Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94646
Title: Uso dos métodos de bootstrapping financeiro: O caso das startups portuguesas de base tecnológica
Other Titles: Use of financial bootstrapping methods: the case of portuguese technology-based startups
Authors: Silva, Ana Isabel Simões
Orientador: Gonçalves, Paulo Miguel Marques Gama
Keywords: startups de base tecnológica; financiamento das empresas; bootstrapping financeiro; motivos; características do/da CEO; technology-based startups; firm financing; financial bootstrapping; motives; CEO’s characteristics
Issue Date: 18-Nov-2020
Serial title, monograph or event: Uso dos métodos de bootstrapping financeiro: O caso das startups portuguesas de base tecnológica
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O bootstrapping financeiro é a arte de usar e manipular os recursos que se encontram à disposição das empresas, para a sua criação e desenvolvimento, com o menor custo possível (ou sem custo), sem que seja necessário recorrer a financiamento externo de longo prazo. Neste trabalho, é explorado, pela primeira vez na literatura portuguesa, o uso dos métodos de bootstrapping pelas startups portuguesas de base tecnológica. Baseada numa amostra de 60 empresas de base tecnológica portuguesa, a dissertação descreve as técnicas de bootstrapping financeiro e determina o grau de frequência de uso pelas mesmas. A frequência de uso será analisada em dois períodos temporais diferentes: antes e após a pandemia de Covid-19, de forma a entender se o contexto de crise afetou a frequência de uso destes métodos. O presente estudo é também o primeiro, em Portugal, a explorar os principais motivos que levam os/as CEO’s recorrerem aos métodos de bootstrapping. À semelhança do que foi feito com a frequência de uso, será também verificado se os motivos de utilização destes métodos ganharam ou perderam importância face aos efeitos (diretos e/ou indiretos) provocados pela pandemia. Por fim, são testadas algumas hipóteses e, por conseguinte, é analisado como as estretégias de bootstrapping podem estar relacionadas com determinadas características do/da CEO da empresa, nomeadamente, o seu género e as habilitações literárias e, também uma estreia na literatura portuguesa, a sua idade e a sua rede social (correspondendo os familiares e amigos aos laços fortes e as pessoas conhecidas aos laços fracos).
Financial bootstrapping is the art of use and manipulate the resources that are available to companies, to start and grow a venture, at the lowest cost possible (or at no cost), without relying on long-term external financing. In this paper we explore, for the first time in the portuguese literature, the use of bootstrapping methods by portuguese technology-based startups. Based on a sample of 60 portuguese technology-based startups, the dissertation describes the bootstrapping techniques most used by portuguese technology-based startups and determines the frequency degree of use by them. The frequency of use will be analyzed in two different time periods: before and after the Covid-19 pandemic, in order to understand if the crisis context affected the frequency of the use of the bootstrapping methods. This paper also reveals, for the first time in Portugal, the main reasons that lead managers to resort to financial boostrapping methods. Similar to what was been done previously for frequency of use, it will be checked whether the reasons gained or lost importance, given the effects (direct and/or indirect) caused by the pandemic. Finally, some hypotheses are tested and, consequently, it’s analyzed how the bootstrappping strategies are related to certain characteristics of the business owner, namely gender and literacy skills, and also a debut in portuguese literature, age and the social network of the head manager (corresponding family and friends to strong ties and known people to weak ties).
Description: Dissertação de Mestrado em Contabilidade e Finanças apresentada à Faculdade de Economia
URI: http://hdl.handle.net/10316/94646
Rights: openAccess
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