Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94953
Title: Deteção de mentira: estudo observacional de padrões de comportamento
Other Titles: Lie detection: observational study of behavioral patterns
Authors: Barreira, Pedro Miguel
Orientador: Paixão, Rui Alexandre Paquete
Keywords: Mentira; Personalidade; Engano intencional; Padrão de comportamento; Deception; Personality; Intencional deception; Behavior pattern
Issue Date: 18-Oct-2019
Serial title, monograph or event: Deteção de mentira: estudo observacional de padrões de comportamento
Place of publication or event: FPCEUC
Abstract: A mentira é um tema bastante recorrente no quotidiano das sociedades atuais, desempenhando na área forense um papel crucial. É sabido que este fenómeno pode ter implicações muito amplas nos mais diversos níveis da sociedade comprometendo, muitas vezes, inocentes e "libertando", outras vezes, culpados. O presente trabalho insere-se neste âmbito e tem como principal objetivo compreender, de entre os diversos indicadores, quais são os mais facilmente identificados e atribuídos a relatos verdadeiros e a relatos falsos. Metodologicamente baseia-se num modelo observacional, aplicado a um setting experimental no qual 6 participantes tiveram de indicar a veracidade das afirmações produzidas por vários testemunhos bem como os fatores em que se basearam para aferir as respetivas considerações. Os testemunhos em estudo incluem as respostas (verdadeira e falsa à mesma questão) de 10 sujeitos. Estas respostas foram gravadas em pequenos vídeos havendo deste modo dois ensaios para cada uma das três questões colocadas a cada sujeito (2 x 3 x 10 = 60 vídeos). Posteriormente, num primeiro estudo, foram analisados os vídeos e correlacionados com dados obtidos a partir de questionários administrados aos sujeitos, verificando-se a existência de um padrão comum de resposta ao nível intra e interpessoal, embora neste segundo parâmetro não se tenha concluído a presença de correlacionadores personalísticos. No segundo estudo, os vídeos foram analisados por 6 sujeitos com o propósito de analisarem a relação entre as considerações acerca da veracidade dos relatos e os principais indicadores tidos em conta. Verificou-se a existência de indicadores base para suportar tais considerações, estando estes relacionados com as características vocais, faciais/movimentos e do discurso.
Lying is a recurring theme in the daily lives of today’s societies, playing a crucial role in forensics. It is well known that this phenomenon can have very wide implications at various levels of society, often compromising innocents and sometimes “freeing” the guilty. The present work falls within this scope and its main purpose is to understand, among the various indicators, wich are the most easily identified and attributed to true and false reports. Methodologically it is based on an observational model, applied to an experimental setting in wich 6 participants had to indicate the truth of the statements produced by various testimonies as well as the factors on wich they were based to gauge their considerations. The testimonies under study include the answers (true and false to the same question) of 10 subjects. These answers were recorded in short videos and thus there were two essays, ie, three questions posed to each subject (2 x 3 x 10 = 60 vídeos). Subsequently, on a first study, the videos were analyzed and correlated with data obtained from questionnaires administered to the subjects, verifying the existence of a common response pattern at the intra and interpersonal levels, although in this second parameter the presence was not concluded the presence of personalistic correlators. In the second study, the videos were analyzed by subjects in order to analyze a relationship between considerations about the veracity of the reports and the main indicators shown in the account. Basic indicators were found to detect these considerations, including those related to vocal, facial/movement and speech characteristics.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94953
Rights: openAccess
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