Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94894
Title: Desafios da Coordenação Pedagógica: da Motivação ao Acompanhamento e Avaliação da Formação Profissional
Other Titles: Challenges of Pegagogical Coordination: from Motivation to Follow-up ande Evaluation of Vocational Trainig
Authors: Ferreira, Margarida Inês dos Santos
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Keywords: Educação e Formação de Adultos; Coordenação Pedagógica; Formação Profissional; Motivação; Adult Education and Training; Pedagogical Coordination; Vocational Training; Motivation
Issue Date: 30-Jul-2020
Serial title, monograph or event: Desafios da Coordenação Pedagógica: da Motivação ao Acompanhamento e Avaliação da Formação Profissional
Place of publication or event: Centro de Formação Profissional Do It Better, São João da Madeira
Abstract: O presente relatório insere-se no âmbito do estágio curricular do Mestrado de Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que decorreu no centro de formação profissional Do It Better, de São João da Madeira, Aveiro.Este teve início em setembro de 2019 e término em junho de 2020. As atividades desenvolvidas centraram-se na coordenação pedagógica e na realização de uma investigação relacionada com a motivação para os adultos frequentarem a formação profissional.A coordenação pedagógica é uma atividade que esteve presente diariamente no decorrer do estágio, através das tarefas realizadas, através do apoio aos formandos e formadores, auditorias, divulgação da formação nas redes sociais e apoio no trabalho desenvolvido pelas restantes coordenadoras do centro de formação. O projeto de investigação ocorreu junto dos formandos de turmas distintas, em que se pretende compreender quais os motivos dos formandos da Do It Better de São João da Madeira terem optado pela formação profissional. Para a realização do mesmo foi passado um questionário e o respetivo consentimento informado. O projeto de investigação intitulado de Motivos para Frequentar a Formação Profissional contou com a participação de setenta e dois inquiridos, sendo vinte e três do sexo masculino e quarenta e nove do sexo feminino, com grupos etários compreendidos entre “menos de 20 anos” e “50-59 anos”. A análise dos resultados procedeu-se em função do sexo e da faixa etária. Tendo em consideração o sexo, salientamos que, os participantes do sexo feminino frequentam a formação profissional principalmente para obterem novas funções no trabalho, enquanto que os homens para terem um ambiente de trabalho diferente.Ao longo do presente relatório descrevemos as atividades desenvolvidas no âmbito da coordenação pedagógica e analisamos e discutimos os resultados obtidos com a investigação realizada.
This report is part of the curricular internship of the Master of Education and Training of Adults and Community Intervention of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, which took place at the professional training center Do It Better, in São João da Madeira, Aveiro.This started in September 2019 and ended in June 2020. The activities developed focused on pedagogical coordination and conducting research related to the motivation for adults to attend vocational training.Pedagogical coordination is an activity that was daily present during the internship, through the tasks performed, through support to trainees and trainers, audits, dissemination of training on social networks and support in the work developed by the other coordinators of the training center.The research project took place with the trainees of different classes, in which it is intended to understand the reasons why the trainees of Do It Better in São João da Madeira have opted for professional training. For the realization of the same, a questionnaire and the respective informed consent were passed. The research project entitled Reasons to Attend Vocational Training was attended by seventy-two respondents, twenty-three males and forty-nine females, with age groups ranging from “under 20 years old” to “50-59 years”. The analysis of the results was made according to sex and age group. Taking gender into account, we emphasize that female participants attend vocational training mainly to obtain new jobs at work, while men say it will be to have a different work environment.Throughout this report, we describe the activities developed within the scope of pedagogical coordination and analyze and discuss the results obtained with the research carried out.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94894
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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