Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94781
Title: Crianças que sentem, crianças felizes: Um projeto de intervenção socioeducativa em Educação Emocional em contexto de Casa de Acolhimento Temporário
Other Titles: Children who feel happy children: A socio-educational intervention projet in Emotional Education in the context of a residential care center
Authors: Lopes, Patrícia Alexandra Aguiar
Orientador: Gaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca
Keywords: Acolhimento Residencial; Crianças e Jovens em Risco e/ ou Perigo; Casa de Acolhimento; Emoções; Desenvolvimento Emocional; Residential care; Children and oungsters in risk or danger; Residential centre; Emotions; Emotional development
Issue Date: 29-Jul-2019
Serial title, monograph or event: Crianças que sentem, crianças felizes: Um projeto de intervenção socioeducativa em Educação Emocional em contexto de Casa de Acolhimento Temporário
Place of publication or event: Ninho dos Pequenitos
Abstract: O Acolhimento Residencial surge como uma resposta necessária e importante para as crianças que se encontram expostas a situações de risco e/ ou perigo. Esta é uma realidade em muitas familias portuguesas, o que tem conduzido a diversos estudos, mudanças legislativas e institucionais e intervenções de diferentes tipos.O presente relatório intitulado “Crianças que sentem, crianças felizes”: Um projeto de intervenção socioeducativa em Educação Emocional em contexto de Casa de Acolhimento Temporário” pretende fundamentar, dar a conhecer e refletir sobre todo o trabalho desenvolvido durante o período do estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, realizado no Ninho dos Pequenitos, no ano letivo de 2019/2020. Esta casa pertence à Associação SORRISO- Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos e acolhe e encaminha crianças dos 0 aos 6 anos que se encontrem numa situação de perigo, pondo em causa o seu bem-estar e desenvolvimento integral. O projeto realizado, que se intitula de “ Crianças que sentem, crianças felizes” é a atividade a que se dá mais destaque neste relatório, uma vez que o seu principal objetivo foi contribuir para o desenvolvimento das competências emocionais das crianças em situação de acolhimento. O relatório que se apresenta encontra-se organizado em quatro capítulos. O Capítulo 1 incluí o Enquadramento Institucional, onde foi efectuada uma caracterização da Associação SORRISO bem como da Casa de Acolhimento, Ninho dos Pequenitos onde efetivamente se realizou o estágio curricular. O capitulo 2 diz respeito ao Enquadramento Conceptual onde se aborda um pouco como evoluiu o reconhecimento dos direitos das crianças, sendo referida também alguma da lei bem como o sistema que promove e protege as crianças e jovens em risco/ perigo. Em seguida, aborda-se o Acolhimento Residencial como sendo uma alternativa a estas crianças, nas situações em que as famílias se revelam incapacitadas para cuidar delas, colocando em causa o seu superior interesse e por fim, para que possamos compreender um pouco melhor como decorre o processo de acolhimento de Crianças e Jovens em Portugal iremos analisar alguns indicadores importantes do Relatório CASA 2017, um relatório que retrata a Caracterização Anual da Situação de Acolhimento de Crianças e Jovens.Em seguida, no capítulo 3 é apresentada a intervenção realizada através do projeto de estágio, descrevendo as suas diferentes fases: diagnóstico, planificação, aplicação-execução, avaliação e por fim, uma reflexão final acerca do mesmo. No capítulo 4 fazemos referência às restantes atividades nas quais podemos colaborar durante todo o estágio curricular. Terminamos o nosso relatório com a apresentação das considerações finais, onde realizamos uma reflexão do todo este percurso, fazendo uma análise das aprendizagens adquiridas, bem como dos ganhos aprendidos ao nível dos conhecimento e das competências desenvolvidas. Por fim, terminamos com uma reflexão sobre o contributo das Ciências da Educação num contexto de Casa de Acolhimento Temporário.
The Residential Reception is a necessary and important answer for children who are exposed to situations of risk and / or danger. This is a reality in many Portuguese families, which has led to various studies, legislative and institucional changes and interventions of different types. This report entitled "Children who feel happy children: A socio-educational intervention projet in Emotional Education in the context of a residential care center”intends to inform and reflet on all the work developed during our internship of the Master’s degree in Educational Sciences, of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, held in Ninho dos Pequenitos, in the academic year 2019/2020. This residential care centre belongs to the Association SORRISO - Association of Friends of Ninho dos Pequenitos for children from 0 to 6 years who are in a situation of danger, jeopardizing their well-being and integral development.The project, entitled "Children who feel happy children", is the activity that is most highlighted in this report, since its main goal was to contribute to the development of the emotional competences of children.The report is organized in four chapters. Chapter 1 included the Institutional Framework, where a characterization of the SORRISO Association was conditioned, as well as the Home of the Reception, Nest of the Little Ones, where a curricular internship was held.Chapter 2 deals with the Conceptual Framework, which proposes to be a little more widespread for the dissemination of children's rights, and is one of the laws that most promote children and young people at risk / danger. Then approach the subject as the children, the situations in which they reveal themselves, the ones in consideration of their superior interest, in their superior interest and finally, so that they conform a little better how to decorate The process of childcare and young people in Portugal will present some important data from the CASA 2017 Report, a report that portrays a Characterization of the Situation of Reception of Children and Young People.Then, in Chapter 3 is presented through the stage design, describing its phases: diagnosis, planning, implementation application, evaluation and evaluation, final reflection on it.In chapter 4, you should be part of the activities in which the possibility is to collaborate throughout the curricular stage.We conclude our report with the publication of the final conclusions, making a reflection on the course, analyzing the acquired learning, as well as making progress in terms of knowledge and skills. Finally, we end with a reflection on the contribution of education sciences in a context of the Temporary Home.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94781
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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