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Title: Confiança e comprometimento afetivo em equipas de trabalho com algum grau de virtualidade: o papel mediador da reflexividade grupal
Other Titles: Trust and affective commitment in work teams with some degree of virtuality: the mediating role of group reflexivity
Authors: Moreira, Adriana Alves Martins
Orientador: Dimas, Isabel Cristina Dórdio
Lourenço, Paulo Renato Martins Ribeiro Silva
Keywords: confiança grupal; reflexividade da equipa; comprometimento afetivo com a equipa; virtualidade da equipa; group trust; group reflexivity; affective commitment to the team; team virtuality
Issue Date: 28-Feb-2019
Serial title, monograph or event: Confiança e comprometimento afetivo em equipas de trabalho com algum grau de virtualidade: o papel mediador da reflexividade grupal
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: The affective commitment with the work team contributes to groups and organizations achieving competitive advantage and success. Thus, analyzing the factors that influence this variable has been the object of study of several investigations. Based on an IMOI approach, this dissertation aimed to study, in the context of teams with some degree of virtuality, the relationship between group trust and affective commitment to the team, considering group reflexivity as a mediating variable. For that, an empirical study was carried out, with a cross-sectional nature, focusing on 111 Portuguese work teams from different sectors of activity. The method of data collection used was the questionnaire survey. Data were analyzed at group level, and a simple mediation model was tested using PROCESS.The results revealed that group reflexivity partially mediates the relationship between group trust (in its two components) and the affective commitment with the team. These data reinforce the literature and the fact that group trust works as a strategy to increase the affective commitment with the team, either directly or through the increase of group reflexivity. ......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
O comprometimento afetivo com a equipa de trabalho contribui para que grupos e organizações alcancem vantagem competitiva e sucesso. Assim, analisar os fatores que influenciam essa variável tem sido o objeto de estudo de diversas investigações. Com base numa abordagem de tipo IMOI, a presente dissertação teve como intuito estudar, em contexto de equipas com algum grau de virtualidade, a relação entre a confiança grupal e o comprometimento afetivo com a equipa, considerando a reflexividade grupal como variável mediadora. Para tal, foi realizado um estudo empírico, de natureza transversal, incidindo sobre 111 equipas de trabalho portuguesas de diversos setores de atividade. O método de recolha de dados utilizado foi o inquérito por questionário. Os dados foram analisados ao nível grupal, tendo sido testado um modelo de mediação simples, com recurso ao PROCESS.Os resultados revelaram que a reflexividade grupal medeia parcialmente a relação entre a confiança grupal (nos seus dois componentes) e o comprometimento afetivo com a equipa. Estes dados vêm reforçar a literatura e o facto de a confiança grupal funcionar como estratégia para aumentar o comprometimento afetivo com a equipa, quer de forma direta quer através do incremento da reflexividade grupal. ...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94820
Rights: openAccess
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