Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94934
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dc.contributor.advisorAlmeida, Ana Cristina Ferreira-
dc.contributor.authorSousinha, André António-
dc.date.accessioned2021-05-13T22:07:28Z-
dc.date.available2021-05-13T22:07:28Z-
dc.date.issued2019-10-15-
dc.date.submitted2021-05-13-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94934-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA presente dissertação nasceu da curiosidade dos resultados de um estudo de revisão acerca das investigações que envolvem aprendizagem através de jogos e RPGs. Deste modo, pretende identificar, descrever e relacionar os contextos em que foi estudada a aprendizagem através dos jogos de interpretação de personagens. Tal surge da questão de base de, sabendo que os jogos são uma ferramenta a que muitos teóricos e práticos se referem com pertinência para promover a aprendizagem, até que ponto a abordagem baseada-em-jogos é realmente eficaz? Mais concretamente, o que decorre dos estudos feitos um pouco por todo um mundo acerca da análise da eficácia dos jogos de interpretação de personagens (ou role-play games) nas aprendizagens? O método utilizado é de pesquisa de documentos e de revisão sistemática da literatura, incluindo revisão de investigações com componente experimental realizadas desde o ano 2000 (nos últimos 19 anos). Aplicados critérios sistemáticos de inclusão/exclusão de estudos a considerar na análise, foram considerados 37 estudos. Os resultados indicam que a pesquisa dentro do tema se encontra na sua maioria nos centros de desenvolvimento tecnológico do mundo, desde os Estados Unidos da América até à Malásia. Além disso, 24 dos 37 estudos evidenciam resultados positivos, em termos de eficácia, para aprendizagem através de jogos de interpretação de personagens. Destes estudos, os que se encontraram mais eficazes na sua aprendizagem são os estudos de matérias científicas e linguísticas.por
dc.description.abstractThis master thesis was created with the intent to understand the results of a systematic review of the research that involved Game-based Learning and Role-play games. It intends to identify, describe and relate the contexts in which learning was studied through role-playing games. This need arises from the base question of, knowing that games are a tool to which many theorists and practitioners pertinently refer to promote learning, to what extent is the game-based approach effective? More specifically, what are the results of studies from around the world that analyze the effectiveness of role-playing games in learning? The method used is a document search and a systematic literature review, including a review of investigations with experimental components produced since 2000 (in the last 19 years). After the appliance of systematic inclusion/exclusion criteria for study selection, 37 studies were considered. The results indicate that research on the subject is mostly in the world's technological development centers, from the United States of America to Malaysia, although there are other countries (Greece, Spain, Brazil, Thailand, Czech Republic, Canada, and others) that are involved most of the studies come from this places, In addition, 24 of the 37 studies showed positive results in terms of effectiveness for learning through role-playing games. The findings also reported that the effectiveness of learning was more pronounced in the disciplines of linguistics and scientific courses.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectAprendizagem através dos jogospor
dc.subjectGBLpor
dc.subjectRPGpor
dc.subjectJogos de Interpretação de Personagenspor
dc.subjectRevisão sistemática da literaturapor
dc.subjectGame-based Learningeng
dc.subjectGBLeng
dc.subjectRPGeng
dc.subjectRole-playing gameseng
dc.subjectSystemic literature revieweng
dc.titleAnálise sistemática de investigações acerca de aprendizagem baseada em jogos (GBL) e em jogos de interpretação de personagens (RPG)por
dc.title.alternativeSystematic analysis of investigations about game-based learning (GBL) and role-playing games (RPG)eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleAnálise sistemática de investigações acerca de aprendizagem baseada em jogos (GBL) e em jogos de interpretação de personagens (RPG)por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202716635-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSousinha, André António::0000-0002-8108-9152-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriFerro, Maria Jorge Santos Almeida Rama-
uc.degree.elementojuriAlmeida, Ana Cristina Ferreira-
uc.degree.elementojuriFigueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro-
uc.contributor.advisorAlmeida, Ana Cristina Ferreira::0000-0003-4181-2868-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4181-2868-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
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