Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94634
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dc.contributor.advisorCarreira, Carlos Manuel Gonçalves-
dc.contributor.authorGuimarães, Maria Inês Soares-
dc.date.accessioned2021-04-30T22:00:14Z-
dc.date.available2021-04-30T22:00:14Z-
dc.date.issued2020-09-24-
dc.date.submitted2021-04-30-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94634-
dc.descriptionTrabalho de Projeto do Mestrado em Economia apresentado à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractDe acordo com o scoreboard desenvolvido pela União Europeia (UE), relativamente à inovação, Portugal é “Inovador Moderado”, tendo sido líder das Pequenas e Médias Empresas (PME) inovadoras.Como afirmou Carlos Moedas, Comissário Responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, “Inovação significa emprego e crescimento no futuro (…) para se manterem na frente da corrida mundial, tanto a UE como os Estados-Membros têm que continuar a investir e a desenvolver as políticas adequadas para que a inovação possa prosperar”.Tendo isto em conta, o presente trabalho de projeto tem como objetivo perceber qual o impacto das inovações, nomeadamente a inovação de produto e de marketing, nos lucros das empresas da indústria de calçado em Portugal, entre 2010 e 2018.É analisada a indústria do calçado no seu todo, e uma análise do mercado atual em que esta se insere. Na revisão da literatura são dadas várias definições de inovação, bem como quais os tipos de inovação existentes e os seus componentes, apresentando dados retirados do Inquérito Comunitário à Inovação (CIS) de 2012, 2014 e 2016.Na análise empírica é aplicado um modelo econométrico que tem por base o modelo de Gibrat, em que a variável independente é o volume de negócios da empresa no momento atual, tendo como variáveis explicativas o volume de negócios do ano anterior, o número de trabalhadores afetos à Investigação e Desenvolvimento (I&D) e o investimento em ativo intangível.No final conclui-se que, como era de esperar, a inovação traz efetivamente benefícios à empresa, no sentido em que a ajuda a crescer em termos de volume de negócios.por
dc.description.abstractAccording to the scoreboard developed by the European Union (EU), regarding innovation, Portugal is “Moderate Innovator”, having been the leader of innovative Small and Medium Enterprises (SMEs).As Carlos Moedas, Commissioner for Research, Science and Innovation, said, “Innovation means jobs and growth in the future (…) to stay ahead of the global race, both the EU and the Member States must continue to invest and develop the right policies so that innovation can thrive”.Bearing this in mind, the present project work aims to understand the impact of innovations, namely product and marketing innovation, on the profits of companies in the footwear industry in Portugal, between 2010 and 2018.The footwear industry as a whole is analyzed, and an analysis of the current market in which it operates. In the literature review, various definitions of innovation are given, as well as what types of innovation exist and their components, presenting data taken from the 2012, 2014 and 2016 Community Innovation Survey (CIS).In the empirical analysis, an econometric model is applied that is based on the Gibrat model, in which the independent variable is the company's turnover at the present time, with the previous year's turnover as the explanatory variables, the number of workers affected Research and Development (R&D) and investment in intangible assets.In the end, it is concluded that, as expected, innovation does bring benefits to the company, in the sense that it helps it to grow in terms of turnover.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectCalçadopor
dc.subjectMarcaspor
dc.subjectDesenhospor
dc.subjectPatentespor
dc.subjectInnovationeng
dc.subjectFootweareng
dc.subjectBrandseng
dc.subjectModelseng
dc.subjectPatentseng
dc.titleInovo logo cresço! Será? - Estudo sobre o impacto das inovações na indústria de calçado portuguêspor
dc.title.alternativeInnovate to grow! It will be? - study on the impact of innovations on the Portuguese footwear industryeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Economia-
degois.publication.titleInovo logo cresço! Será? - Estudo sobre o impacto das inovações na indústria de calçado portuguêspor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202709485-
thesis.degree.disciplineEconomia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Economia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGuimarães, Maria Inês Soares::0000-0002-3147-8547-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriSebastião, Hélder Miguel Correia Virtuoso-
uc.degree.elementojuriCarreira, Carlos Manuel Gonçalves-
uc.degree.elementojuriLopes, Luís Miguel Peres-
uc.contributor.advisorCarreira, Carlos Manuel Gonçalves::0000-0002-4786-5605-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitGroup for Monetary and Financial Studies-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-4786-5605-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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