Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94783
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dc.contributor.advisorSilva, José Manuel Tomás-
dc.contributor.authorNunes, Catarina Ramos-
dc.date.accessioned2021-05-03T22:00:23Z-
dc.date.available2021-05-03T22:00:23Z-
dc.date.issued2019-07-24-
dc.date.submitted2021-05-03-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94783-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractUma das medidas tutelares educativas passíveis de ser atribuída pelos órgãos judiciais a jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos que tenham cometido atos delituosos puníveis por lei, de acordo com o regime jurídico da Lei Tutelar Educativa (LTE) atualmente em vigor em Portugal, é a medida de internamento em Centro Educativo. Ajudar esses jovens na construção de trajetórias de vida educativas e profissionais adaptativas é um elemento crucial para a sua futura reabilitação como cidadãos bem-sucedidos.O presente estudo foi realizado com recurso a uma amostra constituída por 50 jovens do sexo masculino a cumprirem medida tutelar de internamento em três Centros Educativos situados em território nacional, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos. Esta investigação tem como objetivo principal proceder à análise das suas perspetivas temporais de futuro em dois horizontes temporais distintos (curto e longo prazo) e em domínios de vida nucleares (escola e carreira profissional, relações sociais, desenvolvimento pessoal e tempo de lazer), assim como da sua relação com potenciais fatores associados à manutenção de padrões adaptativos de aprendizagem. Para este efeito, foram administradas medidas da Perspetiva Temporal de Futuro, dos Padrões Adaptativos de Aprendizagem e do Bem-estar e Perceção da Escola.Os resultados obtidos nesta investigação sugerem que diversos fatores que contribuem para a manutenção de padrões adaptativos de aprendizagem, tais como a orientação para objetivos de mestria, o bem-estar sentido face aos professores e à escola e a autoeficácia académica, apresentam correlações estatisticamente significativas com alguns dos domínios de vida considerados no estudo e que, ademais, a perspetiva temporal de futuro a curto prazo se correlaciona positiva e significativamente com a perspetiva temporal de futuro a longo prazo dentro de cada domínio de vida inquirido. Por outro lado, os índices de consistência interna obtidos para cada instrumento de medida utilizado no decorrer deste estudo revelaram-se adequados. Por fim, os resultados alcançados sugerem a importância de incorporar o conceito de perspetiva temporal de futuro na investigação e intervenção com jovens infratores.por
dc.description.abstractOne of the educational measures that can be applied by the judicial institutions to young people between the ages of 12 and 16 years old who have committed criminal acts punishable by law, according to the legal regime of the current Educational Tutelary Law (LTE) in Portugal, is the measure of institutionalization/detention in special Educational Centers. Helping these young people construct adaptive educational and life trajectories is a crucial element in their future rehabilitation as successful citizens.The present study was carried out with a sample of 50 male youths accomplishing an institutionalization tutelary measure in three Educational Centers located in the national territory. Their ages ranged from 15 and 19 years old. The main objective of our investigation was to analyse the future time perspective of this group of respondents concerning two distinct temporal horizons (short and long term) and in several core life domains (school and professional career, social relations, personal development and leisure time) and, particularly, its relationships with factors associated with the maintenance of adaptive learning patterns. For this purpose, the scales of Future Time Perspective, Adaptive Learning Patterns and Well-being and School Perception were administered to the selected sample.The results found in this research suggest that several factors that contribute to the maintenance of adaptive learning patterns such as, mastery orientation, the sense of well-being towards teachers and school and academic self-efficacy, showed statistically significant correlations with several important life domains. Another finding was that the short-term future time perspective correlates positively and significantly with the long-term future time perspective within each life domain. On the other hand, the internal consistency estimates obtained for each measurement instrument used in the course of this study proved to be adequate. Finally, our results show the importance of incorporating the future time perspective concept into the research and intervention with young offenders.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectperspetiva temporal de futuropor
dc.subjectinvestimento escolarpor
dc.subjectrealização académicapor
dc.subjectpadrões adaptativos de aprendizagempor
dc.subjectCentros Educativos Portuguesespor
dc.subjectfuture time perspectiveeng
dc.subjectschool investmenteng
dc.subjectacademic achievementeng
dc.subjectadaptive learning patternseng
dc.subjectPortuguese Educational Centerseng
dc.titlePerspetiva Temporal de Futuro e Padrões Adaptativos de Aprendizagem de Jovens Inseridos em Centros Educativos Portuguesespor
dc.title.alternativeFuture Time Perspective and Adaptive Learning Patterns of Youths Held in Portuguese Educational Centerseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titlePerspetiva Temporal de Futuro e Padrões Adaptativos de Aprendizagem de Jovens Inseridos em Centros Educativos Portuguesespor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202715884-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorNunes, Catarina Ramos::0000-0002-2494-0465-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriMachado, Maria Teresa Mesquita Carvalho Sousa-
uc.degree.elementojuriSilva, José Manuel Tomás-
uc.degree.elementojuriPaixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque-
uc.contributor.advisorSilva, José Manuel Tomás-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9995-8221-
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UC - Dissertações de Mestrado
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