Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94923
Title: Os efeitos da dança no desenvolvimento humano
Other Titles: The effects of dance on human development
Authors: Correa, Maria Cristina Lopes Quina
Orientador: Urbano, Pedro Manuel Malaquias Pires
Keywords: Psicologia do Desenvolvimento; Psicologia Evolutiva; Dança; Funções Executivas; Developmental Psychology; Evolutionary Psychology; Dance; Executive Functions
Issue Date: 14-Oct-2019
Serial title, monograph or event: Os efeitos da dança no desenvolvimento humano
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Abstract: Introdução: A evolução trouxe o movimento que, por sua vez, trouxe o sistema nervoso. Estes dois aspetos – movimento e sistema nervoso – interagem num processo evolutivo altamente complexo que culminou na espécie humana. Uma vez que estes aspetos estão intimamente relacionados, a dança – um movimento de alta complexidade que requer domínio sobre o corpo – poderá ter implicações a nível cerebral – suas funções e estrutura – que, por sua vez, influenciam o desenvolvimento de maneira geral. Portanto, o estudo dos efeitos da dança nas funções do cérebro visa compreender, sobretudo, os efeitos do movimento no desenvolvimento humano. Estudos recentes investigaram esta correlação e apontam que a dança pode ter efeitos positivos sobre o desenvolvimento. Método: A pesquisa foi realizada em cinco companhias de dança do Rio de Janeiro e de São Paulo com 64 bailarinos profissionais (31 homens e 33 mulheres). As idades variaram entre 18 e 50 anos (média de 27.34). Foram aplicados o teste STROOP e o inventário BRIEF-A. Os sujeitos também preencheram um questionário sobre seu histórico com a dança. Resultados: Em relação às correlações significativas mulheres obtiveram pontuação superior aos homens no inventário “Organização de Materiais” do BRIEF-A. Já no teste STROOP mulheres obtiveram pontuações significativamente superiores na escala Palavra e na escala Cor. Também foi registrada uma correlação significativa de sinal negativo entre a frequência anual de apresentação em palco e a Interferência do teste STROOP – porém, de baixa magnitude. Também foi significativa a correlação de sinal negativo entre a frequência das aulas de dança na infância e as escalas do STROOP Cor/Palavra e Interferência. Outros aspetos do histórico do sujeito com a dança na infância e na juventude não apresentaram correlações significativas. Os resultados são discutidos em contexto com a literatura.
Introduction: Evolution has brought movement which has brought the nervous system. . These two aspects - movement and nervous system - interact in an evolutionary process that culminated in the human species. Since these aspects are closely related, dance – a complex movement that requires body mastery – could have implications over the brain – in its functions and structure – which in turn, influence development in general. Therefore, the study of the effects of dance on brain functions aims, mainly, to understand the effects of movement on human development. Recent studies have investigated this correlation and indicate that dance may have positive effects on development. Method: The research was conducted in five dance companies of Rio de Janeiro and São Paulo with professional dancers (N = 64). Ages ranged from 18 to 50 years (mean = 27.34). The STROOP test and the BRIEF-A inventory were applied. The subjects also completed a questionnaire about their dance historic. Results: Regarding the significant correlations, women obtained a higher score than men in the BRIEF-A “Materials Organization” inventory. In the STROOP test, women had significantly higher scores on the Word scale and on the Color scale. There was also a significant negative sign correlation between the annual stage performance frequency and the STROOP test interference - but of low magnitude. Also significant was the negative sign correlation between the frequency of childhood dance classes and the STROOP Color / Word and Interference scales. Other aspects of the subject's dance historic in childhood and youth did not show significant correlations. The results are discussed in context with the literature.
Description: Dissertação de Mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94923
Rights: openAccess
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