Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94640
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Maria Paula Abreu Pereira da-
dc.contributor.authorAugusto, Margarida Sequeira da Silva Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-04-30T22:00:20Z-
dc.date.available2021-04-30T22:00:20Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.date.submitted2021-04-30-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94640-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Sociologia apresentada à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractEsta dissertação pretende ser uma análise dos percursos profissionais das realizadoras portuguesas, em especial de uma amostra de realizadoras nascidas na década de 1970, de forma a compreender as dificuldades sentidas ao longo do percurso de afirmação profissional e o modo como encaram a sua arte e como sentem que o seu sexo pode condicionar o seu sucesso. Para isso, analisou-se cinema enquanto meio de comunicação específico que, numa era de imagens, permite construir narrativas visuais que chegam a audiências vastas e moldam a visão do mundo do público, recorrendo a algumas teorias do cinema e da receção, sem nunca perder de vista a questão da divisão sexual nos contextos profissionais.Para alcançar o objetivo inicial de analisar os percursos das realizadoras portuguesas nascidas na década de 1970, procedeu-se também a uma caraterização do cinema português dos últimos anos, quer em termos de produção quer em termos de receção, examinando questões relativas à autoria, às condições de trabalho dos seus profissionais, ao financiamento, à importância das redes de trabalho e familiares e à receção dos filmes portugueses nas salas de cinema e nos diversos festivais internacionais. Para responder a estas questões em nome pessoal, oferecendo uma visão de como uma mulher consegue construir uma carreira num cargo de direção num mundo artístico como o cinema, foram entrevistadas três realizadoras, Catarina Mourão, Inês Oliveira e Leonor Noivo, que, pela experiência direta narrada, nos permitem chegar a conclusões mais claras sobre as hipóteses avançadas no início do trabalho sobre a vivência da realização de cinema em Portugal no feminino.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to be an analysis of the professional paths of portuguese female directors, especially from a sample of female directors born in the 1970s, in order to understand the difficulties felt along their career path, how they view their art and how they feel that their sex can condition their success. For this, cinema was analyzed as a specific means of communication that, in an era of images, allows to construct visual narratives that reach vast audiences and shape the public's world view. For that, some theories of cinema and reception were used some theories of cinema and reception, without ever losing sight of the issue of sexual division in professional contexts.In order to achieve the initial objective of analyzing the professional paths of Portuguese female filmmakers born in the 1970s, a characterization of Portuguese cinema in recent years was also carried out, both in terms of production and in terms of reception, examining issues related to authorship, working conditions of its professionals, financing, the importance of networks and family members and the reception of Portuguese films in cinemas and at international festivals. To answer these questions in a personal name, offering a vision of how a woman can build a career in a key position in an artistic world like cinema, three directors were interviewed, Catarina Mourão, Inês Oliveira and Leonor Noivo, who, through the direct experience narrated, allow us to reach clearer conclusions about the hypotheses advanced at the beginning of the work on the experience of women making cinema in Portugal.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
dc.subjectcinemapor
dc.subjectdivisão sexualpor
dc.subjectrealizaçãopor
dc.subjectfinanciamento públicopor
dc.subjectCinemaeng
dc.subjectsexual divisioneng
dc.subjectdirectingeng
dc.subjectpublic fundingeng
dc.titleMulheres na realização - Trajetos profissionais de mulheres realizadoras nascidas nos anos 1970por
dc.title.alternativeWomen Directors - Professional Paths of directors born in the 1970seng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleMulheres na realização - Trajetos profissionais de mulheres realizadoras nascidas nos anos 1970por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202709442-
thesis.degree.disciplineSociologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Sociologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAugusto, Margarida Sequeira da Silva Rodrigues::0000-0002-7076-1310-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriCorreia, Carlos André Brito-
uc.degree.elementojuriSilva, Maria Paula Abreu Pereira da-
uc.degree.elementojuriTavares, Paula Maria Guerra-
uc.contributor.advisorSilva, Maria Paula Abreu Pereira da-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Economics-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3654-2306-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
VFinaldaTese.Concluida.pdf883.7 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

125
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

128
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons