Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94759
Title: O processo de Internacionalização de uma PME portuguesa: O caso Almas Design.
Other Titles: The internationalization process of a Portuguese SME: The Almas Design Case.
Authors: Silva, Mariana Bento Alves da
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Keywords: Internationalization Strategies; Marketing Internacional; Internacionalização; PMEs; Estratégias de Internacionalização; International Marketing; Internationalization; SMEs
Issue Date: 31-Oct-2020
Serial title, monograph or event: O processo de Internacionalização de uma PME portuguesa: O caso Almas Design.
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O tema escolhido do presente trabalho tem por base a análise do processo de internacionalização de uma PME portuguesa e as suas motivações, barreiras e estratégias aplicadas ao entrar no mercado estrangeiro. O objetivo geral desse estudo constitui-se em entender o processo de internacionalização, identificando as principais teorias, ressaltando suas motivações, estratégias e barreiras relacionadas ao processo de internacionalização, aplicando ao estudo de caso à empresa portuguesa Almas Design. Desse modo, o estudo sugere um modelo que estabelece quais os factores que mais contribuem para uma internacionalização de sucesso para PMEs, principalmente para as voltadas para o design. Assim o objetivo final propõe-se identificar, qual a melhor estratégia aderida para uma empresa de design no processo de entrada em mercados estrangeiros, como se dá as motivações, o melhor momento de internacionalizar e como se sobrepor as barreiras encontradas durante o percurso. Para isso, utilizar-se-á o método do estudo de caso baseado numa entrevista com o diretor-geral da Almas Design, para estabelecer uma ligação direta entre todos esses factores, como forma de obter sucesso na internacionalização. Os resultados do estudo sobre a primeira questão, evidenciam que, relativamente às motivações a internacionalização, no caso da Almas Design surgiu de forma espontanea e de forma a atingir novos mercados, confirmado os resultados da literatura abordada. Os resultados do estudo sobre a segunda questão, que de acordo com as barreiras encontradas no processo de internacionalização, a empresa em análise não encontrou grandes dificuldades, já que havia certa aproximação cultural no inicio e conforme o tempo foi realizado a série de parceria aproximando-a ainda mais ao mercado-alvo, porém, ainda no âmbito de barreiras até hoje podemos encontrar dificuldades em questões de logística. Os resultados da quarta questão evidenciam o posicionamento aderido pela empresa e seu panorama geográfico. Os resultados do estudo sobre a quarta e última questão, mostram que devido a estratégia adotada e boa gestão da empresa, houve e há até hoje sucesso da Almas nos mercados estrangeiros, tornando-a símbolo de qualidade no mercado. Este estudo, ao contrário dos estudos cross-section, permitem uma visão na primeira pessoa de um fenómeno complexo, baseado numa empresa de sucesso no seu processo de internacionalização. Os resultados mostram por dentro e evidenciam a “forma de estar e pensar” de uma PME portuguesa.
The chosen theme for this research is based on the analysis of the internationalization process of a Portuguese SME and its motivations, barriers and strategies applied when entering the foreign market. The main goal of this study is to understand the internationalization process, identifying the main theories, highlighting their motivations, strategies and barriers related to the internationalization process, applying the case study to the Portuguese company Almas Design.Thus, the study suggests a model that establishes the factors that most contribute to a successful internationalization for SMEs, mainly for those focused on design.Therefore, the final goal is to identify, what is the best strategy adopted to by a design company in the process of entering foreign markets, what are the motivations, the best time to internationalize and how to overcome the barriers encountered along the way. For this, it will be used the study case method based on an interview with the general manager of Almas Design, to establish a direct link between all these factors, as a way to obtain success in internationalization..The results of the analysis on the first question, show that, regarding the motivations for internationalization, in the case of Almas Design it appeared spontaneously and in order to reach new markets, confirming the results of the literature addressed. The results of the study on the second question, which it is according to the barriers found in the internationalization process, the company under analysis did not encounter any major difficulties, since there was a certain cultural approach at the beginning and as time went by, the series of partnerships approached even more to the target market, however, still within the scope of barriers to this day we can find difficulties in matters of logistics. The results of the study on the third and last question, show that due to the adopted strategy and good management of the company, there has been and still is success of Almas in foreign markets, making it a symbol of quality in the market.This study, unlikely the cross-section studies allows a first-person vision of a complex phenomenon based on a successful company in its internationalization process. The results show inside the firm management and point out the “way of being and thinking” of a Portuguese SME.
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
URI: http://hdl.handle.net/10316/94759
Rights: openAccess
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