Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94802
Title: O Prazer de Envelhecer: Promoção da qualidade de vida e do envelhecimento ativo no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua.
Other Titles: The Joy of Ageing: Promoting the quality of life and active ageing in the home of elderly the Santa Casa da Misericórdia de Mortágua.
Authors: Cadete, Cátia Rafaela Almeida
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Keywords: Envelhecimento; Gerontologia Educativa; Institucionalização; Envelhecimento Ativo; Qualidade de Vida; Aging; Educational Gerontology; Institutionalisation; Ative Aging; Quality of life
Issue Date: 19-Jul-2019
Serial title, monograph or event: O Prazer de Envelhecer: Promoção da qualidade de vida e do envelhecimento ativo no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua.
Place of publication or event: Santa Casa da Misericórdia de Mortágua
Abstract: O envelhecimento da população é um dos principais problemas do século XXI. A baixa natalidade e a diminuição da mortalidade fazem com que o número de pessoas idosas aumente cada vez mais. Assim, num país tendencialmente envelhecido é necessário adotar medidas que promovam a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas idosas, nesse sentido, é primordial mantê-las cognitivamente e fisicamente ativas. Este relatório resulta de um período de estágio curricular durante 9 meses, realizado na Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, no âmbito do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. O trabalho desenvolvido insere-se na área da gerontologia educativa e rege-se pelos princípios da educação de adultos. A instituição que nos acolheu contém várias valências, nomeadamente, a estrutura Residencial para Idosos, o Centro de dia, o Serviço de Apoio Domiciliário, a Unidade de Cuidados Continuados Integrados, a Creche, o Lar Residencial, o Centro de Atividades Ocupacionais, o Centro de Atividades de Tempos Livres e o Centro Social da Freguesia de Sobral. O nosso estágio centrou-se em duas respostas sociais específicas, na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e no Centro de dia. O presente relatório apresenta diversos temas que fundamentaram as atividades realizadas durante o nosso estágio e também, que nos ajudaram a compreender melhor o nosso público-alvo e as suas especificidades. Deste modo, no primeiro capítulo refletimos sobre o envelhecimento, o envelhecimento ativo e saudável, o envelhecimento demográfico, a gerontologia educativa, os estereótipos em relação à pessoa idosa, a institucionalização de pessoas idosas, a alfabetização e a estimulação cognitiva. No segundo capítulo, apresentamos o enquadramento institucional, o projeto de estágio e as atividades desenvolvidas na instituição. De seguida, apresentamos a avaliação do estágio, que inclui a heteroavaliação e a autoavaliação. Por fim, refletimos sobre as considerações finais. A realização deste estágio curricular, foi muito importante, pois contribuiu para o nosso crescimento pessoal e profissional, consideramos que adquirimos diversas competências e conhecimentos na área sénior.
The ageing population is one of the main problems of the XXI century. The low birth rate and the decrease in mortality make the number of older people increasingly increasing. Thus, in a tendentially aged country it is necessary to adopt measures that promote the quality of life and welfare of elderly people, in this sense, it is paramount to keep them cognitively and physically active. This report results from a period of curricular internship for 9 months, developed in the Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, in the scope of the cycle of studies leading to the Master’s degree im Educational Sciences, by the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. The work is developed in the area of educative gerontology and is governed by the principles of adult education. The institution that welcomed us contains several valences, namely, the Residential Structure for Older People, the Day Center, the Home Support Service, the Integrated Continuous Care Unit, the Nursery, the Residential Lar, the Occupational Activities Center, the Leisure Activites Center and the Social Center of the parish of Sobral. Our internship focused on a specific response, in the Residential Structure for Older People and in the Center of the Day. This report presents several themes that supported the activities undertaken during our internship and also, which helped us to better understand our target audience and their specificities. In this way, in the first chapter we reflect on ageing, active and healthy ageing, demographic ageing, educative gerontology, stereotypes in relation to elderly person, institutionalization of elderly people, literacy and cognitive stimulation. In the second chapter, we presente the institutional framework, our internship project and the activities developed in the institution. Next, we present the evaluation of the internship, which includes the heteroevaluation and self-assessement. Finally we reflect on the final considerations. The realization of this curricular internship was very importante because it contributed to our personal and professional growth, we consider that we acquire several competencies and knowledge in the senior area.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94802
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Estágio _Cátia Cadete_ VF.pdf2.77 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons