Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94736
Title: Programas de Formação Empresarial: o caso das PME
Other Titles: Business Training Programs: the case of SMEs
Authors: Bandeira, Maria Barata
Orientador: Gonçalves, Paulo Miguel Marques Gama
Keywords: Formação; Organizações; Importância; Benefícios e Custos; PME; Training; Organizations; Importance; Benefits e Cost; SME
Issue Date: 26-Nov-2020
Serial title, monograph or event: Programas de Formação Empresarial: o caso das PME
Place of publication or event: CH ACADEMY
Abstract: O presente relatório pretende descrever a experiência profissional proporcionada pelo estágio curricular, realizado na CH Academy, entre 3 de fevereiro 2020 e 18 junho 2020, no âmbito do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Este relatório pretende uma reflexão em torno da problemática da formação através da consciencialização para a importância desta nas organizações, fornecendo informação concisa e relevante acerca dos benefícios e custos, assim como, descrever o processo de desenho dos programas de formação e as adaptações que os programas de formação devem sofrer, em contexto de Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME).A formação é um tema de especial relevância para as organizações porque, fruto da globalização e da diminuição dos ciclos de vida dos produtos, o quotidiano empresarial é caracterizado por mudanças constantes que exigem uma enorme capacidade de adaptação e conhecimentos em várias áreas por parte dos gestores e empresários, mas também dos colaboradores. Assim, a formação revela-se essencial para dotar aqueles stakeholders das competências para proceder às mudanças necessárias para que as organizações possam sobreviver e crescer. A criação de programas de formação acarreta custos para as organizações como, por exemplo, custos com colaboradores, consultores externos e materiais necessários sendo que, os benefícios que origina na produtividade, na reputação e na satisfação são superiores. Por isto, cada vez mais, as organizações têm investido na formação dos seus colaboradores e também na melhoria das capacidades de gestão da administração. As PME, devido às suas características intrínsecas e dos seus gestores e trabalhadores, são as que investem menos, comparativamente com as organizações de maiores dimensões, como descrito neste relatório. Um programa de formação bem-sucedido é desenhado através de uma sequência de etapas onde, inicialmente, se identificam as necessidades de formação que permitem a elaboração do plano de formação que, posteriormente, será implementado e, por fim, avaliado. No contexto das PME esta sequência deve ser ainda mais respeitada, e devem ser realizadas algumas adaptações porque programas de formação desalinhados com as necessidades e erradamente desenhados podem originar consequências negativas.
This report aims to describe the professional experience provided by the curricular internship, held at CH Academy, between February 3, 2020 and June 18, 2020, within the scope of the Master in Management at the Faculty of Economics of the University of Coimbra. This report aims to reflect on the issue of training through awareness of its importance in organizations, providing concise and relevant information about benefits and costs, as well as describing the design process of training programs and the adaptations that programs training must undergo in the context of Small and Medium Enterprises (SME).Training is a topic of special relevance for organizations because, as a result of globalization and the reduction of product life cycles, business daily life is characterized by constant changes that require an enormous capacity for adaptation and knowledge in various areas by managers and entrepreneurs, but also of employees. Thus, it is essential to provide those stakeholders with the skills to make the necessary changes so that organizations can survive and grow. The creation of training programs entails costs for organizations, such as costs with employees, with external consultants and necessary materials, and the benefits that originate in productivity, reputation and satisfaction are greater. For this reason, organizations are increasingly investing in training their employees and also in improving management skills. SME due to their intrinsic characteristics and that of their managers and workers, are those that invest less, compared to larger organizations, as described in this report. A successful training program is designed through a sequence of steps where, initially, the training needs are identified that allow the preparation of the training plan that will later be implemented and, finally, evaluated. In the context of SMEs, this sequence must be respected even more, because training programs that are out of alignment with needs and poorly designed can have negative consequences.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: http://hdl.handle.net/10316/94736
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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