Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94678
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dc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo Fernandes Matos-
dc.contributor.authorPinto, Ana Rita Lopes-
dc.date.accessioned2021-04-30T22:03:26Z-
dc.date.available2021-04-30T22:03:26Z-
dc.date.issued2020-12-05-
dc.date.submitted2021-04-30-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94678-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractPropósito: O turismo, mais concretamente, o enoturismo em Portugal tem sido umaatividade em crescimento nos últimos anos, contribuindo positivamente para as regiõesvitivinícolas portuguesas. Assim o principal objetivo da dissertação é compreender comoalguns dos antecedentes e consequentes vão impactar a qualidade da experiênciaenoturística na região do Douro. O Trabalho terá como antecedentes autenticidade,storytelling, Imagem de Destino e Conhecimento de Vinho. Quanto aos consequentes serãoo prazer, intenção de retorno e memorabilidade. Terá como objetivo ainda compreender sehá diferenças entre o turista Português e um Turista Estrangeiro.Design/Metodologia/Abordagem: Para estudar as relações entre os antecedente,consequentes e a experiência enoturística, desenvolveu-se um estudo quantitativo,realizando a recolha de dados através de inquéritos distribuídos por quatro quintas naregião do Douro que apresentam uma diversidade grande de experiências enoturísticas.Este estudo será baseado numa amostra de 205 turistas estrangeiros e 205 turistasportugueses. A análise será realizada com recurso ao software I BM SPSS e ao programaAMOS e baseada no modelo de Equações Estruturais (MEE).Resultados: Os resultados deste estudo apontam que os antecedentes impactam de formapositiva a qualidade da experiência enoturística, e esta, consequentemente impacta deforma positiva os seus consequentes na região do Douro para ambos os turistas, portuguêse estrageiro. Apenas a relação entre experiência enoturística e o conhecimento de vinhopara o turista português não afeta a qualidade de experiência.Relevância do contexto / originalidade: O Enoturismo é um mercado que vem crescendonos últimos anos. Em Portugal existem poucos estudos ligando a este tema relativamenteno que diz respeito à qualidade da experiência enoturística. Os antecedentes econsequentes analisados contribuem para que as empresas façam uma retrospectiva econsigam perceber como podem melhorar a sua qualidade de experiência, de forma a queos turistas explorem mais o enoturismo não só na Região Demarcada do Douro mas sim nasrestantes Regiões de Portugal.Limitações / Implicações da Pesquisa: Este estudo baseou-se numa pequena amostra deconveniência, com 410 turistas, sendo interessante em linhas futuras de investigaçãoaumentar o número da amostra. Também será interessante, desmembranar o grupov“estrangeiros” em países específicos ligados à cultura do vinho. Podem ser usadas outrasmétricas para medir as variáveis em questão e testar novos construtos.por
dc.description.abstractPurpose: Tourism, more specifically, wine tourism in Portugal has been one of the mostgrowing activities in the last years, improving the positivity of the Portuguese wine regions. Therefore, the principal aim of this research is to understand how some of the antecedents and consequences have an impact on the quality of the wine tourism experience in the Region of Douro. The research will have as antecedents authenticity, storytelling, destination image, and wine knowledge. The consequences will be a delight, intention of return, and memorability. It will also aim to understand if there are differences between Portuguese and foreign tourists.Design/methodology/approach: To study the relationships between antecedents, consequences, and wine experience a quantitative study was developed, based on datacollection through questionnaires distributed across four wineries in the Douro region that present a wide range of wine tourism experiences. The study is based on a random sample of 205 foreign tourists and 205 Portuguese tourists. The analysis was performed using IBM SPSS software and the AMOS program and based on the Structural Equations Model (SEM).Findings: The results of this study show that the antecedents have a positive impact on the quality of the wine tourism experience, and consequently the wine tourism experience has a positive impact on the consequences in the region of the Douro for both types of tourists, Portuguese and foreigners. Only the relationship between wine experience and wine knowledge for the Portuguese tourist doesn´t affect the quality of the experience.The relevance of context/originality: Wine tourism is a market that has been growing in the past few years. In Portugal, few studies are linked to the quality of wine tourism experience. The analysis of the antecedents and consequences contributes for companies to do a retrospective and understand how they can improve quality of experience, in a way that tourists explore more wine tourism not only in the region of Douro but also in other Portuguese wine regions.Research Limitations/Implications:This study was based on a small sample of convenience, with 410 tourists, and it would be interesting in future research to increase the sample size. Also, it would be interesting to dismember the group “foreign” in specific countries connected to the Wine. Other metrics can be used to measure the variables and test new constructseng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectExperiência Vínicapor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectQualidade de Experiênciapor
dc.subjectEnoturismopor
dc.subjectWine Experienceeng
dc.subjectTourismeng
dc.subjectExperience Qualityeng
dc.subjectWine Tourismeng
dc.titleAntecedents and Consequences that impact the quality of the wine tourism experience in the Region of Douroeng
dc.title.alternativeAntecedentes e Consequentes que Impactam a Qualidade da Experiência Enoturistica na Região do Douropor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationUniversity of Coimbra-
degois.publication.titleAntecedents and Consequences that impact the quality of the wine tourism experience in the Region of Douroeng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202708667-
thesis.degree.disciplineMarketing-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Marketing-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPinto, Ana Rita Lopes::0000-0002-6202-8303-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriBairrada, Cristela Maia-
uc.degree.elementojuriCoelho, Arnaldo Fernandes Matos-
uc.degree.elementojuriSimão, Lídia Maria Barroso-
uc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo Fernandes Matos-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4345-1349-
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