Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94917
Title: Estudo acerca da Fiabilidade e Validade do Desenho da Família Cinética
Other Titles: Study on the Reliability and Validity of Kinetic Family Drawing
Authors: Alves, Ana Margarida Ferreira
Orientador: Pereira, Marcelino Arménio Martins
Keywords: Desenho da Família Cinética; Desenho da Família; Estádios de Desenvolvimento do Desenho; Técnicas Projetivas; Kinetic Family Drawing; Family Drawing; Drawing Development Stages; Projective Techniques
Issue Date: 22-Oct-2019
Serial title, monograph or event: Estudo acerca da Fiabilidade e Validade do Desenho da Família Cinética
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: O Desenho da Família Cinética é uma técnica de avaliação projetiva que pretende avaliar as perceções das crianças relativas aos vínculos familiares através da realização de um desenho que tem como instrução “desenhar a sua família a fazer alguma coisa”. Dada a escassez de investigação neste domínio, esta investigação tem um carácter exploratório e teve como objetivo principal analisar a frequência das temáticas abordadas pelo Desenho da Família Cinética, bem como a adequabilidade dos critérios de correção deste instrumento, considerando o contexto português numa escola no Nordeste do país. A amostra é constituída por 50 alunos, distribuídos equitativamente por ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 7 anos e 0 meses e 8 anos e 11 meses. A adequabilidade dos critérios de correção desta prova foi realizada a partir da análise da frequência dos diferentes indicadores que a compõem, fazendo, igualmente, uma análise de cariz mais qualitativo referente aos indicadores que não se integravam no Manual Interpretativo do instrumento. A análise empírica foi realizada através do software estatístico SPSS. Os resultados demonstraram que é necessário proceder-se a uma atualização dos indicadores de análise do DFC, sendo que o que se pode considerar como desviante numa cultura, numa outra poderá ser normativo. Numa perspetiva mais qualitativa, os resultados apontam para a necessidade de incluir novos itens e categorias no instrumento de avaliação, bem como o aperfeiçoamento relativo à cotação dos mesmos, o que minimizará a interferência da subjetividade do avaliador na cotação da prova.
Kinetic Family Drawing is a projective assessment technique that aims to assess children's perceptions of family ties, by drawing a drawing that is designed to “your family doing something, include him”. Due to the lack of research in this field, we aim to explore and investigate the normative frequency of the themes approached by the Kinetic Family Drawing, as well as the adequacy of the correction criteria of this instrument, considering the Portuguese context in a school in the northeast of the country. The sample consists of fifty students, equally distributed between both genres, aged between seven years and zero months old and eigth years and eleven months old. The appropriateness of the correction criteria for this test was performed by analysing the frequency of the different indicators that compose it and by doing a more qualitative analysis regarding the indicators that were not included in the Interpretive Manual of the Kinetic Family Drawing. The empirical analysis was performed using Statistical Package for Social Sciences software. The results showed that it is necessary to update the Kinetic Family Drawing analysis indicators, and what can be considered idiosyncratic in a culture, can be normative in another. In a more qualitative perspective, the results show that it is necessary to include new items and categories in the assessment instrument and to improve their quotation, which will minimize the interference of the subjectivity of the evaluator in the test quotation.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94917
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE.pdf606.44 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

29
checked on Sep 16, 2021

Download(s)

46
checked on Sep 16, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons