract | The proximity of institutions and technicians with the addressees for string theming their competences, including the capacities of individual and collaborative participation, that is, citizenship is indicated by the literatureof the specialty in education. In the Fios e Desafios – Associação de Apoio Integrado à Familia, focuses on an integrated intervention in the areas of social support, monitoring of children, young people, adults, the elderly and their families, in a situation of risk and social exclusion. In some cases, the carential and dysfunctional contexts to which these people and families are exposed can become risks that make life danger ably balanced and sustainable hence, the signalling of cases based on judicious characterization is an important work.Responding to this need the institution presents four projects, which arise as a result of what is your mission, vision and values: the project (Re)Começar, the Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), Salto i (Si) and Capacitação para a Inclusão (CpI). From SAAS project, the Projeto Recados e Cia.(PRC), a pilot project developed through structured intervention with a view to resolving practical problems arising in the daily lives of users without a rear, who are in a situation of geographical and/or social isolation. The preparation of this project was based on the obvious need to extend the accompanying response to these users, in particular in support of their daily activities. The PRC had the collaboration of three volunteers and covered the intervention with six users. In this way, six home visits occurred weekly, with the aim of assisting users who are unable to perform tasks by their own means. The evaluation of the project allowed us to verify that, in general, the users considered the project quite useful and want its continuity.This report intends to describe the work carried outthroughout the curricular internship, effected in the Fios e Desafios – Associação de Apoio Integrado à Familia, from my personal and professional experience, as a future Superior Education Technician. | eng |
dc.language.iso | por | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
dc.subject | capacitação | por |
dc.subject | integração social | por |
dc.subject | integração comunitária | por |
dc.subject | risco | por |
dc.subject | exclusão social | por |
dc.subject | empowerment | eng |
dc.subject | social integration | eng |
dc.subject | community integration | eng |
dc.subject | risk | eng |
dc.subject | social exclusion | eng |
dc.title | Recados para a vida: passo a passo para o desenvolvimento | por |
dc.title.alternative | Scraps for life: step by step for development | eng |
dc.type | masterThesis | - |
degois.publication.location | Porto | - |
degois.publication.title | Recados para a vida: passo a passo para o desenvolvimento | por |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.identifier.tid | 202716627 | - |
thesis.degree.discipline | Ciências da Educação | - |
thesis.degree.grantor | Universidade de Coimbra | - |
thesis.degree.level | 1 | - |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação | - |
uc.degree.grantorUnit | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | - |
uc.degree.grantorID | 0500 | - |
uc.contributor.author | Soares, Ana Sofia Peixoto::0000-0002-1049-7706 | - |
uc.degree.classification | 18 | - |
uc.degree.presidentejuri | Rebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz | - |
uc.degree.elementojuri | Reis, Carlos Francisco de Sousa | - |
uc.degree.elementojuri | Vieira, Cristina Maria Coimbra | - |
uc.contributor.advisor | Reis, Carlos Francisco de Sousa::0000-0002-9675-3810 | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.advisor.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-9675-3810 | - |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório_AnaSofSoares_Revisto.pdf | 9.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License