Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94948
Title: Estudo Exploratório sobre as Competências Psicológicas em Jovens atletas no Futebol
Other Titles: Exploratory Study about the Psychological Skills of Young Athletes in Football
Authors: Serigado, Ricardo Alexandre Diogo
Orientador: Santos, Eduardo João Ribeiro
Keywords: futebol; competências psicológicas; coesão grupal; motivação; ansiedade; Football; Psychological Skills; Group Cohesion; Motivation; Anxiety
Issue Date: 29-Oct-2019
Serial title, monograph or event: Estudo Exploratório sobre as Competências Psicológicas em Jovens atletas no Futebol
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE/UC)
Abstract: O presente estudo tem como objetivo avaliar as competências psicológicas em jovens atletas dos escalões de formação de futebol. Neste sentido, procedeu-se ao desenvolvimento de um questionário que pretende reunir um número de habilidades psicológicas que têm impacto direto na performance desportiva dos jovens atletas. Para isso, recorreu-se à elaboração do Questionário de Competências Psicológicas em Contexto Futebolístico, a partir de questionários já existentes: Questionário de Ambiente de Grupo (Carron A.V., Widmeyer, W.N. & Brawley, L.R.,1985); Questionário de Atitudes face ao Desporto (Martin J. Lee, 1996); Inventário das Competências Psicológicas do Desporto (Mahoney, 1987; Mahoney, Gabriel & Perkins, 1987); Athletic Coping Skills Inventory-28 (Smith, Schutz, Smoll & Ptacek, 1995). Para além disto, foi utilizada a Escala de Autoconceito de Piers-Harris 2 (Piers & Hertzberg, 2002).Recorreu-se à análise dos resultados obtidos pelo Questionário de Competências Psicológicas em Contexto Futebolístico, bem como da Escala de Autoconceito de Piers-Harris 2(Piers & Hertzberg, 2002) com o objetivo de fazer um levantamento do impacto das competências psicológicas no área do futebol.Os resultados demonstraram uma elevada coesão grupal nos sujeitos, o que direcciona para o foco no trabalho de equipa. Nos fatores de ansiedade, confiança, motivação e autoperceção do empenho e rendimento, os resultados apresentaram um espetro muito grande de respostas, o que poderá estar associado à multidimensionalidade das competências avaliadas.
The present study has the objetive of evaluating the Psychological Skills on young football athletes at their club. Therefore, we have proceeded to the development of a questionnaire by ghatering pshycological skills that have a direct impact in sports performance of young athletes. In order to do that, the Psychological Skills In Football Context Questionnaire was created through an analysis of the following questionnaires: Group Environment Questionnaire (Carron, A.V., Widmeyer, W.N. & Brawley, L.R., 1985); Sports Attitudes Questionnaire (Martin J. Lee, 1996); Psychological Skills Inventory for Sports – 5 (Mahoney, 1987; Mahoney, Gabriel & Perkins, 1987); Athletic Coping Skills Inventory-28 (Smith, Schutz, Smoll & Ptacek, 1995). It was also applied the Piers-Harris Children's Self-Concept Scale 2 (Piers & Hertzberg, 2002).We then proceeded to the analysis of the results from the Psychological Skills in Football Context Questionnaire and the Piers-Harris Children's Self-Concept Scale 2 (Piers & Hertzberg, 2002), aiming to identify the impact of psychological skills in football.The results indicate high levels of group cohesion of the subjects, who focus on teamwork. The analysis of the factors of anxiety, confidence, motivation and selfperception of commitment and performance, determined that the obtained results have a very width range of responses. This phenomenon could could be associated to the multidimensionality of the evaluated psychological skills, which requires a more structured and compartmentalized questionnaire.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94948
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese MIPEDA Ricardo Serigado versão corrigida.pdf820.01 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

7
checked on Jun 10, 2021

Download(s)

8
checked on Jun 10, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons