Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94693
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dc.contributor.advisorSá, Patrícia Helena Ferreira Lopes de Moura e-
dc.contributor.authorNunes, Rafael Fiúza-
dc.date.accessioned2021-04-30T22:04:37Z-
dc.date.available2021-04-30T22:04:37Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.date.submitted2021-04-30-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94693-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractO Sistema de Gestão em Qualidade (SGQ) é um conjunto de ferramentas, guias, documentação e procedimentos, aplicados transversalmente a uma organização, que procura atingir, no mínimo, o nível de qualidade desejado pelas partes interessadas a todos os processos que envolvam, direta ou indiretamente, a criação de um produto/serviço e ao próprio produto/serviço final. O conceito de qualidade é subjetivo porque numa organização este varia consoante as partes interessadas. Se por um lado, para o cliente a qualidade se prende com as características de um produto ou serviço que contenha a capacidade de satisfazer as suas necessidades declaradas ou implícitas a um preço razoável, por outro, para o gestor da qualidade ou CEO, qualidade representa um produto ou serviço sem defeitos e com baixo custo de produção.A implementação de um SGQ obriga à abordagem sistémica da gestão e ao planeamento, controlo e melhoria. Esta pode ser motivada por razões internas e/ou externas que geram, respetivamente, vantagens internas e/ou externas à organização. Relativamente às vantagens, identificam-se, como internas, o aumento de produtividade, diminuição de custos, aumento de qualidade e, como externas, a melhoria de imagem da empresa, aumento de confiança na organização.No mercado global onde empresas têm que competir por diversos mercados, nasce a necessidade de estandardização e da certificação dos SGQ’s, com é o caso da norma ISO 9001, permitindo, assim, o fácil reconhecimento de qualidade às organizações.O presente relatório tem como objetivo resumir a minha experiência do estágio curricular realizado no âmbito do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra na Aquinos S.A., empresa produtora de sofás em Sinde, distrito de Coimbra, que integra o Grupo Aquinos, tendo sido inserido no Departamento de Qualidade.A empresa Aquinos, certificada pela norma ISO 9001:2015, iniciou um processo de consolidação do seu SGQ. A empresa demonstra uma clara intenção na melhoria do sistema por motivações internas, em busca de ganhos de eficiência, melhorias de qualidade e redução de custos. Para mais, o Grupo procura também uniformizar os seus SGQ’s, processo ainda por terminar aquando da minha saída.por
dc.description.abstractThe Quality Management System (QMS) is a set of tools, guides, documentation and procedures, applied across an organization, which seeks to achieve, at least, the level of quality desired by interested parties in all processes involving, directly or indirectly, the creation of a product/service and the final product/service itself. The concept of quality is subjective because in an organization it varies depending on the stakeholders. If, on the one hand, for the customer, quality is related to the characteristics of a product or service that contains the ability to satisfy his stated or implicit needs at a reasonable price, on the other, for the quality manager or CEO, quality represents a product or service without defects and with low production cost.The implementation of a QMS requires a systemic approach to management and planning, control and improvement. This can be motivated by internal and/or external reasons that generate, respectively, internal and/or external advantages to the organization. Regarding the advantages, the increase in productivity, the reduction in costs, the increase in quality and, as internal, the improvement of the company's image, increased confidence in the organization are identified as external.In the global market where companies have to compete for different markets, the need for standardization and certification of the QMS is born, as is the case with the ISO 9001 standard, thus consenting easy recognition of quality for organizations.This report aims to summarize my experience of the curricular internship carried out within the scope of the Master in Management at the Faculty of Economics of the University of Coimbra at Aquinos SA, a sofa producing company in Sinde, district of Coimbra, which is part of the Aquinos Group, having been included in the Quality Department.The company Aquinos, certified by the ISO 9001: 2015 standard, started a process of consolidating its QMS. The company demonstrates a clear intention to improve the system for internal reasons, in search of efficiency gains, quality improvements and cost reduction. In addition, the Group also seeks to standardize its QMS, a process that has yet to be completed when I leave.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectSistemas de Gestão da Qualidadepor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectAquinospor
dc.subjectUniformizaçãopor
dc.subjectQuality Management Systemseng
dc.subjectQualityeng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectAquinoseng
dc.subjectUniformizationeng
dc.titleSistemas de Gestão da Qualidade e a adoção da norma ISO 9001:2015 - O caso da empresa Aquinospor
dc.title.alternativeQuality Management Systems and the adoption of ISO 9001:2015 - The case of Aquinoseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationAquinos S.A.-
degois.publication.titleSistemas de Gestão da Qualidade e a adoção da norma ISO 9001:2015 - O caso da empresa Aquinospor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202709620-
thesis.degree.disciplineGestão e Administração-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorNunes, Rafael Fiúza::0000-0001-8433-8356-
uc.degree.classification14-
uc.degree.presidentejuriDias, Joana Maria Pina Cabral Matos-
uc.degree.elementojuriPedroso, Elsa do Carmo Santos-
uc.degree.elementojuriSá, Patrícia Helena Ferreira Lopes de Moura e-
uc.contributor.advisorSá, Patrícia Helena Ferreira Lopes de Moura e-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitResearch Center in Political Science-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6125-5651-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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