Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94813
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dc.contributor.advisorCarvalho, Carla Maria Santos-
dc.contributor.advisorMónico, Lisete Santos Mendes-
dc.contributor.authorBaptista, José Diogo Fernandes-
dc.date.accessioned2021-05-03T22:00:42Z-
dc.date.available2021-05-03T22:00:42Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.date.submitted2021-05-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/94813-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO objetivo central deste trabalho consistiu em analisar e compreender as representações sociais associadas ao conceito de empreendedorismo, utilizando uma amostra de 966 estudantes do ensino superior. Um segundo objetivo consistiu em estudar as representações sociais nesta amostra em função das suas ideias para criar o seu próprio negócio serem destinadas a diferentes mercados (nacionais ou internacionais), dando ênfase aos mercados internacionais e à internacionalização de negócio. Estas representações sociais foram recolhidas através da técnica de associação livre. Para analisar os dados e alcançar estes objetivos foi utilizado o programa Ensemble de Programmes Permettant L’Analyse des Evocations (EVOC) e também o programa Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ), para obter uma representação gráfica e uma melhor perceção visual. Os resultados obtidos nesta amostra reveleram que a “inovação” é o principal conceito associado ao empreendedorismo e que, apesar da internacionalização ser atualmente uma caraterística essencial para as organizações, parecem existir mais ideias destinadas para o mercado nacional do que para o mercado internacional. Limitações e pistas para investigações futuras serão discutidas. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------por
dc.description.abstractThe main objective of this work was to analyze and understand the social representations associated with the concept of entrepreneurship using a sample of 966 higher education students. A second objective was to study the social representations in this sample concerning their ideas to create their own business intended to different types of market (national or international), with emphasis on international markets and business internationalization. These social representations were collected through the free association technique. In order to analyze the data and to reach these objectives it was used the software Ensemble de Programmes Permettant L’Analyse des Evocations (EVOC) as well the program Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ) to obtain a graphical representation and a better visual perception. The obtained results revealed that in this sample “innovation” is the main concept behind entrepreneurship and that even though internationalization is nowadays an essential feature for every organization, there are in fact more ideas for the national market than for the international one. Limitations and clues for future investigations will be discussed.-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectRepresentações Sociaispor
dc.subjectEstudantes do Ensino Superiorpor
dc.subjectIdeias de Negóciopor
dc.subjectInternacionalização de Negóciopor
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectSocial Representationseng
dc.subjectHigher Education Studentseng
dc.subjectIdeas of Businesseng
dc.subjectInternationalization of Businesseng
dc.titleSocial Representations of Entrepreneurship and Business Internationalizationeng
dc.title.alternativeRepresentações Sociais do Empreendedorismo e Internacionalização de Negóciopor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleSocial Representations of Entrepreneurship and Business Internationalizationeng
dc.date.embargoEndDate2020-02-27-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2020-02-27*
dc.identifier.tid202716163-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBaptista, José Diogo Fernandes::0000-0003-4594-5940-
uc.degree.classification18-
uc.date.periodoEmbargo365-
uc.degree.presidentejuriUrbano, Pedro Manuel Malaquias Pires-
uc.degree.elementojuriCarvalho, Carla Maria Santos-
uc.degree.elementojuriParreira, Pedro Miguel Dinis Santos-
uc.contributor.advisorCarvalho, Carla Maria Santos-
uc.contributor.advisorMónico, Lisete Santos Mendes-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
item.grantfulltextopen-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3351-5003-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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