Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94594
Title: Contributos para a definição de um protocolo de avaliação psicológica para candidatos/as à adoção
Other Titles: Contributions for the definition of psychological assessment protocol for adoption candidates
Authors: Silva, Filipa Daniela Domingues
Orientador: Vilar, Maria Manuela Pereira
Keywords: adoção;; superior interesse da criança;; avaliação psicológica de candidatos/as à adoção; processo de avaliação na adoção; perito forense; adoption; child’s best interest; psychological assessment of candidates for adoption; adoption’s evaluation process; forensic expert
Issue Date: 24-Feb-2020
Serial title, monograph or event: Contributos para a definição de um protocolo de avaliação psicológica para candidatos/as à adoção
Place of publication or event: Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra
Abstract: Introdução: Dada a escassez de quadros teóricos empiricamente sustentados, a falta de metodologias construídas especificamente para avaliar as dimensões diretamente implicadas na determinação das capacidades parentais em casos adotivos e dada a heterogeneidade do processo avaliativo, o presente estudo vem disponibilizar uma proposta de definição de protocolo de avaliação psicológica (mais) abrangente e objetivo, a aplicar no processo de avaliação de candidatos/as à adoção, em contexto português, de forma a contribuir para a validação e estandardização do processo.Método: Foi elaborada uma revisão bibliográfica sobre a adoção, contributos da avaliação psicológica no contexto forense e instrumentos de avaliação psicológica adaptados à população portuguesa, que pudessem ser adequados e responsivos ao estudo das candidaturas à adoção. Atendendo à especificidade do estudo, teve, igualmente, particular importância a pesquisa de guidelines de outros países. Também a integração e experiência de estágio na equipa de adoção do Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra, ao permitir o contacto, o conhecimento do processo avaliativo, a nível nacional, e a leitura do Manual dos Organismos da Segurança Social, enquanto documento orientador do processo relativo à preparação, avaliação e seleção de candidatos/as à adoção, se constituíram como informação/vetores relevantes para a presente reflexão/estudo.Resultados: Considerando os delineamentos alusivos aos fatores de risco/protetores, as diretrizes nacionais e internacionais do processo de avaliação de candidaturas à adoção e enfatizando a importância da entrevista clínica em todo o processo, ressaltam cinco domínios/dimensões de avaliação: Motivação para a Parentalidade, Estilos Educativos, Vinculação, Personalidade e Desejabilidade Social. Nesta sequência, foram indicados instrumentos psicométricos, validados para a população portuguesa, com vista a operacionalizar cada domínio, respetivamente, Escala de Motivação para a Parentalidade, EMBU Memórias de Infância, Escala de Vinculação do Adulto, Minnesota Multiphasic Personality Inventory-2 e Escala de Desejabilidade Social – 20 itens. Adicionalmente, é proposto um protocolo de avaliação complementar, atendendo a casos específicos de identificação de perfis psicopatológicos, baixo auto-conceito, em situações de candidaturas já com filhos ou em visíveis situações de comprometimento neurológico e/ou cognitivo.Conclusão: O presente estudo constitui um contributo para a compreensão das vulnerabilidades (e oportunidades) que o processo adotivo apresenta, bem como uma diretriz para a definição de um protocolo de avaliação potencializador de adoções mais bem-sucedidas.
Introduction: Assuming the scarcity of the empirically supported theoretical frameworks, the lack of methodologies built specifically to assess the dimensions directly involved in determining parental abilities in adoption cases and being aware of the heterogeneity of the evaluation process, this study provides a protocol definition proposal (more) embracing and objective psychological assessment, to be applied in the evaluation process of the adoption applications, in Portuguese context, in order to contribute to the validation and standardization of the process.Method: A bibliographic review was made in what concerns the adoption, the contributions of psychological assessment in forensic context and psychological assessment instruments applied to the Portuguese population, which could be appropriate and responsive to the study of the adoption applications. In view of the specificity of the study, it was also important to look for guidelines from another countries. Also the integration and the internship experience in the adoption team of the District Social Security Center of Coimbra, by permitting the contact, the knowledge of the evaluation process, at national level, and the reading of the Social Security Organizations Manual as a guiding document of the process related to the preparation, evaluation and selection of the adoption candidates, constituted themselves as a relevant information/vectors for this reflection/study.Results: Considering the designs related to risk/protective factors, the national and international guidelines of the evaluation process of the applications for adoption and highlighting the importance of clinical interview in the whole process, stand out five domains / dimensions of evaluation: Motivation for Parenting, Educational Styles, Bonding, Personality and Social Desirability. In this sequence, psychometric instruments were indicated, and validated for the Portuguese population, to operationalize each domain, respectively, Parenting Motivation Scale, EMBU Childhood Memories, Adult Bonding Scale, Minnesota Multiphasic Personality Inventory-2 and the Social Desirability Scale – 20 items. Additionally, a complementary evaluation protocol is proposed, taking into account specific cases of identification of psychopathological profiles, low self-concept, in situations of applications with children or in visible situations of neurological and/or cognitive impairment.Conclusion: The present study has contributed to the comprehension of the vulnerabilities (and opportunities) which the adoption process presents, as well as a guideline for the definition of an evaluation protocol that enhances more successful adoptions.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94594
Rights: openAccess
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