Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94865
Title: A Interdisciplinaridade na Instituição dos Cuidados aos Idosos: o Caso do Lar de Câmara de Lobos, IPSS - Associação Atalaia Living Care.
Other Titles: Interdisciplinarity in the Elderly Care Institution: The Case of Lar de Câmara de Lobos, IPSS - Associação Atalaia Living Care.
Authors: Vasconcelos, Mariana Freitas
Orientador: Luz, Maria Helena Gomes dos Reis Amaro da
Keywords: Envelhecimento; Estrutura Residencial para Pessoas Idosas; Interdisciplinaridade; Serviço Social; Aging; Residential Structure for Elderly People; Interdisciplinarity; Social Work
Issue Date: 23-Jul-2020
Serial title, monograph or event: A Interdisciplinaridade na Instituição dos Cuidados aos Idosos: o Caso do Lar de Câmara de Lobos, IPSS - Associação Atalaia Living Care.
Place of publication or event: Lar de Câmara de Lobos, IPSS - Associação Atalaia Living Care.
Abstract: No âmbito do estágio de mestrado, realizado no Lar de Câmara de Lobos (LCL), integrado na Associação Atalaia Living Care (AALC), a investigação desenvolvida e que esta monografia dá a conhecer, pretendeu compreender, como se concretiza a interdisciplinaridade decorrente do trabalho em equipa na prestação de cuidados aos idosos, assim como, o papel do Serviço Social na equipa prestadora de cuidados. Atendendo a que as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) são cada vez mais um polo de apoio, que beneficia do desempenho em termos de cuidados, de todo um conjunto de profissionais qualificados em distintas áreas, intentando proporcionar qualidade de vida às pessoas idosas, deu-se real enfoque à interdisciplinaridade como modalidade do trabalho em equipa, constituindo assim, este, o objeto da investigação.Relativamente à abordagem metodológica, o estudo foi conduzido a partir de uma metodologia qualitativa, assente num estudo de caso, tendo sido auscultados sete profissionais (Diretora Técnica, Assistente Social, Educadora Social, Animadora Sociocultural, Psicóloga, Médico e Enfermeiro Chefe). O estudo combinou em termos de métodos de recolha de dados, a pesquisa bibliográfica, documental e a entrevista semi-estruturada, tendo-se recorrido à análise de conteúdo como metodologia de interpretação dos relatos das entrevistas e à análise estatística simples, para caracterizar os participantes.Os resultados do estudo informam que os profissionais entrevistados entendem a interdisciplinaridade, como um conjunto diversificado de disciplinas, que cooperam e interagem entre si como forma de alcançar um objetivo comum. A interdisciplinaridade desenvolve-se na ótica dos interlocutores através da troca de ideias, de saberes e conhecimentos. No seio da equipa, a interdisciplinaridade coloca vários desafios, principalmente relacionados com a falta de comunicação e sobreposição de papéis. Neste âmbito, destaca-se o papel da Assistente Social que é vista como um elo de ligação entre os residentes, os familiares e a equipa.Elenca-se de igual forma, o trabalho das profissionais do LCL nos esforços de uma aprendizagem conjunta com vista à interdisciplinaridade na equipa de trabalho, permitindo criar condições para que os idosos possam ter uma maior qualidade na prestação de serviços.
Within the scope of the master's internship, held at Lar de Câmara de Lobos (LCL), integrated in the Atalaia Living Care Association (AALC), the research developed and that this monograph provides, intended to understand, how the interdisciplinarity resulting from the work materializes as a team in providing care to the elderly, as well as the role of Social Work in the team providing care. Considering that the Residential Structures for the Elderly (ERPI) are increasingly a support pole, which benefits from the performance in terms of care of a whole set of qualified professionals in different areas, trying to provide quality of life to the elderly, it led to an approach known interdisciplinarity as a modality of team work, thus constituting the scientific research.Regarding the methodological approach, the study was conducted from a qualitative methodology, based on a study case, having been listened to seven professionals (Technical Director, Social Worker, Social Educator, Sociocultural Animator, Psychologist, Doctor and Chief Nurse). The study combined in terms of data collection methods, bibliographic and documentary research and semi-structured interviews, using content analysis as a methodology for interpreting the interview reports and simple statistical analysis to characterize the participants. The results of the study inform that the professionals interviewed understand interdisciplinarity, as a diverse set of subjects, that cooperate and interact with each other as a way to achieve a common goal. Interdisciplinarity develops from the point of view of the interlocutors through the exchange of ideas and knowledge. Within the team, interdisciplinarity presents several challenges, mainly related to the lack of communication and overlapping of roles. In this context, the role of the Social Worker stands out, which is seen as a link between residents, family members and the team.The work of LCL professionals is equally listed in the efforts of joint learning with a view to interdisciplinarity in the work team, allowing the creation of conditions so that the elderly can have a higher quality in the provision of services.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Serviço Social apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94865
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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