Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94804
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLourenço, Paulo Renato Martins Ribeiro Silva-
dc.contributor.authorGouveia, Catarina Dias-
dc.date.accessioned2021-05-03T22:00:38Z-
dc.date.available2021-05-03T22:00:38Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.date.submitted2021-05-03-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94804-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation was to analyze real teams, with some degree of virtuality, regarding the relationship between team reflexivity and group satisfaction, considering the teamwork engagement as a mediating variable. In order to comply with the stated objective, based on an IMOI approach, we carried out an empirical study, of cross-sectional nature, focusing on a sample composed of 111 teams of Portuguese organizations from different sectors of activity. We resorted to using the questionnaire survey to collect data. These were analyzed at the group level, using a tool called PROCESS, they were tested as a simple mediation model. The results revealed a direct and statistically significant relationship between team reflexivity and group satisfaction, as well as a positive and statistically significant relationship between these variables and the teamwork engagement. The hypothesis of mediation was validated and there was a partial mediation of teamwork engagement in the relationship between team reflexivity and team satisfaction. The results reinforce the literature, which although scarce, alert to the relevance of team reflexivity and teamwork engagement in promoting group satisfaction....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................eng
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo analisar equipas reais, com algum grau de virtualidade, no que diz respeito à relação entre a reflexividade da equipa e a satisfação grupal, considerando o envolvimento no trabalho em equipa como variável mediadora. De modo a concretizarmos o objetivo enunciado, tendo por base uma abordagem do tipo IMOI, realizámos um estudo empírico, de natureza transversal, incidindo numa amostra composta por 111 equipas de organizações portuguesas, de diferentes setores de atividade. Recorremos ao inquérito por questionário para a recolha de dados. Estes foram analisados ao nível grupal e, com recurso ao PROCESS, foi testado como um modelo de mediação simples. Os resultados revelaram uma relação positiva e direta, estatisticamente significativa, entre a reflexividade da equipa e a satisfação grupal, assim como uma relação positiva e estatisticamente significativa destas variáveis com o envolvimento no trabalho em equipa. A hipótese de mediação foi suportada, tendo-se verificado existência de uma mediação parcial do envolvimento no trabalho em equipa, na relação entre a reflexividade da equipa e a satisfação grupal. Os resultados reforçam a literatura, que, apesar de escassa, alerta para a relevância da reflexividade da equipa e do envolvimento no trabalho em equipa na promoção da satisfação grupal..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectReflexividade da equipapor
dc.subjectEnvolvimento no trabalho em equipapor
dc.subjectSatisfação grupalpor
dc.subjectReflexivityeng
dc.subjectTeam satisfactioneng
dc.subjectTeam work engagementeng
dc.titleReflexividade e Satisfação Grupal em equipas de trabalho com algum grau de virtualidade: o papel mediador do envolvimento no trabalho em equipapor
dc.title.alternativeReflexivity and Team Satisfaction in work teams with some degree of virtuality: the mediating role of team work engagementeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleReflexividade e Satisfação Grupal em equipas de trabalho com algum grau de virtualidade: o papel mediador do envolvimento no trabalho em equipapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202715850-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGouveia, Catarina Dias::0000-0001-5073-8001-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriRebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias-
uc.degree.elementojuriBrito, Elisabeth de Jesus Oliveira-
uc.degree.elementojuriLourenço, Paulo Renato Martins Ribeiro Silva-
uc.contributor.advisorLourenço, Paulo Renato Martins Ribeiro Silva-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1405-3835-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação de mestrado_Catarina Dias Gouveia.pdf1.92 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons